top of page

Breitling “Co-Pilot” completa 70 anos e lança três modelos inspirados na Ref. 765 AVI original


Colecção Co-Pilot, agora com caixas de 42 mm @ Breitling


No ano em que a Breitling comemora 7 décadas de Co-Pilot" decide tambem renovar a linha Classic AVI que agora recupera os códigos de design do anterior Super AVI de 46 mm, implementando-os num formato de 42 mm. O resultado é um relógio robusto e confortável, adaptado ás preferências actuais.



A nova versão do Classic AVI com caixa de 42 mm inspirou-se na Ref. 765 AVI Co-Pilot original de 1953 e em quatro aviões lendários. Por outro lado, a linha de 46 mm do Super AVI apresenta uma novidade mais arrojada — o Mosquito Night Fighter com caixa em cerâmica preta. A Breitling acrescentou-lhe ainda uma reedição bastante limitada de uma interpretação de 1964 do AVI Co-Pilot, dando uma nova vida a este desportivo clássico.



Mas façamos uma viagem de regresso às origens do AVI. Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ("Huit" de oito em francês alusivo aos 8 dias de corda dos instrumentos de bordo da marca) ganhou notoriedade por criar relógios de cockpit de precisão e cronógrafos de pulso, numa época em que a indústria aeronáutica estava em pleno crescimento. Passadas duas décadas, em 1953, a Breitling apresentou mais um instrumento inovador, o Ref. 765 AVI, um cronógrafo para pilotos com um bisel rotativo de 12 horas para o registo dos tempos de voo. O relógio, intuitivo e de grande legibilidade provou ser um instrumento indispensável — tanto, que rapidamente se passou a ser conhecido por AVI “Co-Pilot”.


P-51 Mustang - Vought F4U Corsair - Curtiss P-40 Warhawk - de Havilland Mosquito @ Breitling


Em 2021, o modelo torna-se na inspiração para o Super AVI, uma coleção de modelos sobredimensionados com 46 mm de caixa e que, através das suas cores e design, prestam homenagem a quatro dos aviões mais marcantes da história: o North American Aviation P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Curtiss P-40 Warhawk e o de Havilland Mosquito. Segundo Georges Kern, o actual CEO da Breitling:


“Todos gostam do visual robusto e ao mesmo tempo discreto do Super AVI, mas nem todos têm pulso para a dimensão que lhe confere o seu caráter de um autêntico relógio profissional. O Classic AVI abdica de algumas funções para obter o formato reduzido que os nossos clientes tanto desejavam. Os modelos Classic e Super passam agora a coexistir, aumentando o leque de opções”.

O Classic AVI não inclui a complicação GMT que confere ao Super parte do seu carácter mais robusto. Mas através da introdução do movimento de cronógrafo Calibre Breitling 23, o modelo acaba por obter um perfil ainda mais reduzido e torna o Classic AVI atrativo — também no que diz respeito ao seu valor.



Classic AVI Chronograph 42 P-51 Mustang Ref. A233803A1B1A1 e A233803A1B1X1 @ Breitling


O que os apreciadores desta gama irão encontrar inalterado são as combinações de cores dedicadas aos quatro históricos aviões: um mostrador preto e uma bracelete em pele camel para representar o Mustang, um mostrador azul com uma bracelete preta para o Corsair, um mostrador caqui com uma bracelete castanha para o Warhawk e ainda um mostrador preto com um bisel em cerâmica preta e uma bracelete castanha para captar a essência do Mosquito, também conhecido como o “Prodígio de Madeira”. As cores das insígnias e marcações dos aviões conferem um toque de cores vivas aos ponteiros e contadores. As silhuetas dos aviões estão gravadas no fundo de caixa, que é feita em aço para todas as versões do relógio. Para o Mustang, existe uma versão adicional em ouro vermelho de 18K. Todos os relógios podem ser usados com uma bracelete em pele bovina com pespontos ou uma bracelete de 5 fileiras de metal.

Uma dica para o Classic AVI: observe-se atentamente o mostrador para encontrar as coordenadas de GPS “ocultas” da Breitling Chronometrie. Estas coordenadas aludem às marcações que se encontravam nos relógios de cockpit vintage, incluindo os que foram produzidos pelo "Huit Aviation Department".


Super AVI Mosquito Night Fighter


Numa época de escassez de alumínio e aço, os engenheiros que desenvolveram o de Havilland Mosquito recorreram a um material que ainda abundava: a madeira. O “Prodígio de Madeira” (“Wooden Wonder”) distinguiu-se quando superou o desempenho dos seus contemporâneos de metal, tornando-se um dos aviões mais rápidos construídos entre 1940 e 1950.


de Havilland Mosquito, o “Prodígio de Madeira” (“Wooden Wonder”) @ Breitling


Existiram várias versões do Mosquito, desde bombardeiro ligeiro até uma versão de transporte e de reconhecimento fotográfico. No entanto, o Super AVI Mosquito Night Fighter foi inspirado no Night Fighter 2, uma aeronave de dois lugares totalmente pintada de preto, concebida para voar de forma furtiva pelo céu noturno. Este relógio presta assim homenagem à pintura escura deste avião, apresentando uma caixa em cerâmica preta, uma bracelete em pele militar preta e um mostrador preto com contadores antracite. O aspeto geral monocromático contrasta de forma exemplar com os botões, a coroa e o fecho em titânio.



Super AVI B04 Chronograph GMT 46 Mosquito Night Fighter Ref. SB04451A1B1X1 @ Breitling


Tal como acontece com todos os relógios Super AVI, o seu design distinto inclui números árabes de grande dimensão e facilmente legíveis e uma caixa robusta de 46 mm. O bisel denteado e a coroa canelada proporcionam uma excelente aderência, mesmo com o uso de luvas. Uma funcionalidade que tanto pilotos como outros viajantes irão apreciar é o segundo fuso horário, que pode ser acompanhado através da escala de 24 horas no bisel interior e do ponteiro GMT com extremidade cinza. O Super AVI integra o Calibre manufaturado Breitling B04 certificado pelo COSC, e capaz de uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas. O movimento é visível através do fundo de caixa transparente em titânio, que por sua vez apresenta uma gravação com a silhueta do Night Fighter.



Verso do Super AVI B04 Chronograph GMT 46 Mosquito Night Fighter Ref. SB04451A1B1X1 @ Breitling



REF. 765 AVI 1964 Re-Edition


Lançado inicialmente em 1953, a Ref. 765 AVI original, que recebeu a alcunha de “Co-Pilot”, era um relógio fiável concebido para ajudar os pilotos a enfrentar o exigente ambiente de um cockpit. O seu tamanho, legibilidade e facilidade de uso tornaram-no num instrumento de voo reconhecido.



Breitling AVI Ref. 765 1964 Re-Edition Ref. AB09451A1B1X1 @ Breitling



Na década de 1960, o estilo sóbrio e as proporções de grandes dimensões do AVI tornavam-no num relógio cuja atratividade não se limitava apenas ao mundo da aviação. Um 765 AVI em particular, de 1964, com um bisel preto e mostrador panda invertido, era um dos favoritos de algumas celebridades e estrelas do desporto da época, incluindo o esquiador francês Jean-Claude Killy, que o usava no pulso quando venceu a medalha de ouro em todos os três eventos de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968. Hoje em dia, o relógio serve de inspiração para uma reedição extremamente limitada.


Verso do Breitling AVI Ref. 765 1964 Re-Edition Ref. AB09451A1B1X1 @ Breitling

Cada um dos 164 exemplares desta colecção reproduz fielmente o design original. Inclui um vidro de hesalite característico da época, assim como os índices em forma de bastão e os ponteiros luminescentes em forma de lápis utilizados na versão original. Apresenta também algumas melhorias modernas, como um revestimento em carbono semelhante ao diamante amorfo (ADLC — do inglês “amorphous diamond-like-carbon”), que dá ao bisel o seu acabamento preto característico. Para preservar o seu caráter vintage, o relógio opta pelo calibre B09, um movimento manufaturado pela Breitling, e que é, como seria de esperar, de corda manual. A edição limitada desta reedição faz referência ao lançamento original do relógio em 1964, com a gravação “One of 164” no fundo de caixa. Segundo Georges Kern:


“Esta reedição foi concebida totalmente à imagem da Breitling, sendo possível notar as raízes que remontam aos relógios profissionais de aviação. Contudo, é precisamente essa simplicidade que lhe confere o seu caráter cativante. É também por isso que o AVI, em todas as suas versões, perdurou ao longo dos anos e se tornou numa das nossas coleções mais emblemáticas.”

P-51 Mustang @ Breitling


CLASSIC AVI CHRONOGRAPH 42 P-51 MUSTANG




Referência: A233803A1B1A1 ou A233803A1B1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre Breitling 23 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 7,9 mm Movimento: mecânico de corda automática, unilateral com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 48 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: pinhão oscilante, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas

Indicações: horas, minutos, segundos

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: aço Diâmetro: 42 mm Espessura: 14,7 mm Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de cristal de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados Fundo de caixa: aço aparafusado

Coroa: roscada, duas juntas

Bisel: bidirecional dentado, com marcador e números pretos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em preto com contadores de cronógrafo tom sobre tom Números, índices e ponteiros luminescentes verdes Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina camel com fecho de báscula (22/18 mm), ou bracelete de 5 fileiras em aço com fecho de báscula


PVPr 5.800€ / 6.100€


CLASSIC AVI CHRONOGRAPH 42 P-51 MUSTANG




Referência: R233801A1B1R1 or R233801A1B1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre Breitling 23 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 7,9 mm Movimento: mecânico de corda automática, unilateral com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 48 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: pinhão oscilante, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas Indicações: horas, minutos, segundos Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: ouro vermelho de 18K Diâmetro: 42 mm Espessura: 14,7 mm Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de cristal de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados Fundo de caixa: ouro aparafusado

Coroa: roscada, duas juntas

Bisel: bidirecional dentado com marcador e números pretos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em preto com contadores de cronógrafo contrastantes em preto Números, índices e ponteiros luminescentes azuis Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina preta com fecho de báscula (22/18 mm), ou bracelete de 5 fileiras em ouro vermelho de 18K com fecho de báscula


PVPr 19.000€ / 37.000€



Vought F4U Corsair @ Breitling


CLASSIC AVI CHRONOGRAPH 42 TRIBUTE TO VOUGHT F4U CORSAIR




Referência: A233801A1C1A1 ou A233801A1C1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre Breitling 23 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 7,9 mm Movimento: mecânico de corda automática, unidirecional com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 48 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: pinhão oscilante, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas Indicações: horas, minutos, segundos

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: aço Diâmetro: 42 mm Espessura: 14,7 mm Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de cristal de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados Fundo de caixa: aço aparafusado

Coroa: roscada, duas juntas

Bisel: bidirecional dentado, com marcador e números pretos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em azul com contadores de cronógrafo tom sobre tom Números, índices e ponteiros luminescentes azuis Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina preta com fecho de báscula (22/18 mm), ou bracelete de 5 fileiras em aço com fecho borboleta


PVPr 5.800€ / 6.100€




Curtiss Warhawk @ Breitling

CLASSIC AVI CHRONOGRAPH 42 CURTISS WARHAWK







Referência: A233801A1C1A1 ou A233801A1C1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre Breitling 23 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 7,9 mm Movimento: mecânico de corda automática, unilateral com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 48 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: pinhão oscilante, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas Indicações: horas, minutos, segundos

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: aço Diâmetro: 42 mm Espessura: 14,7 mm Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de cristal de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados aço Fundo de caixa: aparafusado

Coroa: roscada, duas juntas

Bisel: bidirecional dentado, com marcador e números pretos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em verde militar com contadores de cronógrafo brancos a contrastar Números, índices e ponteiros luminescentes verdes Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina castanha com fecho de báscula (22/18 mm), ou bracelete de 5 fileiras em aço com fecho de báscula


PVPr 5.800€ / 6.100€




de Haviland Mosquito @ Breitling

CLASSIC AVI CHRONOGRAPH 42 MOSQUITO




Referência: Y233801A1B1A1 ou Y233801A1B1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre Breitling 23 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 7,9 mm Movimento: mecânico de corda automática, unilateral com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 48 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: pinhão oscilante, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas Indicações: horas, minutos, segundos

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: aço Diâmetro: 42 mm Espessura: 14,7 mm Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de cristal de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados Fundo de caixa: aço aparafusado

Coroa: roscada, duas juntas

Bisel: em cerâmica preta com acabamento misto, polido e escovado acetinado, bidirecional dentado, com marcador vermelho e números brancos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em preto com contadores de cronógrafo brancos a contrastar Números, índices e ponteiros luminescentes azuis Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina castanha com fecho de báscula (22/18 mm), ou bracelete de 5 fileiras em aço com fecho de báscula


PVPr 5.900€ / 6.200€


SUPER AVI B04 CHRONOGRAPH GMT 46 MOSQUITO NIGHT FIGHTER



Referência: SB04451A1B1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre manufaturado Breitling B04 Diâmetro: 30 mm Profundidade: 8,33 mm Movimento: mecânico de corda automática, bidirecional com rolamento de esferas Reserva de marcha: aproximadamente 70 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: roda de colunas, embraiagem vertical, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas

Indicações: horas, minutos, segundos, janela de data, segundo fuso horário

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: cerâmica preta 46 mm Diâmetro: 15,9 mm Espessura: Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 51,5 mm

Resistência à água: até 10 bar (100 metros)

Vidro: de safira, abaulado, antirreflexo dos dois lados Fundo de caixa: titânio roscado, cristal de safira

Coroa: roscada, duas juntas, titânio

Bisel: cerâmica preta escovada acetinada, bidirecional dentado, com marcador branco e números brancos


MOSTRADOR/PONTEIROS

Em preto com contadores de cronógrafo contrastantes em antracite Números, índices e ponteiros luminescentes azuis Super-LumiNova®


BRACELETE (tamanho entre asas/tamanho do fecho)

Bracelete em pele bovina militar preta com fecho de báscula em titânio (24/20 mm)


PVPr 11.950€


AVI REF. 765 1964 RE-EDITION



Referência: AB09451A1B1X1


MOVIMENTO

Calibre: calibre manufaturado Breitling B09 30 mm Diâmetro: 6,73 mm Profundidade: Movimento: mecânico, de corda manual Reserva de marcha: aproximadamente 70 horas

Frequência da roda de balanço: 28 800 alternâncias/hora ou 4 hertz

Cronógrafo: roda de colunas, embraiagem vertical, contador de 1/4 de segundo, 15 minutos e 12 horas

Indicações: horas, minutos, segundos

Certificação: certificado pelo COSC


CAIXA

Material: aço Diâmetro: 41 mm Espessura: 14,05 milímetros Altura (extremidade da asa superior à extremidade da asa inferior): 48,71 mm

Resistência à água: até 3 bar (30 metros)

Vidro: hesalite, convexo Fundo de caixa: de pressão, aço

Coroa: não roscada, uma junta

Bisel: revestido em carbono semelhante ao diamante amorfo (ADLC), bidirecional dentado



MOSTRADOR/PONTEIROS

Em preto com contadores de cronógrafo brancos a contrastar Algarismos e ponteiros das horas e minutos luminescentes SuperLumiNova®


BRACELETE

Bracelete de pele preta de inspiração vintage com fivela de pino


PVPr 8.300€



Para mais informações visite o sitio da Breitling aqui.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page