top of page

Odysseus - História de uma linha de sucesso


Odysseus Ref. 363.179 - Ref. 363.068 - Ref. 363.038 - Ref. 363.117 @ A. Lange & Söhne



2019



2019 é o ano de lançamento do Odysseus, a mais recente linha de modelos da A. Lange & Söhne, tornando-se no primeiro dos relógios de aço inoxidável produzidos regularmente pela manufatura a ser resistente à água até uma pressão de teste de 12 bar. Um lançamento que finalmente dá resposta aos pedidos de muitos colecionadores da marca que clamavam por um relógio adequado ao dia a dia e que pudesse ser usado em atividades desportivas, quotidianas ou de lazer. O mostrador

tridimensional, cujos diferentes acabamentos de superfície acentuavam

o azul escuro, combinava com a cor das grandes aberturas para o dia da semana e da data. Os indexes feitos em ouro branco são apoiados com círculos concêntricos, assim como a escala dos segundos subsidiários. Estes contrastam com as superfícies internas estruturadas e foscas do mostrador principal e subsidiário. A escala de minutos foi impressa no anel de flange de cor prateada, onde os clássicos ponteiros longos, luminosos e em forma de lanceta das horas e dos minutos se destacavam. O calibre de corda automática L155.1 Datomatic foi desenvolvido especialmente para o Odysseus que, em contraste com outros calibres da Lange, apresenta o balanço sob uma ponte presa em dois pontos. Com um diâmetro de 40,5 milímetros, o modelo possui uma pulseira em aço inoxidável, cujo comprimento pode ser ajustado em pequenos incrementos de até 7 milímetros, graças a um fecho de segurança.



2020



Um ano após o seu lançamento, foi adicionada à colecção uma nova versão em ouro

branco de 18 quilates, tendo sido disponibilizado com uma pulseira de borracha (363.068) ou couro (363.038). Em termos de robustez e resistência à água, possui as mesmas propriedades do ODYSSEUS de aço inoxidável e sua caixa também foi testada sob pressão até 12 bar. O ouro branco, associado a um mostrador cinza, faz-se conjugar com os ponteiros em ouro branco e os indexes. Os algarismos da data sobre dimensionada e as letras referentes ao dia da semana em grande formato destacam-se em branco sobre cinza. Assim como os ponteiros das horas e dos minutos, os marcadores das horas são luminosos. As superfícies internas foscas brilhantes dos mostradores principal e subsidiário contrastam com a estrutura de ranhuras em relevo sob os marcadores de horas aplicados e o mostrador subsidiário dos segundos. O 60 a vermelho no anel de flange prateada biselado com a escala de minutos impressa representa um toque adicional de cor.


2022


No Watches and Wonders de 2022, em Genebra, A. Lange & Söhne apresentou o

Odysseus em titânio. Um modelo de edição limitada a apenas 250 peças, com uma pulseira a combinar e um novo mostrador azul gelo. Tratava-se do primeiro Lange fabricado com este material leve, resistente à corrosão e durável. O baixo peso (43% mais leve do que a versão em aço inoxidável) tornou o modelo ainda mais confortável de usar. Para além da nova cor, o mostrador apresentava a sua própria textura de superfície que era especialmente evidente na decoração do anel das horas. Aqui, as finas ranhuras guilhochadas estendiam-se em arcos suaves até os marcadores das horas, criando uma aparência como que embutida. O padrão reaparece, aliás, em linhas circulares na escala do mostrador subsidiário dos segundos. As superfícies internas irregularmente estruturadas dos mostradores principais e subsidiários contrastam com as linhas uniformes. A pulseira de titânio apresentava novamente um comprimento ajustável integrando-se de forma harmoniosa com a caixa.



2023

Um ano depois, estreia-se no Watches and Wonders o Odysseus Chronograph -

limitado a 100 peças e com a Ref. 463.178. Aplicado numa caixa de aço inoxidável, o recém-desenvolvido calibre L156.1 Datomatic comemorou a sua estreia como o primeiro movimento de cronógrafo automático da manufatura. Com um par de

ponteiros de cronógrafo central capazes de medir um intervalo de tempo de 60 minutos, o movimento estabelece padrões em termos de precisão e legibilidade. O calibre, que regista 28.800 alternâncias por hora (4 hertz) e alcança uma reserva de marcha de 50 horas quando totalmente carregado, está equipado com um novo mecanismo destinado a colocar o ponteiro do cronógrafo a zero: enquanto que o contador de minutos salta de volta para a sua posição inicial de forma convencional, o ponteiro vermelho dos segundos do cronómetro cobre toda a distância percorrida antes do ponteiro numa fração de segundo ‒ uma volta completa para cada minuto medido. Se o contador de minutos ainda não tiver alcançado a marca dos 30 minutos, os dois ponteiros movem-se no sentido anti-horário. Se o contador de minutos tiver ultrapassado a marca dos 30 minutos, ambos os ponteiros irão avançar para zero no sentido horário. O ponteiro dos segundos do crono executa uma volta completa em alta velocidade para cada minuto necessário para alcançar a hora completa. Os dois “poussoirs” em forma de cunha estão equipados com um novo tipo de função dupla - na posição normal da coroa de rosca, ambos os botões às 2 e às 4 horas são usados ​​para controlar as funções do cronógrafo: iniciar, parar e regressar a zero. Com a coroa puxada para a primeira posição, a data e o dia da semana podem ser corrigidos usando um mecanismo recém-desenvolvido pela Lange.


Para mais informações sobre a A. Lange & Söhne visite o sitio da manufactura, aqui.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page