top of page

Engrenagens do Tempo: A Arte da Relojoaria Mecânica



A nova exposição da Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais exibe diferentes tipologias de relógios nacionais e europeus produzidos entre os séculos XVII e XIX, a época áurea da relojoaria mecânica.


A organização é da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I, no âmbito da programação do Bairro dos Museus. Curadoria de José António Proença, Conservador de Museus. De 27 de maio a 10 de Setembro de 2023, a Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela mostra Engrenagens do Tempo: A Arte da Relojoaria Mecânica, uma exposição de relógios de produção nacional e europeia - nomeadamente de países como França, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Holanda e Bélgica – com todo o engenho, o requinte e a ostentação da arte da relojoaria mecânica.



Esta foi uma exposição que começou a ser pensada antes da pandemia, implicou uma enorme coordenação entre diferentes entidades, com ritmos diferentes, tal como entre coleccionadores privados. Quem passar pelo Palácio da Cidadela de Cascais vai poder ver relógios muito raros, com um valor incalculável. Os relógios presentes têm todos um grande significado histórico, é mesmo possível ver alguns relógios originais de Breguet. Esta é uma oportunidade rara que aplaudimos e esperamos que possa ser a primeira de muitas.




FICHA TÉCNICA:


QUANDO De Terça a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Última entrada: 17h40. Entre 27 Mai e 10 Set ONDE GALERIA DE EXPOSIÇÕES DO PALÁCIO DA CIDADELA DE CASCAIS DESCRIÇÃO Organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, esta exposição reúne peças provenientes de instituições públicas e privadas, entre outras, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, do Museu Medeiros e Almeida, do Museu do Relógio (núcleos de Serpa e Évora), da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, do Museu das Comunicações em Lisboa e do Museu Condes de Castro Guimarães em Cascais, para além de diversos colecionadores privados.

PREÇO

Bilhete Normal - 3€ Descontos na bilhética do Bairro dos Museus. Consultar isenções e descontos: bairrodosmuseus.cascais.pt.

MAIS INFORMAÇÕES: Fundação D. Luís

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page