A Rolex anunciou ontem uma versão especial do moderno Daytona em homenagem ao centésimo aniversário das 24 Horas de Le Mans, uma corrida anual de resistência automóvel que decorre actualmente em França.
Este novo modelo em ouro branco, que se baseia nas referências actualizadas lançadas este ano na Watches & Wonders, comemora a lendária corrida com um mostrador em panda invertido, uma escala taquimétrica especial em cerâmica preta com a indicação "100" a vermelho e um mecanismo adaptado à famosa corrida de resistência diurna.
Tal como a geração actual, este novo Le Mans Daytona, referência 126529LN, mede 40 mm de largura e vem com uma bracelete Oyster. O que distingue este modelo, talvez ainda mais do que o ouro branco e o destaque vermelho na luneta, é o facto de a Rolex ter dado a este Daytona um novo movimento, ou pelo menos, uma versão especial do já novo 4131.
CALIBRE 4131 e CALIBRE 4132
Quando os novos Daytonas foram lançados em Março, fizeram-no com o novíssimo movimento 4131, mas este novo Daytona ostenta uma nova expressão do movimento, denominada calibre 4132. A diferença? Bem, a contagem máxima do cronógrafo para o 4131 é de apenas 12 horas, o que não se adequa muito bem a uma corrida de resistência de 24 horas. O 4132 aumenta essa medida para 24 horas, adequadas a Le Mans.
REFERÊNCIA VINTAGE
O outro elemento importante aqui é a aplicação ao estilo de Paul Newman de um mostrador panda invertido. Isto significa um mostrador preto com submostradores brancos que parece uma referência directa ao Daytona 6263 vintage. A Rolex até refere este facto no seu marketing para o novo modelo: "O design gráfico do mostrador é inspirado num mostrador Rolex do passado."
100 ANOS DE LE MANS E PAUL NEWMAN
Trata-se de uma bela homenagem aos 100 anos da corrida de Le Mans em ouro branco, com uma disposição do mostrador derivada do PND, luneta especial e uma nova iteração do seu movimento de cronógrafo que está directamente ligada às 24 Horas de Le Mans.
Não esqueçamos que Paul Newman não era apenas um fã do Daytona; era também um ávido corredor de resistência e correu nas 24 Horas de Le Mans de 1979 (onde competiu com a equipa Dick Barbour, tendo ficado em 1º lugar na classe e em 2º na geral).
Esta é uma versão muito interessante do Daytona moderno, que não só é uma homenagem à história de Le Mans, como também à história da Rolex neste espaço e ao contexto cultural em que o Daytona existe enquanto cronógrafo moderno de desportos motorizados.
O novo 126529LN tem um preço de 42407€ antes de impostos.
Ficha Técnica
Marca: Rolex
Modelo: Daytona Cosmograph
Número de referência: 126529LN
Diâmetro: 40mm
Material da caixa: Ouro branco de 18k
Cor do mostrador: Preto com submostradores brancos
Indexes: Aplicados, luminosos
Resistência à água: 100 metros
Bracelete: Pulseira Oyster, ouro branco
MOVIMENTO
Calibre: Rolex 4132
Funções: Horas, minutos, sub-segundos, cronógrafo de 24 horas
Reserva de marcha: 72 horas
Corda: Automática
Frequência: 28.800 vph
Rubis: 47
Certificado de Cronómetro: Cronómetro Superlativo Rolex
Detalhes adicionais: Mola de espiral Parachrom azul paramagnética, amortecedores Paraflex de alto desempenho.
Mais informações: ROLEX
Comments