top of page

15 questões sobre Super-LumiNova e uma surpresa portuguesa!



Bell & Ross BR-X5 Green Lum
Bell & Ross BR-X5 Green Lum

A indústria relojoeira suíça é amplamente reconhecida pela sua precisão e inovação. Entre os seus aspectos menos divulgados, mas igualmente fascinantes, está o uso de materiais luminescentes, como a Super-LumiNova Suíça (SLN), uma inovação que revolucionou literalmente a forma como os relógios são vistos. Este artigo explora o desenvolvimento da SLN, o seu processo de fabrico e as suas variadas aplicações.


1. O Que é a Super-LumiNova Suíça?


A SLN é um composto cerâmico à base de alumínio, capaz de absorver luz solar e ultravioleta artificial, projectando luminescência no escuro. Funciona como uma "bateria de armazenamento de luz", onde os fotões de luz UV são absorvidos, elevando os electrões a um estado energético mais alto. Quando estes electrões regressam ao seu estado normal, libertam energia o que significa a emissão de fotões (luz). É desta forma criado o efeito luminescente. Este processo pode ser repetido inúmeras vezes, sem perder a sua eficácia.


2. Como se escreve?


A grafia correta é com S maiúsculo, hífen, L maiúsculo e N maiúsculo, sem espaços: Super-LumiNova.

Apesar das frequentes variações, esta é a forma correcta de referir este famoso material luminescente.


3. Qual a sua importância na Indústria Relojoeira?


A SLN encontrou um terreno fértil na indústria relojoeira suíça, sendo amplamente utilizada para conferir propriedades luminescentes a mostradores, aros, ponteiros e outros componentes de relógios. A sua dureza, semelhante à do diamante, e características não tóxicas e não radioativas, tornam-na ideal para este uso.


4. Que variedade de cores e aplicações existe?


A SLN está disponível em oito cores de emissão, independentemente das suas cores à luz do dia.

Isto abre um leque de possibilidades para designers e fabricantes, permitindo a criação de relógios com estilos e funcionalidades únicas.


5.Qual é sua a história recente?


A história começa com Kenzo Nemoto, um japonês que em 1941 iniciou um negócio de tintas luminosas. Durante a Segunda Guerra Mundial, as suas tintas foram utilizadas em aeronaves e submarinos militares japoneses. Após a guerra, a procura por esses serviços diminuiu, e Nemoto começou a aplicar a sua tinta luminosa em relógios, dando origem à Nemoto & Co. Em 1993, esta tecnologia foi introduzida na indústria relojoeira como LumiNova, mas a produção licenciada de pigmentos SLN só começou em 2007. A invenção foi patenteada por Nemoto e licenciada a outras marcas e fabricantes de relógios.


Desde 1900 pode visitar a fábrica Nemoto - inventor da Luminova em Portugal em:
Av. Infante D. Henrique, 6 Pq. Ind. Manuel da Mota - 3100-354 Pombal - Portugal



6. É um produto suíço ou Japonês?


Se o nome começar com "Super", refere-se à versão 100% suíça. A RC Tritec AG, fundada em 1993, é uma empresa suíça que detém os direitos de licença para produzir e distribuir LumiNova sob o nome registado de Super-LumiNova.


7. A Super-LumiNova é Radioativa?


Não. A fórmula moderna da Super-LumiNova é baseada em estrôncio de alumínio,

sendo não radioativa e não tóxica.

Este foi um grande avanço em comparação com os luminescentes anteriores, que eram feitos de rádio ou tritium e eram altamente radioativos.


8. Como funciona o processo de fabricação?

A fabricação da SLN é um processo meticuloso e altamente técnico. Começa com a preparação dos materiais brutos, que são posteriormente colocados num forno a 1500 graus Celsius. Depois de cozidos, os materiais adquirem propriedades luminescentes e são então moídos em pó. Este pó passa por várias peneiras para separar diferentes granulações e remover impurezas. Cada etapa exige precisão e cuidado. É de destacar a natureza artesanal do processo.


9. Como funciona a emissão de luz?

Super-LumiNova carrega-se com luz, seja solar ou artificial. Muitos afirmam que a luz solar natural oferece os melhores resultados. Quando a energia luminosa atinge o material, os electrões excitam-se e começam a libertar energia rapidamente, criando um brilho fosforescente.


10. Como se processa o controlo de qualidade e a classificação?

Após a produção, o pó SLN passa por um rigoroso controlo de qualidade, sendo classificado de acordo com mais de 25 tipos de pigmentos luminescentes. Esta classificação é baseada em critérios como intensidade do brilho após escuro, cores de emissão e tamanhos de grão.


11. Qual é o produto final e as suas variações

A SLN pode ser produzida em quase qualquer cor Pantone, com diferentes níveis de eficiência luminescente. A diversidade de cores e intensidades oferece aos clientes opções variadas, atendendo às necessidades específicas de cada um.


O Swiss Super-LumiNova está agora disponível em todas as cores de emissão personalizadas de acordo com as suas necessidades: Por exemplo, três tons diferentes de rosa. Estas novas cores de pós-luminescência complementam as cores básicas de emissão existentes abaixo e abrem inúmeras possibilidades adicionais no desenvolvimento dos seus novos produtos:


BL (Blue Line, emission at 485 nm)

GL (Green Line, emission at 515 nm)

VL(Violet Line, emission at 440 nm)

WL (White Line, complete white emission)

YL(Yellow Line, yellow emission)

OL(Orange Line, orange emission)

PL(Pink Line, pink emission)

UL(Ultramarine Line, ultramarine blue emission)




12. Por que é que alguns relógios brilham mais?

O nível de brilho depende da cor do lume, mas também há diferentes fórmulas ou graus de Super-LumiNova, como Standard, Grade A e Grade X1, sendo este último o mais recente e com maior brilho.


13. Quais são os futuros desenvolvimentos e aplicações?

Além da indústria relojoeira, a SLN tem potencial para aplicações em diversos outros campos, como brinquedos infantis, acessórios de segurança em veículos e até mesmo em roupas e acessórios de moda. A sua versatilidade e segurança ampliam as possibilidades de uso deste material inovador.


14. Como se processa a aplicação?

Super-LumiNova é produzida e vendida como um pó, que é misturado com verniz e diluente. A aplicação pode ser feita de várias formas, incluindo pintura à mão, serigrafia e impressão por tampografia.

Além de ser utilizada em ponteiros e mostradores de relógios, a Super-LumiNova também pode ser encontrada em jóias, placas sinalizadoras, bens impressos e outros instrumentos.



HYT HASTROID RAINBOW NEBULA
HYT HASTROID RAINBOW NEBULA

A Super-LumiNova Suíça é um exemplo brilhante de como a inovação pode transformar uma indústria e, ao mesmo tramou,encontrar novas aplicações em diversas áreas.
O desenvolvimento contínuo e a criatividade na aplicação deste material são testemunhos da paixão e do engenho que caracterizam a indústria relojoeira suíça.

Para mais informações consultar: https://www.rctritec.com

75 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jan 29
Rated 5 out of 5 stars.

😊


Like
bottom of page