top of page

A Nivada Grenchen reedita o Antarctic-Diver, e um livro que conta a sua história


O novo Nivada Grenchen Antarctic Diver @ Nivada Grenchen


A história é profunda e ocupa-nos ambas as mãos. Numa, o fiel sucessor de um Original, o Antarctic-Diver; e na outra, um livro que conta a história por detrás deste relógio histórico.


Lançado noi final da década de 1950 pela Nivada Grenchen, o modelo destacou-se à sua maneira, à medida que a onda de relógios de mergulho culminava com modelos como o Rolex Submariner ou o Blancpain Fifty-Fathoms. Após a Segunda Guerra Mundial, os relógios skindiver ganharam um enorme popularidade, à medida que os desportos aquáticos e a exploração da vida submarina se tornavam numa nova actividade recreativa. Nenhuma marca que se prezasse podia nesta altura dar-se ao luxo de não contar com um relógio de mergulho na sua linha de modelos. E a Nivada Grenchen não foi um excepção, lançando diversos modelos cujo primeiro foi o Antarctic-Diver.


A reedição do Antarctic-Diver


Desde que pegou na marca histórica, Guillaume Laidet, o CEO da Nivada Grenchen, sabia que era essencial capturar o espírito do Antarctic-Diver, mas tinha de o fazer de uma forma moderna. Cristal? Safira de cúpula dupla. Movimento? Suíço, é claro: o SOPROD P024. A caixa? Em aço inox 316L com coroa de rosca para garantir uma resistência à imersão de até 20 ATM com 38 mm de diâmetro (acima de 36,5 mm) e 12,9 mm de espessura.

O Antarctic Diver sobre o pulso @ Nivada Grenchen


No que diz respeito ao design geral do relógio, o mesmo assemelha-se exatamente ao original, incluindo ponteiros e índices já com o que hoje se chama “fauxtina”, uma patina a imitar o antigo e que transmite uma imagem resolutamente vintage. O Antarctic Diver apresenta-se com um mostrador preto, de fácil leitura, proporcionando um fundo de excelente contraste com os marcadores. O aro rotativo unidirecional passou a contar com uma inserção de cerâmica preta, proporcionando um contraste mais profundo e rico, e uma maior durabilidade. A janela de data não choca e está devidamente localizada às 3 horas.


Fiel ao original, o mostrador inclui a discreta 'cruz vermelha'. Antigamente, o comprador podia escolher entre várias versões (vermelho ou branco ‘cruzado’; os números 1-12 na luneta). A reedição homenageia a versão com cruzes vermelhas e o aro minimalista e não numerado.


A homenagem não estaria completa sem o lendário logotipo Nivada Automatic às 12 horas e Antarctic-Diver às seis horas, ecoando fielmente a estética do modelo original. O fundo da caixa apresenta-se gravado com o emblema da coleção Antártica: o perfil de um pinguim, uma alegoria ao frio do ártico e uma referência ao nome da coleção.


O Antarctic Diver em detalhe @ Nivada Grenchen

O Antarctic Diver está disponível em dez variações de pulseira:


- Pele castanha com ou sem costura branca

- Pele preta com ou sem costura branca

- Pulseira de aço ‘Forstner Bonklip’

- Pulseira de aço ‘Contas de Arroz’

- Pulseira de aço ‘Oyster’ (3 carreiras)

- Pulseira de borracha ‘Tropic’

- Pulseira de aço 'Forstner/Beads of Rice'

- Pulseira de aço 'Forstner Rivet'


O Antarctic Diver em detalhe @ Nivada Grenchen


As variantes do Antarctic Diver @ Nivada Grenchen



PVPr: 900 USD / 800 CHF / 815 EUR


O Antarctic Diver estará disponível exclusivamente em nivadagrenchenofficial.com.



A história da colecção “Antática” em livro


Ao mesmo tempo que a Nivada Grenches apresenta a reedição do Antarctic Diver, edita tambem um trabalho de referência que reconstitui meticulosamente todas as variações possíveis desta colecção. Graças à rigorosa metodologia usada pelo autor, Aashdin K. Billmoria, colecionador apaixonado pela marca desde a infância, o novo livro representa não só uma iniciação para o neófito, como também passa a ser um guia de referência para o colecionador mais experiente.


"The History of a Legend" por Aashdin Billimoria @ Nivada Grenchen

Seguindo o sucesso do livro “Chronomaster” publicado há alguns anos, a Nivada Grenchen lança uma coleção de vários volumes. O conceito é o de resumir em 100 páginas tudo o que existe para saber sobre a coleção Anctartic. Uma abordagem editorial que a marca pretende seguir para cada colecção e que deverá ser publicada anualmente.

O livro pode ser adquirido diretamente no site da marca aqui.


Preço do livro: 65 USD / 60 EUR


Sobre o Autor

Aashdin Billimoria é relojoeiro, arquivista, historiador e escritor a tempo inteiro há mais de trinta anos. Os seus actuais projetos incluem um livro sobre a coleção Dephtmaster, assim como um trabalho mais abrangente, o “Comprehensive Guide to Vintage Swiss Watches” (a ser publicado no outono de 2023), e no qual o autor trabalha há mais de 3 anos. Vindo de uma família de colecionadores de relógios, rendeu-se aos encantos do tema logo aos 8 anos de idade.


O autor e coleccionador Aashdin Billimoria @ Nivada Grenchen


Para mais informações sobre a Nivada Grenchen, clique aqui.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page