top of page

Jaeger-LeCoultre apresenta a segunda coleção do programa The Collectibles


Colecção Capsule @ Jaeger-LeCoultre


Talvez já a pensar num período pós verão, a Jaeger-LeCoultre acaba de apresentar a segunda colecção cápsula do seu programa The Collectibles. Pensado para o coleccionador que queira adquirir uma peça histórica e certificada pela Maison, o programa The Collectibles foi apresentado por ocasião dos 190 anos da Manufatura e passou a fazer parte da oferta permanente da Jaeger-LeCoultre.


Representando a "Era de Ouro" da relojoaria, que se estendeu ao longo de 50 anos do século XX (entre 1920 e 1970), os The Collectibles resumem a forma como a relojoaria evoluiu ao longo de cinco décadas de mudanças sociais e tecnológicas e o papel desempenhado nessa evolução pela Jaeger-LeCoultre.


O programa The Collectibles é actualmente responsável pelo lançamento de uma selecção de relógios historicamente significativos que são disponibilizados em diferentes cidades ao redor do mundo.


Livro The Collectibles @ Jaeger-LeCoultre


Para complementar estas colecções, a Jaeger-LeCoultre publicou um livro precisamente intitulado The Collectibles e que pretende ser uma referência em relação aos 17 modelos que representam marcos históricos não só para a Jaeger-LeCoultre, mas também para o desenvolvimento da relojoaria no século XX.


Cobrindo cada modelo em detalhe, incluindo cópias de documentos históricos dos arquivos da Maison, este verdadeiro "coffe table book" acrescenta também informações relevantes sobre o meio cultural e social no qual os relógios tiveram a sua origem. Todos os relógios oferecidos ao abrigo do programa The Collectibles serão selecionados entre os 17 modelos representados no livro.


A segunda colecção, composta por 11 relógios, inclui um Duoplan dos anos 1920, um antigo Reverso e duas grandes inovações do início dos anos 1950: Futurematic e Memovox. O Futurematic foi o primeiro relógio totalmente automático do mundo sem uma coroa e mecanismo de corda convencionais e foi considerado na altura o relógio de pulso mais preciso do mundo. Graças ao Calibre 497, o relógio tem a faculdade de poder parar antes de esgotar totalmente a sua reserva de marcha – entrando efectivamente num modo de “descanso” ao mesmo tempo em que retém energia suficiente para reiniciar com a máxima precisão, mesmo após um longo período de inactividade. Com a hora definida por um disco no fundo da caixa, a ausência de uma coroa acentua a pureza e a simetria do design do Futurematic.



Colecção Capsule @ Jaeger-LeCoultre


Em 1957, sete anos após a criação do primeiro Memovox, os relojoeiros da Jaeger-LeCoultre decidiram pela primeira vez combinar duas complicações – a função de alarme e a corda automática – para criar o Calibre 815. Entre as cinco peças Memovox disponibilizadas nesta segunda colecção estão dois exemplares do Memovox Automatic Calendar; equipados com o Calibre 825, possuem o benefício adicional de ter indicação de data às 3 horas.



Colecção Capsule @ Jaeger-LeCoultre

Cada peça da colecção Collectibles faz-se acompanhar pelo seu respectivo extrato extraído dos arquivos da Jaeger-LeCoultre e uma cópia do livro The Collectibles, assim como uma nova correia em pele escolhida para complementar o estilo de cada relógio. Sempre que possível, os modelos far-se-ão acompanhar pela respectiva caixa, os certificados e a pulseira ou correia originais.



Colecção Capsule @ Jaeger-LeCoultre

Cada um dos modelos foi revisto e restaurado pelos relojoeiros especializados do atelier de restauro da Manufactura. Atualmente com dez especialistas, a equipa de restauro tem a capacidade de pesquisar no acervo da Manufatura a documentação de cada peça já produzida e, em alguns casos, também encontram componentes originais de substituição. Se não houver nenhum componente disponível, existe um stock de cerca de 6 mil moldes que podem ser usados para fazer um componente idêntico a partir do zero.


Como a Manufatura é totalmente integrada, todo o processo pode ser executado internamente. Apesar de o restauro mecânico poder, em alguns casos, ser significativo, a intervenção na caixa e no mostrador deve ser sempre reduzida ao mínimo, já que se considera que um trabalho excessivo alteraria as características históricas da peça.


Colecção Capsule @ Jaeger-LeCoultre


A segunda coleção cápsula foi apresentada em Los Angeles para colecionadores e entusiastas da Jaeger-LeCoultre na boutique da Maison na Rodeo Drive de 16 a 21 de junho. Juntamente com os relógios recém-restaurados colocados à venda, os visitantes da boutique descobriram uma exposição de peças dos arquivos da Manufatura que representam cada um dos 17 capítulos do livro The Collectibles, destacando o pioneirismo que sempre impulsionou a La Grande Maison.


Esta segunda colecção cápsula do programa The Collectibles já está disponível on-line em Jaeger-leCoultre.com.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page