top of page

De Bethune - Cempasúchil II

Para o Salão de Relojoaria "SIAR" que decorreu no México entre os dias 17 e 19 de outubro, De Bethine apresentou o "Cempasúchil II", uma criação única na colecção Maestri’art.

De Bethune - Cempasúchil II

Dupla face! Dois mostradores, duas faces, duas identidades... Pairando entre a vida e a morte, com um toque de humor travesso, tal como a alegre e colorida celebração mexicana do Dia de Muertos! Para o México, De Bethune volta a celebrar o Dia dos Mortos (Dia de Muertos). Denis Flageollet não esconde o fato de que desde o lançamento do Kind-of-Two em 2020, ele se delicia em surpreender as pessoas com as múltiplas possibilidades oferecidas por um relógio de dupla face e espera ansiosamente pelos pedidos dos colecionadores para peças únicas, para brincar com estas inúmeras opções! Para dar início a este futuro festival de relógios Kind-of-Two feitos por encomenda, que maior diversão poderia Denis Flageollet ter do que trabalhar com sua cúmplice de longa data - a gravadora de arte suíça Michèle Rothen - a fim de demonstrar todo o potencial do relógio. A meio caminho entre a gravação e a microescultura, a gravação de Michèle supera todos os padrões existentes. Seu trabalho de precisão infinita é apoiado pelo talento artístico suíço reconhecido como um dos melhores.



Uma representação alegre e travessa da morte para o "Cempasúchil II", refletindo uma pitada de travessura (e um toque de malícia!), eles conjuntamente reviveram os personagens apresentados no DW5 Cempasúchil (apresentado no México em 2020), desta vez optando pelo relógio de dupla face Kind-of-Two. O seu primeiro mostrador transforma-se numa pista de dança para duas Calaveras, indicando as horas e os minutos. Do outro lado do relógio, uma decoração dedicada (normalmente escondida atrás de uma capa secreta) apresenta uma representação travessa das nossas duas caveiras 'em acção'. Por baixo de um espetáculo de ossuários risonhos dignos de La Catrina, uma série de cames, alavancas são postas em movimento e trazem os dois personagens à vida como uma surpresa e um tratamento divertido para observadores divertidos. Animado a pedido por um mecanismo altamente complexo (como um pequeno autômato) por meio de um botão às 12 horas, a cena alegre transmite uma sensação de alegria e travessura... Um olhar mais atento revela um toque humorístico dos dois designers, pois é a "menina" que toma a iniciativa nesta tradicional posição do Kamasutra.


De Bethune - Cempasúchil II

Todo o trabalho de gravação em ambos os lados do mostrador é uma homenagem ao brilhante gravador mexicano José Guadalupe Posada, um artista que fez os mortos dançarem no final do século XIX e já inspirou Denis Flageollet e Michèle Rothen em 2020 ao desenhar o DW5 Cempasúchil. Com esta nova criação, eles novamente escolheram os códigos estéticos e detalhes do trabalho feito por Posada, que ganhou renome duradouro pelo seu génio em transformar a arte macabra e alinhá-la com a forma singular como os mexicanos celebram alegremente os seus queridos falecidos. A caixa de titânio foi azulada pela chama e gravada com sutis incrustações de ouro para trazer luz e um toque discretamente precioso. Esta criação única demonstra perfeitamente a natureza versátil do Kind-of-Two, que oferece aos clientes a possibilidade de encomendar versões personalizadas com seu próprio mecanismo de autômato, dando livre curso à sua imaginação. Isto proporciona espaço para todos os tipos de animações, incluindo não eróticas, bem como diferentes configurações de movimento. A beleza desta obra de arte de dupla face reflete assim a perfeição mecânica e estética.


De Bethune - Cempasúchil II

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


Calibre DB2080V2


  • Número de peças: 384

  • Rubis: 47

  • Diâmetro: 30 mm

  • Reserva de marcha: 5 dias, assegurada por um tambor duplo auto-regulável Inovação De Bethune (2004)

  • Especificidades: Balanço em titânio com inserções em ouro branco, otimizada para diferenças de temperatura e penetração de ar Patente De Bethune (2016) Espiral "De Bethune" com curva terminal plana Patente De Bethune (2006) Roda de escape em silício Animação de um autómato alimentado pelos tambores duplos, sob controlo manual através de um botão

  • Frequência: 28.800 alternâncias por hora

  • Acabamentos: peças em aço polidas e chanfradas à mão.

De um do lados:

  • Ponteiros: Ponteiros de horas e minutos em titânio polido

  • Mostrador: Mostrador em titânio azulado gravado à mão com inserções de ouro rosa Anel de horas e minutos em titânio com índice gravado em azul Exibição do lado inverso (autómato)

Do outro lado:

  • Autómato: Autómato gravado à mão em ouro branco e amarelo

  • Mostrador: Mostrador em titânio azulado gravado à mão com inserções de ouro branco e amarelo Caixa e correia

  • Material da caixa: Titânio de grau 5 polido Diâmetro da caixa: 42,8 mm Espessura da caixa: 11,4 mm Coroa: ao meio-dia no lado da frente, às 6 horas no lado inverso, e integrado na caixa

  • Ganchos: Ganchos flutuantes em titânio de grau 5 polidos – Patente De Bethune (2006) Com mecanismo de rotação da caixa que pode ser claramente posicionado no lado da frente ou de trás

  • Vidro: Em cristal de safira (dureza 1800 Vickers) com revestimento anti-reflexo duplo Resistência à água: 3 atm

  • Correia: Couro de karung costurado à mão

  • Fivela: Fivela de pino em titânio de grau 5 polido.

Para mais informações visite o sítio oficial: De Bethune

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page