top of page

O Turbilhão Cónico da HYT com assinatura de Eric Coudray


HYT Conical Tourbillon @ HYT


São 10 anos de verdadeiras revoluções relojoeiras que agora são comemorados com um magnifico turbilhão inovador. O novo HYT Conical Tourbillon é uma resposta técnica verdadeiramente hipnótica à promessa feita pela empresa de Neuchâtel há já dez anos: levar a relojoaria de ponta rumo ao futuro. Uma simbiose entre a ciência e a arte dos melhores relojoeiros, este relógio mecânico fluídico está equipado com um turbilhão cónico. Criado pelo quase lendário mestre relojoeiro Eric Coudray, que se inspirou no exclusivo turbilhão de balanço inclinado desenvolvido por Walter Prendel em 1928, o movimento avança com uma nova solução para melhorar a estabilidade e o desempenho do turbilhão.


Visualmente cativante e tecnicamente fascinante, o HYT Conical Tourbillon combina a cinemática e a complexidade de um turbilhão cónico inovador e original com a exclusiva tecnologia mecânica de fluidos da HYT. Ao longo de uma década, a HYT teve a capacidade de expandir os limites da alta relojoaria contemporânea, tanto em termos técnicos como estéticos, e o HYT Conical Tourbillon parece ser o resultado desse trabalho. O HYT Conical Tourbillon representa tudo o que torna esta marca relojoeira suíça independente – fundada em 2012 – tão única e diferente, mas também é claramente o início de um novo capítulo.


HYT Conical Tourbillon @ HYT


“A HYT está a entrar numa nova fase da sua história, uma fase de amadurecimento”, afirma Nicolas Sestito, o diretor de produtos da marca. “Há dez anos posicionámo-nos como a ‘Engenharia Fluídica Mecânica’, abrindo inúmeros campos de pesquisa para tornar nossa abordagem uma realidade. Desde o início da aventura, trouxemos a mecânica de volta à sua forma mais bela e nobre. Algo que não só pode ser visto e tocado, mas também pode ser sentido com ferramentas. Foi preciso muita disciplina e excelência para aperfeiçoar esses dispositivos complexos. A partir dai pudemos desenvolver ainda mais a nossa abordagem criativa, dando-lhe uma dimensão conceptual e um nível intelectual” para ilustrar que a indicação fluídica possibilitada pelo movimento mecânico nos relógios HYT vai muito além do status de um simples instrumento.”


Dez anos de idade, e um tempo para uma abordagem ousada.


O novo HYT Conical Tourbillon é um retorno à pureza das fontes criativas da marca. Trata-se ao mesmo tempo de uma construção animada e sensual graças ao efeito de movimento duplo criado pelos marcadores de horas fluidos retrógrados e pelo evoluir do turbilhão cónico.


A peça simboliza uma abordagem contemporânea do design relojoeiro perfeitamente combinada com o trabalho mais detalhado dos mestres artesãos do setor relojoeiro suíço. Um olhar atento poderá identificar o acabamento acetinado do calibre 701 TC, um movimento mecânico de corda manual com uma frequência de 21.600 alt/h (3 Hz).


O movimento turbilhão suspenso com um balanço de mola inclinado a 30 graus em relação à horizontal, apresenta uma roda de escape a 15 graus e uma ancora a 23 graus. Uma conquista técnica inspirada diretamente nas obras do relojoeiro alemão Walter Prendel e do seu turbilhão de balanço inclinado.



HYT Conical Tourbillon @ HYT

Eric Coudray amplifica o turbilhão de Prendel.


O turbilhão, o dispositivo mecânico inventado por Abraham-Louis Breguet para melhorar a precisão dos relógios mecânicos, neutraliza as perturbações do isocronismo do balanço causadas pela gravidade. O princípio dita que se coloque o regulador do movimento e o escape dentro de uma gaiola que gira em torno do seu próprio eixo para obter uma gama alargada de posições verticais e garantir a compensação mútua.


Os relojoeiros têm vindo a trabalhar no aperfeiçoamento deste sistema há já mais de dois séculos e existem inúmeras interpretações e variações sobre o tema, desde o princípio original patenteado em 1801 por Abraham-Louis Breguet até o turbilhão central da Omega apresentado em 1995.


No entanto, um dos passos mais importantes na evolução do turbilhão não é um dos mais conhecidos. Esse pertence ao relojoeiro alemão Walter Prendel, que desenvolveu o turbilhão oblíquo em 1928.


No seu atelier em Groitzsch, uma região da Saxónia tão conhecida como a Suíça pelo desenvolvimento de relógios de ponta, Walter Prendel tentou provar a relevância da sua pesquisa – baseada nas teorias do mestre relojoeiro Alfred Helwig – para melhorar a estabilidade e regularidade do ritmo do seu turbilhão oblíquo com um balanço de mola inclinado a 30° em relação à horizontal. Isto seria demonstrado através da criação de um relógio de bolso exclusivo equipado com este dispositivo, completando uma rotação a cada 6 minutos. Um marco importante na história da relojoaria, este relógio não é visto desde que foi vendido em leilão em Genebra em 2021.

Foi assim no início dos anos 2020 que o mestre relojoeiro Eric Coudray, vencedor do Prix Gaïa e bastante familiarizado com as complexas obras de Walter Prendel, decidiu continuar este trabalho para melhorar o turbilhão, usando o turbilhão oblíquo como base. Eric Coudray criou o seu turbilhão cónico, que ele chamou de “Cônillon”, e que é uma revisão e uma reinterpretação do turbilhão oblíquo de Prendel.


Considerando os passos dados no campo da alta relojoaria contemporânea, seria lógico que a HYT decidisse incluir um turbilhão no design do movimento mecânico do seu novo relógio. Num passo que a marca considera óbvio, a HYT recorreu a Eric Coudray, intimamente associado ao desenvolvimento da marca por muitos anos, para auxiliar no processo.


Da mesma forma que o fluxo e refluxo dos fluidos nos relógios HYT são visíveis e evidentes, as capacidades do turbilhão cónico podem ser compreendidas sem lupa ou outras ferramentas por qualquer apreciador de relógios perspicaz, graças à animação dinâmica fora do comum do movimento.



HYT Conical Tourbillon @ HYT


Mesmo ao centro do mostrador, onde o turbilhão cónico completa uma volta no sentido horário a cada 30 segundos, três esferas giram a velocidades diferentes e fáceis de observar: a primeira dá quatro voltas por minuto, a segunda dá cinco voltas por minuto e a terceira seis voltas por minuto, no sentido horário.


Essas rotações introduzem uma forma particularmente ousada de caos, uma vez que, paradoxalmente, demonstram a estabilidade da cadência cónica do turbilhão. Qualquer observador seria intuitivamente tentado a pensar que as forças contraditórias do sistema causariam uma rutura, perturbando o equilíbrio, o que parece ir contra a estrita lógica da ciência relojoeira.


Mas pelo contrário, eles demonstram a estabilização perfeita do ritmo do turbilhão, já que, ao contrário de outros tipos de animação que são posicionados após o equilíbrio na cadeia de movimento, as esferas animadas do HYT Conical Tourbillon são atravessadas pela energia produzida pelos quatro cilindros para chegar ao órgão regulador.


Os movimentos rápidos e desconectados das esferas animadas garantem assim que o turbilhão cónico mantenha uma cronometria perfeita, fornecendo uma demonstração tangível da sua eficiência técnica.


HYT Conical Tourbillon @ HYT

Excelência e arte a uma escala micrométrica

Se olharmos mais de perto, as esferas fornecem mais uma indicação do nível de qualidade colocado na produção do HYT Conical Tourbillon. Cada uma dessas três esferas de 2,5 mm de diâmetro é produzida individualmente por um soprador de vidro usando métodos tradicionais.


Esta técnica antiga depende da habilidade artesanal e extrema precisão, esta última levada aqui a extremos notáveis, exigindo um trabalho que vai até ao mícron mais próximo. As paredes dessas esferas são extremamente finas, com tolerâncias mínimas de apenas cinco centésimos a um décimo de milímetro. Uma característica que torna cada esfera completamente única e requer que sejam calibradas individualmente.

A dificuldade não termina com as dimensões destes componentes, já que as esferas são preenchidas com um líquido fluorescente para que as suas rotações possam ser observadas. Para conter esse líquido que brilha no escuro, a primeira etapa é garantir que as esferas estejam completamente seladas ao nível molecular.


Por último, mas não menos importante, as esferas são preenchidas com um fluido luminescente, que é uma outra operação manual complexa e de precisão que só pode ser realizada pela mão experiente de um verdadeiro artesão.


É por isso que a HYT tem dois relojoeiros qualificados e dedicados a trabalhar exclusivamente na produção deste movimento excepcional que combina uma expertise técnica no campo da relojoaria com o artesanato. Existem 533 componentes na montagem. Só a gaiola do turbilhão tem 159 componentes. Se se adicionarem os 39 componentes do mostrador e os 66 componentes da caixa, o HYT Conical Tourbillon assa a ser composto por 750 componentes, todos montados e verificados manualmente. Todo o mecanismo, composto pelo módulo de fluido da HYT, aqui com um líquido verde, e o turbilhão cónico, fica sob uma cúpula de cristal de safira que encerra uma caixa de 48 mm feita de hidrocarboneto e titânio.



MODELO - turbilhão cônico HYT


Referência: H02759-A

Edição Limitada de: 8

Preço sugerido: CHF 335.000 (antes de impostos)


FUNÇÕES

- Horas fluídicas retrógradas - Ponteiro central dos minutos

- Turbilhão

- Animação caótica

- 50 m resistente à água

CORREIA

- Pulseira de borracha preta

- Decoração da correia em microfibra preta em relevo - Pontos verdes

FECHO

- Pin-fivela

- Titânio revestido de preto

- Acabamentos acetinados


CAIXA

- Caixa em titânio carbono e preto DLC - Coroa em titânio dlc preto

- Cristal de safira abobadado (caixa) com revestimento anti-reflexo

- Grades laterais pretas com fundo verde

- Largura: 48,00 mm

- Comprimento: 52,30 mm

- Espessura: 25,15 mm


MOSTRADOR

- Latão revestido a preto

- Apliques 3D revestidos a preto, verde, números luminosos (Lumicast®)

- Grade preta com fundo preto - Líquido verde dentro de borossilicato tubo capilar

- Ponteiros dos minutos em preto fosco, SLN branco


MOVIMENTO


  • Ref.: 701-TC

  • Tipo: (533 peças) Mecânica

  • Frequência: 21.600 alt/h (3 Hz)

  • Joias: 61

  • Corda: com ferramenta própria

  • Reserva de marcha: 40h

  • Acabamento: acetinado

  • Revestimento: preto


Para mais informações sobre a HYT visite o sitio da marca aqui.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page