top of page

DeBethune DB28xs Starry Seas - sob a influência do Wabi-Sabi (侘寂)


DB28xs Starry Seas @ De Bethune


Colocar a inovação no centro do processo; integrar a criatividade; impulsionar a inovação; pensar fora da caixa; sem repetir, mas inventando; pensar de forma eficaz enquanto se melhora a precisão, a fiabilidade, legibilidade e o conforto de utilização: o DB28xs Starry Seas não é apenas um relógio esteticamente mais reduzido, mas um que vira uma página na aventura da De Bethune. Um modelo que ficará para a história da marca, uma vez que representa mais um passo nos vinte anos de experiência acumulada por Denis Flageollet – o Mestre Relojoeiro e Fundador da Manufatura De Bethune.


DB28xs Starry Seas @ De Bethune

Embora o DB28 seja um “De Bethune” como se espera da marca, esta nova versão é ainda mais notável pelo significado particular que encerra. Com um diâmetro significativamente menor do que os modelos anteriores (39 mm), e mantendo o design único e característico da De Bethune, o DB28xs Starry Seas é indiscutivelmente um milagre em miniatura - tanto em termos da tecnologia necessária para concluir o projeto, como por causa do virtuosismo demonstrado ao transpor o espírito do Iluminismo para o mundo dos relógios de pulso do século XXI, reformulando com isso o artesanato fino através de uma criação com um carácter estético inaudito.


Não se trata aqui de reproduzir a relojoaria de forma idêntica ao passado, mas de acrescentar um empenho na busca e no despertar de novas emoções perante objetos, ditos, excepcionais. As intenções de Denis Flageollet são imaculadas: ao olhar para a tradição de um ponto de vista inovador, Flageollet trabalha para tornar o relógio mecânico contemporâneo numa personificação cultural da medição do tempo que pode ser usada sobre o pulso.


DB28xs Starry Seas @ De Bethune


Sob a aparência enganosamente simples da mera miniaturização, a natureza singular deste DB28xs Starry Seas e do seu design, estendem-se muito para além da sua dimensão e da sua forma de funcionamento.


"Foi a cultura e a compreensão de técnicas e objetos que possibilitarão o nascimento deste projeto. Para a criação dos DB28xs Starry Seas, o processo criativo que me impulsionou evoca o espírito do Wabi-Sabi, um conceito japonês que é praticamente uma forma de arte e visa proporcionar harmonia entre indivíduos, objetos e o meio ambiente." Denis Flageolet


Verdadeira filosofia de vida no Japão, o Wabi-Sabi mistura dois princípios estéticos e espirituais historicamente muito presentes na cultura deste pais. Referindo-se à plenitude experimentada ao contemplar a natureza, a expressão wabi significa solidão e simplicidade, com um toque de melancolia. Sabi, um conceito que se preocupa mais com os vestígios do tempo passado, refere-se à sensação sentida quando se percebe o trabalho exercido pelo tempo ou pelo homem sobre algo.


E é inspirado neste conceito que Denis Flageollet opta por uma vida tranquila, longe da agitação urbana, onde a sensação de tranquilidade e contemplação de algo que se torna belo à medida que envelhece assume uma outra dimensão.


DB28xs Starry Seas @ De Bethune


“Embora o design esteja constantemente a ser desafiado, parece que, apesar do desenvolvimento da tecnologia industrial, esse vínculo subtil entre a humanidade e a natureza expresso tradicionalmente pela arte, a literatura e o artesanato, permanece bem vivo e recomenda-se”.


No arquipélago japonês, o princípio do Wabi-Sabi está no cerne de muitas áreas artísticas, como o design e a jardinagem, evocando também a simplicidade e a frugalidade – que regressam com força após o boom consumista e a bolha económica dos últimos anos.


DB28xs Starry Seas @ De Bethune


Ou seja, Denis Flageollet sabe que para ir mais longe, deve ficar parado por algum tempo. O absolutismo da sua obra e a procura da perfeição na imperfeição guiaram-no ao longo dos últimos 20 anos – sem que ele se apercebesse – de uma cultura voltada para a ciência e a estética rigorosa do Iluminismo para uma filosofia dedicada à descoberta da própria e frágil beleza do mundo. Calma e serenidade, procura da pureza, tranquilidade e uma ode à arte tradicional que abraça novas tecnologias, o DB28xs Starry Seas é a conjugação estética da beleza das coisas simples e mais modestas.


E são três os princípios do conceito Wabi-Sabi que emanam naturalmente do DB28xs Starry Seas:

  • O seu padrão guilloché aleatório (o primeiro a nível mundial), decora um mostrador com uma ondulação de titânio azulado que reflete um céu estrelado, demonstrando um dos três princípios do Wabi-Sabi: a beleza das coisas imperfeitas que são efémeras e incompletas.


  • Através do seu tamanho pequeno e da sobriedade do seu aro e movimento em tons de prata, o segundo princípio do Wabi-Sabi assenta na beleza das coisas modestas e simples. Ou pelo menos, aparentemente simples, já que o mundo sofisticado da miniaturização presente neste relógio é um feito técnico que destaca a miniaturização extrema do sistema patenteado de 'asas flutuantes' do DB28.


  • Finalmente, o resultado é um relógio diferente e singular que incorpora a terceira definição de Wabi-Sabi: a beleza das coisas atípicas!


Para os génios do Iluminismo, o objetivo era o de criar instrumentos científicos cuja beleza emanasse da sua função, sobriedade mecânica e simplicidade. Uma ideia que motivou os melhores artesãos do seu tempo, incluindo marceneiros, bronzeadores e esmaltadores como Boulle, Caffieri ou Coteau.


O aparente sucesso do DB28xs Starry Seas parece querer demonstrar que as equipas de artesãos de Denis Flageollet estão totalmente imbuídas do espírito que dá expressão à De Bethune.


"Não adianta trabalhar a não ser que se queira progredir, e a única maneira de o fazer é o de desafiar continuamente os nossos pressupostos. Regressar constantemente à mesa de desenho e repensar o trabalho em mãos, ajudando a evoluir modificando um elemento, um processo, uma técnica e, às vezes, a fazer pequenas melhorias, muitas vezes imperceptíveis”, comenta Denis Flageollet.

DB28xs Starry Seas @ De Bethune


Um DB28 mais leve e mais resistente a impactos e acelerações


Durante séculos, os relojoeiros exploraram formas de isolarem os seus mecanismos das influências externas, colocando-os em torres, mesas ou mesmo suspensos por cardans. A precisão obtida com o processo tinha de ser passada para o pulso, apesar da necessidade em adaptar os novos patamares de precisão cronométrica a uma ampla gama de condições extremas de utilização como a resistência a choques, acelerações e campos magnéticos. Os avanços obtidos por este processo estão relacionados com a dimensão mais reduzida deste relógio, já que o Calibre DB2005 foi devidamente adaptado a esta miniaturização sem com isso perder a sua qualidade cronométrica. Melhor ainda, a maior leveza do relógio confere-lhe agora uma melhor eficácia em caso de impactos e acelerações mais acentuadas.


Tudo conjugado, resta-nos a certeza de que, passados 20 anos, o princípio que norteia a De Bethune. permanece o mesmo: criar relógios respeitando as tradições relojoeiras e incorporando as inovações mecânicas, técnicas e estéticas do nosso tempo!


DB28xs Starry Seas @ De Bethune


Para mais informações sobre a De Bethune, clique aqui,

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page