top of page

Cronodate da Angelus com duas novas variantes - um repertório em preto e verde


Chronodate Titanium @ Angelus


A histórica Angelus apresentou na Watches and Wonders três novos modelos da histórica coleção Chronodate, o cronógrafo neo-retro da manufatura. Uma referência em ouro vermelho 5N e dois modelos em titânio. Cabe a um mostrador preto destacar a estética do Chronodate Gold e do Chronodate Titanium. Este último, aliás, estará também disponível com um mostrador verde-samambaia que se enquadra bastante bem com o cinza acetinado do titânio.


Chronodate Titanium Titanium e mostrador verde-samambaia @ Angelus


Estas três novas referências de produção não limitada mantém a ideia original da marca de resgatar referências históricas mas com uma construção contemporânea. E neste caso, o Chronodate que a Angelus agora nos apresenta, mistura de forma eximia épocas diferentes. A coleção é aliás uma fusão entre a histórica marca Angelus – e a sua contribuição para o que se pode chamar a herança relojoeira suíça – e a Angelus atual: contemporâneo, técnico e dinâmico. A complicação Chronodate foi escolhida para sublinhar os primeiros sucessos da marca, neste caso em 1935, quando foi a marca pioneira em relógios de pulso com cronógrafo de botão duplo.



Para além desta homenagem histórica, a Angelus não abdicou de padrões de modernidade e conforto com uma caixa à base de diversos materiais e com uma estrutura múltipla. O calibre A-500 está alojado numa primeira caixa num composto de carbono, e depois envolta por uma caixa central de ouro vermelho 5N ou titânio.



Caixa em carbono com superestrutura em titânio ou ouro


Estas novas referências Chronodate apresentam uma caixa com 42,5 mm que se mantém fiel ao espírito neo-retro deste género de cronógrafos desportivos, e onde o movimento está integrado numa caixa usinada a partir de um composto de fibra de carbono. Os botões do cronógrafo, também em compósito de carbono, foram aplicados diretamente a esta estrutura. Finalmente, o anel posicionado entre o meio da caixa e o bisel foi igualmente produzido neste material preto fosco.

Ao redor desta caixa interior, a Angelus desenvolveu um sistema de fixação que consiste numa estrutura vazado que suporta o meio da caixa e as asas numa única peça, construída em ouro vermelho 5N ou titânio.



Chronodate Titanium @ Angelus


Esta superestrutura modular foi desenvolvida para poder ser executada em diversos materiais. Composta por elementos com linhas tensas, inclinadas e chanfradas que adotam a mesma estética de vários outros modelos da Angelus, tal como é o caso da coleção de mergulho.


Os perfis chanfrados, alternando ângulos retos e curvas, contribuem para a imagem desportiva do Chronodate. O mesmo è válido para a coroa, cuja forma larga se projeta para fora da sua estrutura de protecção e cujo elemento de borracha central se destina a facilitar o seu manuseamento.


Chronodate Gold @ Angelus


Estética de um Cronógrafo

A escolha de um cronógrafo com o intuito de recordar as raízes da Angelus não é inocente. Afinal, a marca foi um fabricante de primeira linha deste género de complicação logo a partir da década de 1930. Tratavam-se nesta altura de relógios de pequeno diâmetro para fazer face aos gostos da época. No entanto, foram precisamente essas dimensões modestas que fizeram com que os contadores parecessem particularmente grandes e visíveis. Um aspecto que a Angelus optou por dar ao actual Chronodate cujos contadores sobre dimensionados permitem uma legibilidade exemplar.


Chronodate Titanium @ Angelus

Os contadores estão inseridos num mostrador preto profundo, apropriadamente descrito como “preto aveludado” ou num tom subtil de verde “samambaia”. Todos os mostradores são pontuados por grandes algarismos árabes devidamente aplicados com Super-LumiNova.


A coleção Chronodate utiliza o movimento do cronógrafo da Angelus, o calibre A-500. O formato deste movimento permite apresentar os pequenos segundos às 9 horas e o contador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas. Uma indicação de data ao estilo “pointer date” circula ao redor do bordo do mostrador no que é uma homenagem ao primeiro Angelus Chronodate de 1942. A extremidade vermelha deste ponteiro dá o tom para as indicações secundárias; as marcações nos botões do cronógrafo, no ponteiro central dos segundos do cronógrafo e no ponteiro do contador de 30 minutos são todas acabadas com um toque de laca vermelha.


Chronodate Titanium @ Angelus

Oscilando a uma frequência de 4 Hz, o calibre A-500 incorpora uma roda de colunas e uma embreagem de acoplamento horizontal, o que lhe permite manter um perfil fino. O sistema de corda automática recorre a uma massa oscilante em forma de letra maiúscula "A" em forma de sino, posicionada acima de uma estrela - o logotipo de Angelus. Este rotor, em tungstênio no Chronodate Titanium, é de ouro vermelho 5N no Chronodate Gold.

Preços na Suíça:


borracha e ouro vermelho: CHF 42.900 com imposto incluído (sujeito a alterações)

borracha e titânio: CHF 22.900 com impostos incluídos (sujeito a alterações)

titânio e titânio: CHF 24.700 com impostos incluídos (sujeito a alterações)


Para quem não está familiarizado com a história da Angelus, recomendamos o seguinte video da marca:



Para mais informações sobre a Angelus, visite o sitio da marca aqui.

56 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page