top of page

Não toca na constituição!

O chamado Jornalismo especializado em relojoaria é naturalmente contido, não só porque não se brinca com a galinha dos ovos de ouro*, mas principalmente porque a estética (e é sempre no campo da estética e do design que a nódoa cai no melhor pano) é uma questão de gosto, e como todos sabem, gostos não se discutem.

* (hoje em dia mais de prata do que outra coisa)

E por isso mesmo há muita água que passa por baixo da ponte e da qual apenas se fala em surdina, ou como diria o grande Ney Matogrosso “por debaixo dos Pano”! Mas convenhamos, não estamos aqui no IPR para agradar a todos pelo que ele há coisas que não podem passar incólumes. E diria ainda mais, ele há coisas que depois de vistas… já não há nada a fazer, pelo que continuem a ler por vossa própria conta e risco!


E foi precisamente o caso do lançamento de uma “criação” da venerável Girard Perregaux que me fez descer do salto e baptizar esta “rubrica” com o titulo acima. Penso que todos se lembram quando em 2021 o então presidente da Assembleia da Republica Ferro Rodrigues almoçava tranquilamente enquanto que lá fora uma horda de negacionistas apostava em lhe estragar o apetite gritando-lhe aos ouvidos diversos impropérios entre “assassino”, “ordinário” e claro, o célebre “não toca na Constituição”!

Ora a constituição é uma coisa muito séria, e é claro que tem de acompanhar a evolução dos tempos e das mentalidades. Mas ele há definitivamente coisas em que não se mexe, e foi precisamente o que a Girard Perregaux fez com a vaca sagrada que é o “Trois Ponts d´Or”.

La Esmeralda @ Girard Perregaux

Foi o “La Esmeralda” o célebre relógio de bolso premiado na “Exposition Universelle” de Paris de 1889, a primeira criação da manufatura a usar as pontes que mais tarde (quase sempre na era Macaluso) viriam a identificar o topo da pirâmide da arte da Girard Perregaux, principalmente com a caixa dos 1945.



1945 Vintage Tourbillon sur Trois Pont d´Or @ Antiquorum


Até que, uma alma danada com domicílio fiscal lá para os lados de La Chaux de Fonds achou que podia mudar a “Constituição” e mexer para além do que é razoável naquilo que se pode definir como um dos pilares centenários da Alta Relojoaria.


La Esmeralda Tourbillon "A Secret" Eternity Edition @ Girard Perregaux

E foi assim que a extremidade direita da primeira ponte e a extremidade esquerda da terceira ponte que fixa o eixo do turbilhão do que seria um magnifico calibre se transformou cada uma… (rufar de tambores)… num cavalo!!!! Sim, o La Esmeralda Tourbillon "A Secret" Eternity Edition, que será proposto em sete cores diferentes, cada uma produzida sob encomenda para um máximo de dezoito peças por cor, e pela módica quantia de um pouco mais de 400.000 € cada, tem dois equídeos a ladear a mais nobre representação da arte relojoeira suíça. Bem sei que está bem feitinho, mas convenhamos… não há paciência!


PS: deixo aqui este exemplar de um "Trois Pont d´Or" com faculdades acústicas (Ref. 99820) e fiel à constituição para tirar o gosto amargo da boca...


@ Sothebys

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page