top of page

URWERK e Cooper Jacoby unem esforços para ajudar o Swiss Institute / Contemporary Art New York (SI)




O fim da utilidade prática do relógio abriu caminho à sua expressão enquanto peça artística. A URWERK foi das primeiras e, actualmente, das poucas a compreender isto. A ligação entre tecnologia mecânica e arte nunca foi tão entusiasmante como nos nossos dias, o modelo lançado hoje pela URWERK é dos que mais se aproxima deste pensamento. É único em todos os aspectos, uma criação fascinante recheada de sentido e com uma história com bastante propriedade para contar.


Como forma de apoio ao mundo artístico, a URWERK dedicou a sua mais recente criação, ao Swiss Institute / Contemporary Art New York (SI), uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986. O SI alberga exposições que incluem incluem artes visuais e cénicas, design e arquitetura, com programas públicos que abrangem uma ampla gama de assuntos. Esta peça será leiloada sob a tutela da leiloeira Phillips. É uma peça única que resulta de uma colaboração com Cooper Jacoby um artista contemporâneo americano que, desta forma, reintrepreta uma das criações mais emblemáticas URWERK, o UR-102.


Pelas palavras de Felix Baumgartner e Martin Frei, este relógio simboliza o ponto de partida da própria UREWERK, foi o pontapé de saída. Sendo este o primeiro relógio da marca, tanto o relógio, como a própria marca, comemoram um quarto de século de existência. O UR-102 é definitivamente um dos modelos mais desejados entre os coleccionadores da URWERK, pelos coleccionadores da marca. Felix Baumgartner e Martin Frei acrescentam:

até ao momento foi sempre um relógio reservado para aqueles que pertenciam ao círculo de familiares e amigos mais íntimos, para os primeiros a acreditarem em nós. Por essa razão é uma peça muito sentimental.

UR-102 "Gaïa"


A RAZÃO

A motivação que está por trás deste projecto é clara como a água. Martin Frei, o designer principal e co-fundador da URWERK conta-nos a história: após terminar a minha formação na Universidade de Artes e Ciências Aplicadas de Lucerne, iniciei o meu percurso artístico em Nova York. Em conjunto com alguns amigos, criámos a U.S.A Association (United Swiss Artist), um ponto de ligação distante de casa, um local de acolhimento e suporte para tempos difíceis. Foi também esta a filosofia que encontrei o Swiss Institute. O nosso envolvimento neste projecto, era portanto, espectável.

variação do mostrador em função da temperatura
#1 UR-102 " reloaded " com variações no mostrador em função da temperatura
COOPER JACOB

Cooper Jacoby é um artista em ascensão, dedicado à funcionalidade dos sistemas que regem as nossas vidas. Com recurso a tratamentos de materiais como o níquel, cobre, borracha e silício, o artista cria esculturas electrificantes, transformando o que muitas vezes é deixado ao esquecimento em percepções marcantes e vibrantes.


Jacoby revisita a noção de "graduação". Este primeiro UR-102 "reinterpretado" exibe um mecanismo de horas errantes que indica o tempo em formato analógico e digital.


No mostrador deste relógio único, Jacoby usa pigmentos termocrómicos para incorporar um dos sistemas reguladores mais essenciais do corpo: a temperatura.

O mostrador deste UR-102 é assim transformado através de uma gama de tons de cores infinitamente variáveis, interagindo e mudando em resposta às variações térmicas. Um UR-102 “reinterpretado” num estado de mudança constante.


Envolvidos num processo de renovação, a criação de Jacoby e URWERK une a precisão sistémica da cronometria com a harmonia da biologia humana.




Caracteristicas técnicas do Cooper Jacoby x UR-102 "reloaded":

Movimento:

  • Calibre: 2.02 automático

  • Acabamentos: escovado, acetinado

  • Frequência: 28.800 Ah

  • Rubis: 25

  • Reserve de marcha: 48 horas

  • Indicações: Horas errantes, gravadas em discos

Caixa:

  • Material: Titânio

  • Diâmetro: 41MM

  • Espessura: 11.30MM

  • Vidro: Safira

  • A prova de água: Até 30 metros ( 3atm)

Correia:

  • Material: Fabricada em tecido Baltimore

  • Fivela: Titânio




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page