top of page

Zenith coleção Pilot e Icons - Pilot

Relançado em 2023 como uma gama totalmente renovada, a coleção ZENITH Pilot inspira-se em toda a extensão da aviação – passado e presente. Uma categoria especializada e profissional de relógios e instrumentos de que a ZENITH é pioneira desde os primórdios da aviação, em 1904, os códigos essenciais de durabilidade, legibilidade e intuição são respeitados na reencarnação moderna da coleção Pilot.


Zenith Pilot Big Date Flyback

Há muito tempo que azul é a cor de assinatura da ZENITH, recordando o céu noturno e a estrela mais brilhante, que inspirou Georges-Favre Jacot a dar o seu nome à sua manufatura e marca. Muitas das edições de boutique exclusivas da marca têm destacado diferentes tonalidades de azul. Na coleção Pilot, o céu noturno tem um significado diferente, recordando-nos a coragem e o sentido de aventura que os primeiros pilotos exalavam quando seguiam os seus sonhos de voar acima do horizonte.


Zenith Pilot Automatic

A expressão mais pura do relógio Pilot da ZENITH, o Pilot Automatic Boutique Edition é concebido numa caixa de 40 mm em aço inoxidável com uma distinta luneta redonda de topo plano fixada no cimo da caixa arredondada, escovada-acetinada verticalmente com chanfros polidos. A coroa de grandes dimensões assume uma forma angular arrojada, mas que se mantém fácil de operar, mesmo com luvas.


Zenith Pilot Automatic

O mostrador texturado e com ranhuras relembra as chapas em metal caneladas que compunham a fuselagem de muitas aeronaves antigas. Os algarismos árabes luminescentes de grandes dimensões assumem uma fonte elegante e são aplicados como índices em metal preenchidos com SuperLumiNova branca. Às 6 horas, por cima da janela de data com uma roda de data branca e azul, o índice das horas luminescente apresenta a forma de uma linha horizontal branca, remetendo para o instrumento “horizonte artificial” de um avião. Um motivo de orgulho para a Manufatura, o mostrador conta com a assinatura “Pilot”, dado que a ZENITH continua a ser a primeira e única marca a deter o direito de usar este termo nos seus mostradores.



O Pilot Automatic é alimentado pelo movimento de manufatura de alta frequência El Primero 3620, visível através do fundo da caixa. A sua reserva de marcha de 60 horas é alcançada através de uma massa oscilante escurecida que se assemelha a um painel de instrumentos "horizonte artificial", que informa o piloto da orientação da aeronave sobre o horizonte da Terra. A bracelete em borracha com efeito cordura azul e a bracelete em pele de bezerro castanha fornecidas podem ser facilmente trocadas utilizando o sistema de troca rápida de bracelete, não sendo necessárias quaisquer ferramentas.


Movimento El Primero 3620 SC, automático

A maior e mais completa das duas referências Pilot, o Pilot Big Date Flyback Boutique Edition completa a gama com uma iteração excecional, orientada para a aviação, do mais recente calibre de cronógrafo automático de alta frequência El Primero. Alojado numa caixa em aço inoxidável de 42,5 mm, apresenta duas funções muito apreciadas pelos aviadores: a função de data grande e a função de flyback.


Zenith Pilot Big Date Flyback

Além da sua fácil legibilidade, o indicador da data de grandes dimensões do Pilot Big Date Flyback Boutique Edition apresenta um mecanismo de próxima geração patenteado que avança e estabiliza ambas as rodas da data grande em menos de 0,03 segundos. As rodas da data grande têm o mesmo tom azul que o mostrador. Originalmente concebida para os aviadores que usavam luvas grossas em pele de carneiro, a função flyback permite repor a zero e reiniciar a função de cronógrafo com um só toque no botão, simplificando as operações do piloto e oferecendo a possibilidade de registar tempos consecutivos sem parar nem reiniciar


Movimento El Primero 3652, automático cronógrafo

ZENITH ICONS: PILOT – ATO I


Nos últimos anos, a ZENITH tem vindo a oferecer peças vintage raras que foram selecionadas, restauradas e certificadas pela Manufatura através do seu programa ICONS. Como parte da iniciativa HORIZ-ON CSR da ZENITH para um futuro mais sustentável, o programa ZENITH ICONS contribui para a construção de uma economia circular para as suas referências históricas mais emblemáticas, permitindo-lhes viver perpetuamente. Para os colecionadores de relógios, oferece um conhecimento tranquilizante ao oferecer apenas exemplares 100% originais que foram examinados e certificados pelo departamento responsável pela Herança da Manufatura ZENITH e restaurados respeitando os materiais e componentes originais dos relógios.


TIPO CP-2 um dos modelos da coleção Pilot

Embora a maioria das coleções cápsula ZENITH ICONS se tenha centrado, até à data, nos primeiros modelos El Primero, que deram origem à gama Chronomaster contemporânea, a ZENITH está agora a dar destaque a outra faceta da herança e a uma das suas coleções mais antigas: a coleção Pilot.


TIPO CP-2 CAIRELLI


Produzido para o exército italiano entre 1968 e 1972 e entregue através do revendedor romano A. Cairelli, o cronógrafo Tipo CP-2 foi concebido de acordo com as especificações militares, com uma legibilidade melhorada. Para além da sua luneta giratória, destaca-se pelos seus algarismos árabes luminescentes e ponteiros, que inspiram as criações modernas ZENITH Pilot.



O exemplar deste conjunto foi gravado com um número de série militar A.M.I., indicando que foi entregue pela primeira vez ao Corpo de Aviação Italiano. Equipado com o calibre de cronógrafo de corda manual 146 DP da Zenith, originalmente desenvolvido pelos ateliers Martel, que tinham fornecido a Cairelli outros cronógrafos para o exército italiano antes de serem adquiridos pela Zenith em 1959-1960.



A3821


Lançada em 1972, a referência A3821 (também referida por 01.0180.415) destaca-se pelo seu design da era espacial, com um mostrador escuro e profundo, com marcadores e ponteiros luminescentes e taquímetro no aro com flange. Alojado numa caixa volumosa com luneta rotativa, equipado numa bracelete "lagosta" integrada concebida por Gay Frères, e um movimento montado em suspensão elástica.



O A3821 fazia parte dos primeiros modelos ZENITH Pilot equipados com um calibre El Primero. Uma espécie de relógio híbrido, combina a legibilidade e a luminescência de um relógio Pilot com estanquidade a 300 metros e as juntas duplas de um relógio de mergulhador – algo possivelmente único na história da relojoaria. O exemplar deste conjunto faz parte do primeiro lote de produção de 1972



01.0230.415


A referência 01.0230.415 destaca-se como o primeiro cronógrafo ZENITH El Primero com um mostrador em vidro mineral que revela o calibre revolucionário. Tal como os seus outros modelos Pilot-Diver, apresenta um design da era espacial, com o movimento montado num sistema de suspensão, assim como uma bracelete "lagosta" integrada concebida por Gay Frères.



Extremamente raro, o exemplar deste conjunto apresenta um mostrador preto mate, fabricado em apenas 50 exemplares em 1975 e destaca-se pelo fundo de caixa transparente, combinado aqui com a indicação modernizada da luneta que apresenta os minutos em vez das horas.


Características Técnicas


Modelo


PILOT AUTOMATIC


Referência


03.4000.3620/51.I003


Movimento


Calibre: El Primero 3620 SC, automático

Frequência: 5 Hz, 36.000 alt/h

Reserva de marcha: aprox. 60 horas

Acabamentos: massa oscilante preta especial "horizonte artificial Pilot"


Caixa


Material: aço inoxidável

Estanqueidade: 10 ATM

Diâmetro: 40 mm


Mostrador/Ponteiros


Cor: azul com ranhuras horizontais

Marcadores das horas: algarismos árabes aplicados em SuperLuminova SLN C1 Ponteiros: azul e branco com SLN C1


Bracelete


Material: azul com efeito "Cordura"

Material: pele de bezerro castanha com fecho extensível.


Preço: 7500 CHF

__________________________________________________________________________________________



Modelo


PILOT BIG DATE FLYBACK


Referência


03.4000.3652/51.I003


Movimento


Calibre: El Primero 3652, automático

Frequência: 5 Hz, 36.000 alt/h

Reserva de marcha: aprox. 60 horas

Acabamentos: massa oscilante preta especial "horizonte artificial Pilot"


Caixa


Material: aço inoxidável

Estanqueidade: 10 ATM

Diâmetro: 42.5 mm


Mostrador/Ponteiros


Cor: azul com ranhuras horizontais

Marcadores das horas: algarismos árabes aplicados em SuperLuminova SLN C1 Ponteiros: azul e branco com SLN C1


Bracelete


Material: azul com efeito "Cordura"

Material: pele de bezerro castanha com fecho extensível.


Preço: 11 400CHF


Mais informações no site oficial da Zenith.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page