top of page

O lançamento do DB Eight da De Bethune representa também o 31º calibre da manufactura.


DB Eight @ De Bethune


A De Bethune apresentou recentemente o DB Eight, um cronógrafo monobotão que dá continuidade a uma já longa tradição de cronógrafos deste género, incluindo o DB1 e o DB8.


Nos primeiros dias de existência da De Bethune, os fundadores David Zanetta e Denis Flageollet diziam com alguma insistência de que "para compor música contemporânea, é necessário ter um domínio perfeito da música clássica". Passados vinte anos, Denis Flageollet decidiu revisitar os seus clássicos com Claire Wolf, o seu braço direito a quem tem vindo a transmitir os seus conhecimentos ao longo dos últimos 14 anos.


O DB Eight, uma evolução


DB Eight @ De Bethune

O DB Eight é uma evolução na forma como a de De Bethune vê o cronógrafo de botão único. Enquanto que o DB28 Maxichrono é o cronógrafo tecnicamente mais fora do comum da De Bethune, o primeiro relógio da marca com esta função – o DB1 – foi um clássico cronógrafo monobotão de dois contadores na mais pura tradição dos cronógrafos do século XX. Com a intenção de concretizar uma ideia lançada há 20 anos, a De Bethune investiu toda a sua experiência técnica e estética para lançar um cronógrafo à altura das suas elevadas exigências.


Design simplificado


DB Eight @ De Bethune

Juntos, Denis Flageollet e Claire Wolf projetaram um mostrador guilloché clássico e desenvolveram um calibre de cronógrafo totalmente novo, colocando o contador às 6 horas para que pudesse ser o maior possível, com a finalidade de permitir uma leitura de 60 minutos de grande legibilidade. Quando o cronógrafo é colocado a zeros, a extremidade oposta do ponteiro do cronógrafo cobre a do contador de minutos de forma a que os ponteiros fiquem sobrepostos. Um resultado bastante simétrico e distinto para um relógio que integra um dos mecanismos mais exigentes da relojoaria. Este maxi mostrador de design atraente, emoldurado por um bisel fino e uma escala externa de segundos do tipo “chemin de fer”, confere a este relógio de 42 mm uma elegância inegável a que se pode acrescer uma legibilidade exemplar.


DB3000, o 31º calibre interno da De Bethune


Vista do calibre DB3000 do DB Eight @ De Bethune

No interior do DB Eight encontra-se o novo calibre de cronógrafo: o 31º produzido pela De Bethune e seu quarto calibre básico de cronógrafo monobotão depois do DB1, DB8 e Maxichrono. Denis Flageollet e Claire Wolf escolheram desenvolver um mecanismo clássico de roda de colunas equipado com um contador de minutos instantâneo, o que é um feito bastante técnico para um calibre de botão único com um contador de 60 minutos. A reduzida espessura dos dentes da roda torna-a, por si só, um verdadeiro desafio técnico. E embora o calibre mantenha características tradicionais, a tecnologia das funções está na vanguarda do conhecimento adquirido ao longo dos anos pela Manufatura. Todos os elementos do escape e do balanço são baseados nos melhores elementos apresentados nos calibres De Bethune, em particular a espiral patenteada com curva terminal plana, o balanço de titânio com blocos de inércia em ouro branco, ao que acresce a roda de escape em silício.


Caixa de titânio grau 5


DB Eight @ De Bethune

A demonstrar o maior respeito pelas tradições da Manufatura De Bethune, assim como pela história da relojoaria clássica propriamente dita, o DB Eight combina a evolução técnica, materiais de ponta, design e um movimento de excepção. O design do modelo apresenta elementos externos totalmente em titânio, incluindo o meio da caixa, o fundo da caixa, o bisel e os ponteiros. Isto resulta num jogo de luz extremamente agradável para o utilizador e é bastante fora do comum para um relógio dito tradicional.


De volta às origens


DB Eight @ De Bethune


O retorno às raízes, 20 anos depois, era de certa forma previsível, uma vez que Denis Flageollet já costumava usar um DB8 original em platina. O objetivo era aperfeiçoar o desempenho e intensificar a experiência por parte de um público verdadeiramente apaixonado por esta marca. O novo DB Eight é assim uma atualização de um clássico bem amado, mas também um novo relógio versátil e adequado para um uso diário.



Para mais informações sobre a De Bethune, visite o sitio da manufactura aqui.

41 visualizações0 comentário
bottom of page