top of page

A simbiose de formas do novo CSW de Kari Voutilainen


CSW Cushion Shape Worldtime @ Kari Voutilainen


Estranhamente, ou talvez não, o nome de baptismo do relógio que vemos acima é CSW, e trata-se da mais recente criação a sair dos ateliers do mestre relojoeiro finlandês Kari Voutilainen.


Comecemos, pois, pela designação deste novo modelo: CSW ou Cushion Shape Worldtime. Parece que desta vez, Kari Voutilainen optou por sacrificar algum do classicismo que o caracteriza como relojoeiro, para conceber uma peça mais informal e adaptada a um uso mais alargado.


Para isso, o novo CSW apresenta uma novo forma de caixa: um quadrado/almofada arredondado com 39mm x 39mm e uma espessura de 12mm. Destacam-se sobre a caixa os quatro parafusos funcionais aplicados a cada canto com o design de três furos já característico da marca.


CSW Cushion Shape Worldtime @ Kari Voutilainen


Mas o “novo” Voutilainen CSW não é totalmente novo. Esta é uma forma de caixa que o mestre relojoeiro tinha já apresentado num relógio de bolso exclusivo feito para o Only Watch 2019. Uma criação que na altura foi igualmente apresentada como a primeira colaboração entre Kari Voutilainen e a sua filha, Venla, então recém-formada como relojoeira.


Peça única produzida para o leilão de beneficência Only Watch de 2019 @ Voutilainen


O estilo e design que atribuímos ao trabalho de Kari Voutilainen é fácil de reconhecer no mostrador guillochado do CSW, cuja complicação se centra num funcional Horas dos Mundo com disco rotativo de 24 horas com setores diurnos e noturnos, para além do habitual aro periférico de cidades onde se destaca Môtiers como hora de referência para a Europa Central. Este aro inclui ainda a cidade finlandesa de Kemi, onde Kari Voutilainen cresceu. A função de hora mundial do CSW é integralmente corrigida pressionando a coroa, o que evita a necessidade de quaisquer correctores adicionais.


Calibre 216 TMZ @ Voutilainen

No interior deste CSW encontra-se o calibre mecânico de corda manual 216TMZ que apresenta um novo órgão regulador com duas rodas de escape de impulso direto ligadas a uma grande roda de balanço com 13,5 mm e espiral com curva terminal interior Grossman e exterior Philips. As 18.000 alternâncias/hora permitem uma generosa autonomia de 60 horas deste movimento que, como seria de esperar, apresenta um nível de acabamentos irrepreensível.


CSW Cushion Shape Worldtime @ Voutilainen


O Voutilainen CSW Cushion Shape Worldtime será produzido apenas numa edição de 10 exemplares por um preço anunciado de CHF 198.000 (antes de impostos).


Para mais informação sobre este modelo, visite o sitio da manufactura aqui.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page