top of page

Como fazer uma correia de relógio em couro (1ª parte)



O IPR abriu recentemente inscrições para duas formações nas quais os participantes aprendem a construir correias de relógio e levam para casa não só uma mala de ferramentas mas também uma correia feita por si próprios. Os cursos são de 8h e vão decorrer tanto em Lisboa como no Porto, as inscrições podem ser feitas nas seguintes ligações: Lisboa ou Porto. Caso não consiga estar presente, pode acompanhar este artigo, tal como os próximos, nos quais vamos ensinar a construír a sua própria correia de relógio.


ARTESÃOS DE ESCRITÓRIO: AMADORES MUITO PROFISSIONAIS

Este movimento de construção de correias de relógio em casa por coleccionadores de relógios, cresceu no período da pandemia. Na altura criou-se um grupo de whatsapp que ainda existe: IPR Artesãos de Escritório, chegou mesmo a fazer-se um sítio na internet, uma conta de instagram: @artesaosderescritorio e algumas formações com Alexandre Figueiredo (instagram: @afstraps) e Nuno Margalha. Principalmente na conta de instagram ainda podem ver-se algumas das obras de arte construídas pelos membros dos Artesãos de Escritório. Tendo em conta a incrível precisão e meticulosidade destes trabalhos manuais e o nível das ferramentas dos participantes, o slogan para este movimento não poderia ser outro senão: "Amadores muito profissionais".



Formação dos Artesãos de Escritório de 26 de Junho de 2021



PULSEIRA, BRACELETE OU CORREIA?


As pulseiras que seguram os relógios podem ser correias quando são de couro, ou braceletes quando são de outro material qualquer, como metais e tecidos. Estes são os termos mais consensuais por terras lusas. Neste artigo vamos indicar os passos necessários para construír a sua própria correia de relógio. Para além de partilharmos indicações e ligações de internet, recomendamos ainda a inscrição num curso de correaria no Porto ou em Lisboa de relojoaria para aperfeiçoar a arte.



Alguns dos trabalhos dos Artesãos de Escritório




 


CONSTRUÇÃO DE CORREIAS DE RELÓGIO



1º passo: comprar peles e ferramentas em Portugal


Lisboa




Porto


  • Casa Crocodilo

das 10 às 12:30 e das 14:30 às 18h de segunda a sexta

Rua de Cimo de Vila 63, 4000-170 Porto




 

Curiosidade: Rua dos correeiros


A Rua dos Correeiros em Lisboa recebeu esse nome devido às atividades que ali eram predominantes no passado. "Correeiros" refere-se aos artesãos que trabalhavam com couro, mais especificamente na confecção de correias e outros artigos similares essenciais para a vida diária e para atividades como a equitação e o transporte de carga.


No período medieval e até mais tarde, era comum as ruas em cidades europeias serem nomeadas de acordo com as profissões ou os principais comércios exercidos naquela área. Essa nomenclatura ajudava a identificar as áreas onde certos produtos ou serviços poderiam ser encontrados. Portanto, a Rua dos Correeiros era provavelmente o local onde se concentravam os ofícios relacionados ao trabalho com couro em Lisboa.





110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page