A partir das 23:45h, de Domingo, dia 12, na RTP1, pode assistir aos Oscares 2023.
Ao fim de 95 edições dos Óscares existe uma presença portuguesa entre os nomeados! Trata-se de uma nomeação para a categoria Melhor Curta-Metragem de Animação. A animação chama-se «Ice Merchants», é realizada por João Gonzales e produzida por Bruno Caetano. Este trabalho fala da perda e dos laços familiares, de uma forma mágica e surpreendentemente delicada.
A história é a de um pai e de um filho que produzem gelo em sua casa. A casa está presa por cordas, a meio de uma montanha e, numa pequena varanda, todos os dias uma porção de água é transformada em gelo que é vendido no dia seguinte, na aldeia, muito lá em baixo. Esta história, aparentemente simples, é de uma enorme riqueza afectiva e está cheia de surpresas e detalhes deliciosos. Os personagens são apenas um pai e um filho.
Nota relojoeira: o pai, usa um relógio de bolso, através do qual vê se está na hora da vertiginosa descida diária.
VENCEDOR DO PRÉMIO ANNIE
O Ice Merchants venceu o prémio Annie na categoria de Melhor Curta-Metragem. Ice Merchants estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem, ao lado de Amok, do húngaro Balázs Turai, Black Slide, do israelita Uri Lotan, Love, Dad, da checa Diana Cam Van Nguyen, e The Flying Sailor, e das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.
Considerados os 'Óscares' do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.
JOÃO GONZALEZ
O realizador de Ice Merchants nasceu no Porto em 1996, estudou na ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, do Politécnico do Porto e terminou o mestrado no Royal College of Art (Reino Unido). Depois de duas primeiras experiências na animação – «Nestor» e «The Voyager» –, produzidas em contexto escolar, nessas instituições, «Ice Merchants» é a sua primeira obra profissional a ser premiada. Esta é referência ao seu nome no IMDB.
Comments