Edição Singularis @ MeisterSinger
A característica mais marcante de um MeisterSinger é indiscutivelmente a forma como indica a passagem do tempo sobre o mostrador com recurso a um só ponteiro. Mais longo e mais afilado do que o ponteiro de horas convencional, é capaz de distinguir com exactidão as finas marcas de cinco minutos que contornam o bordo interior do mostrador. Exatamente o método que os primeiros relógios mecânicos usavam até o século XVIII. Esta forma de indicar a passagem das horas e dos minutos acaba por transmitir uma sensação tranquila de tempo sem com isso sacrificar a precisão necessária ao dia a dia.
A Edição Singularis é limitada a 20 peças, destacando-se o mostrador em Esmalte que coloca este MeisterSinger num lugar à parte da produção industrializada habitual nesta área e faixa de preço. Cada mostrador esmaltado é trabalhado à mão, tornando a Singularis Edition uma verdadeira peça de colecionador.
A Arte do Esmalte
A fabricação de mostradores de esmalte é uma arte bastante antiga. Desde o final da Idade Média que os mostradores são esmaltados com uma mistura elaborada de silicatos e óxidos formadores de vidro. Hoje, já poucas pessoas dominam esse processo elaborado e bastante complexo.
A base de cobre do mostrador do Edição Singularis @ MeisterSinger
Na fabricação de um mostrador, são vários os processos que devem ser repetidos ao longo de um período de vários dias. Primeiro, a matéria-prima é moída até se transformar num pó fino com recurso a um almofariz. O pó de esmalte é então aplicado sobre uma base de cobre, sendo inicialmente cozido a cerca de 800°C num forno especial e requer posteriormente um arrefecimento lento. Após alcançar a temperatura ambiente, o mostrador é seco e limpo e o processo é repetido uma segunda e uma terceira vez.
Aplicação dos "pés" à base de cobre do mostrador do Edição Singularis @ MeisterSinger
O verso também precisa de ser tratado de forma semelhante e queimado várias vezes para evitar que o esmalte se deforme e abra fendas no lado do mostrador devido a um stress excessivo dos materiais. Para um resultado perfeito, a extrema limpeza e a ausência de poeiras são fundamentais em todo este procedimento.
Polvilhando o pó de esmalte sobre a base de cobre do mostrador do Edição Singularis @ MeisterSinger
São necessários vários dias para finalmente concluir o processo, o que representa um trabalho significativo. A taxa de rejeições é prácticamente de 1 em cada 2.
Cozedura em forno do mostrador do Edição Singularis @ MeisterSinger
Como os primeiros relógios de bolso
O ponteiro único azulado do Edição Singularis @ MeisterSinger
O mostrador de esmalte em cor marfim recorda a estética dos primeiros relógios de bolso numa época em que o relógio ainda era usado preso a uma corrente. O tipo de fonte com serifa fina e os destaques em azul combinam bastante bem com o design. O ponteiro único, que também é azulado pelo tradicional processo de aquecimento a fogo, movimenta-se de forma imperceptível, ao típico estilo MeisterSinger.
Movimento de corda manual MeisterSinger MSH01
O calibre MSH01 de corda manual do Edição Singularis @ MeisterSinger
A caixa em aço do Edition Singularis apresenta 43 mm de diâmetro, è resistente à água até 5 bar e possui um cristal de safira abaulado sobre o mostrador. Claramente visível através do verso transparente, o movimento de corda manual MSH01 destaca-se pela sua excelente capacidade de armazenamento de energia. Dois tambores de mola principal ligados em série armazenam a energia necessária para uma autonomia de 120 horas.
Edição Singularis @ MeisterSinger
O Singularis é a segunda geração de relógios da MeisterSinger a incluir este calibre desenvolvido pela própria marca. O movimento de corda manual MSH01 destaca-se através dos seus númerosos detalhes e combina a sofisticação técnica com os ideais estéticos da MeisterSinger. O movimento MSH01 foi aliás vencedor do Red Dot Award e do German Design Award.
Verso do Edição Singularis @ MeisterSinger
A considerar: a indústria há já algum tempo que encontrou métodos que imitam a impressão visual do esmalte através de um processo industrial de baixo custo. Por esse motivo, o esmalte genuíno não deve ser confundido com o esmalte frio, que não passa de uma resina sintética misturada com pigmentos que solidificam sem necessidade de aquecimento.
O Edition Singularis Esmalte è proposto a partir de 6.490,00 €.
Para mais informações sobre a MeisterSinger clique aqui.
Comments