top of page

A. Lange & Söhne Odysseus escolhido para estrear cronógrafo automático


A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne


A ocasião não é de somenos importância. A Saxónica A. Lange & Söhne estreia pela primeira vez um cronógrafo de corda automática e dá um novo passo na evolução da linha Odysseus. Há quatro anos, com a estreia do Odysseus, a A. Lange & Söhne lançava o seu primeiro relógio desportivo. Hoje, o Odysseus Chronograph representa a continuação de uma história de enorme sucesso desta família de relógios. O novo modelo com caixa em aço e limitado a 100 exemplares, apresentado no primeiro dia do Watches and Wonders, estreia o novíssimo calibre L156.1 que assume o titulo de primeiro movimento de cronógrafo de corda automática da A. Lange & Söhne.



O desafio de um movimento de manufatura


Em 2019, o calibre L155.1 do Datomatic revelava já ser uma plataforma devidamente preparada para futuros desenvolvimentos e aplicações como se pode ver agora pela apresentação do calibre L156.1. E a nova iteração aventura-se por um campo no qual a A. Lange & Söhne sempre revelou um domínio extraordinário: o da medição de tempos curtos.


O calibre de corda automática L156.1 do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne


Mesmo nos dias que correm, e onde a tecnologia parece querer ultrapassar a capacidade manual do relojoeiro, desenhar e construir um calibre de cronógrafo é ainda considerado um dos maiores desafios no campo da alta relojoaria. Apenas poucas manufaturas possuem o conhecimento técnico e humano para desenvolver e criar mecanismos com este nível de complexidade. E com nada menos que 13 movimentos de manufatura, os cronógrafos da Lange tornaram-se nos modelos mais cobiçados desde que foram introduzidos em 1999. Segundo o Director de Desenvolvimento de Produto da A. Lange & Söhne, Anthony Haas:


“O Cronógrafo da linha Odysseus eleva o design único e contemporâneo do modelo a uma nova dimensão técnica. O relógio contempla todas as exigências por parte de um medidor de tempo adequado a diversos campos ou aplicações sem com isso descurar os aspectos que definem a relojoaria de precisão da A. Lange & Söhne.“

Para manter o design do mostrador com as características que nos habituámos a identificar como sendo aquelas que definem a linha Odysseus, a Lange decidiu desenvolver um movimento personalizado que posiciona os dois ponteiros do cronógrafo ao centro. Tanto o contador de minutos com uma extremidade em forma de losango, como o ponteiro vermelho dos segundos do cronógrafo. Como consequência, os totalizadores, que são habitualmente dispostos de forma convencional às 3 e às 9 horas, puderam ser dispensados ​​de forma a permitir a manutenção das posições da data e do dia da semana em tamanho grande.


A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne

Com a faixa de medição de tempo ampliada de 30 para 60 minutos, os relojoeiros da Lange conseguiram associar a esta complicação novos campos de uso que até agora não eram possíveis. Para além deste aspecto, o cronógrafo inclui uma função inovadora e dinâmica de retorno a zero. Quando o botão de retorno a zero posicionado às 4 horas é acionada após uma determinada medição de tempo, dá-se um espetáculo curto, mas impressionante: enquanto que o contador de minutos salta de volta para a sua posição inicial de forma convencional, o ponteiro vermelho dos segundos do cronógrafo cobre toda a distância percorrida anteriormente numa fração de segundo ‒ uma volta completa para cada minuto medido. Se o contador de minutos não tiver ainda alcançado a marca dos 30, os dois ponteiros movem-se no sentido anti-horário. Se o contador de minutos tiver ultrapassado a marca dos 30, ambos os ponteiros irão avançar para zero no sentido horário. Neste processo, o ponteiro de cronógrafo executa uma volta completa a alta velocidade por cada minuto necessário para alcançar a hora completa.


A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne

“Poussoir” de dupla função


De maneira a garantir uma operação segura e fácil do cronógrafo, a Lange equipou os habituais botões cónicos e estanques do Odysseus com uma nova função dupla. Na posição normal da coroa de rosca, os botões às 2 e e às 4 horas são usados ​​para controlar as funções do cronógrafo: iniciar, parar e repor a zero. Quando a coroa é puxada, a data e o dia da semana podem ser corrigidos com um novo mecanismo recém-desenvolvido pela marca.

Vista dos poussoirs do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne


Um design diferenciado


O novo Cronógrafo Odysseus é o ponto alto de uma caixa de aço inoxidável composta por três partes e que apresenta um diâmetro de 42,5 milímetros. Resistente a uma pressão de teste de 12 bar (120 metros) a sua robustez é suficiente para acompanhar o seu utilizador em atividades desportivas e de lazer. Tal como nos restantes membros da linha Odysseus, as superfícies são foscas e as orlas foram acentuadas por meio de uma chanfra: a combinação de superfícies escovadas e bordos chanfrados cria um jogo de luz que é acompanhado pelas asas e pelos elos da robusta pulseira de aço inoxidável.


A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne


O modelo está equipado com um mostrador cuja arquitetura cria uma verdadeira ilusão de profundidade - uma característica partilhada pelos modelos anteriores da linha Odysseus. A superfície interna do mostrador negro possui uma superfície texturizada, sendo os marcadores em forma de bastão e feitos de ouro branco. A escala de segundos pequenos apresenta círculos concêntricos, e um anel de flange cor de paládio com escala de minutos impressa nas duas partes emoldura o mostrador. A escala para as frações de segundo foi posicionada na circunferência externa, enquanto que a escala para os minutos e os segundos foi puxada mais para dentro. Impresso a vermelho, o número 60 às 12 horas, assim como o ponteiro vermelho dos segundos do cronógrafo, acentuam a aparência dinâmica deste Odysseus. Os ponteiros tipicamente longos das horas e minutos em forma de lanceta, e que são um pouco mais proeminentes nos modelos da família Odysseus, contrastam bem com o fundo e são luminosos, assim como as superfícies internas dos marcadores. As aberturas sobre dimensionadas para a data e dia da semana contribuem também para o estilo e para a aparência distinta deste relógio.


O fecho extensible da bracelete integrada do A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph @ A. Lange & Söhne

O caminho para a perfeição

O calibre L156.1 Datomatic é o primeiro movimento de cronógrafo de corda automática da Lange. O nome Datomatic é derivado das palavras “data” e “automático”. Um rotor central esqueletizado e parcialmente rodiado a negro com uma massa centrífuga em platina 950 garante uma carga eficiente. Quando totalmente enrolada, a mola do tambor permite uma reserva de marcha máxima de 50 horas. O órgão regulador foi projetado para garantir uma precisão otimizada. O balanço, bate a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora (4 hertz) ; um elemento que foi gravado à mão com um padrão de ondas estilizado alusivo à resistência à água do relógio e às possíveis aplicações em ambientes desportivos.



O novo calibre L156.1 Datomatic é montado duas vezes de maneira a garantir a máxima precisão. Muitos elementos únicos e tradicionais foram incorporados, como pontes e platina feitas de prata alemã não tratada, ou a ponte do balanço gravada à mão e os chatons em ouro fixos por parafusos azulados. Acresce ainda que todos os componentes, mesmo aqueles que deixam de estar visíveis quando o movimento já está totalmente montado, são, na sua maioria, produzidos à mão. Uma característica que pode ser admirada através do fundo da caixa em cristal de safira.


Limitada a apenas 100 exemplares, o A. Lange & Söhne Odysseus Chronograph estará apenas disponível nas boutiques da marca. Preço a pedido.


Para mais informações sobre a A. Lange & Söhne visite o sitio da manufactura, aqui.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page