top of page

Prix Solo Art Genève - F.P.Journe 2025

O Prix Solo Art Genève - F.P.Journe 2025 foi atribuído à Richard Saltoun Gallery, em homenagem à criatividade da artista BAYA, durante a 13.ª edição da Art Genève, evento internacional de arte contemporânea que decorre no Palexpo Geneva entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.


A obra premiada foi adquirida pela F.P.Journe e será doada ao MAMCO Geneva, reforçando o compromisso da marca com a preservação do património artístico e a promoção da criatividade.



O prémio foi decidido por um júri composto por Lionel Bovier (diretor do MAMCO Geneva), Federica Chiocchetti (diretora do Musée des Beaux-Arts du Locle) e Francesco Stocchi (diretor artístico do MAXXI Roma). Este galardão reflete a parceria entre Art Genève e F.P.Journe, em vigor desde 2012, na valorização da arte e no incentivo à inovação artística.



Os visitantes do stand da F.P.Journe poderão explorar uma retrospetiva da edição anterior, que inclui duas obras de Pascal Vonlanthen (C4REC12 e Ilrevit), um díptico da artista Tiphaine Koltes e uma escultura metálica do ferreiro Jérémie Chemin.

A edição de 2025 da Art Genève conta com a presença de 81 galerias internacionais e 22 projetos institucionais, com colaborações de entidades como o Kunst Museum Winterthur, o MASI Lugano e a Fondation Gandur pour l’Art. Destacam-se ainda exposições temáticas, como a colaboração entre o Musée des Beaux-Arts du Locle e o artista Koenraad Dedobbeleer, a análise da relação entre arte contemporânea e cinema pela Fondation Plaza, e a experiência imersiva do Orchestre de la Suisse Romande com o projeto Virtual Hall.



Desde a sua fundação em 1999, a F.P.Journe tem sido guiada pelos princípios de autenticidade, com relógios exclusivos segundo a tradição da Haute Horlogerie; raridade, assegurada por uma produção limitada; e talento, traduzido na inovação técnica, desenvolvimento de calibres únicos e utilização de materiais inovadores. Estes valores estão sintetizados no acrónimo A.R.T., que simboliza a ligação entre a marca e a arte, reforçando o seu compromisso com a criatividade e a excelência relojoeira.



A cerimónia de entrega do prémio contou com a presença de François-Paul Journe, fundador da marca, Claude Membrez, Alberto Velasco, Niamh Coghlan, Aloisia Leopardi, Thierry Apothéloz e Charlotte Diwan. A obra premiada, The Dawn and the Fish (1976) de BAYA, foi adquirida pela F.P.Journe e será doada ao MAMCO Geneva, perpetuando o legado da marca na preservação do património artístico.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page