top of page
Acabamentos de Relojoaria - 13 de Jan 2024
Acabamentos de Relojoaria - 13 de Jan 2024

sábado, 13/01

|

B&C, Sa.

Acabamentos de Relojoaria - 13 de Jan 2024

Esta é uma formação na qual os alunos vão adquirir o conhecimento necessário para executarem o acabamento de caixas de relógios de pulso. Vão ser aprendidas técnicas de polimento, lapidação e jacto de areia, entre outras.

Horário e local

13/01/2024, 09:30 – 18:30

B&C, Sa., R. Zona Industrial 649, 4525 Canedo, Portugal

Sobre a sessão

OBJECTIVOS  

Desenvolvimento de Competências em Acabamentos de Caixas de Relógios de Pulso: 

capacitar os alunos a realizar acabamentos precisos e de alta qualidade em caixas de relógios de pulso.  

Formação Especializada em Máquinas de Relojoaria: instruir os alunos no uso de máquinas específicas para lapidação e polimento de metais, focadas na indústria relojoeira.  

Aprimoramento de Habilidades em Acabamentos de Braceletes Metálicas: assegurar que todos os alunos adquiram as habilidades necessárias para efetuar acabamentos em braceletes metálicas de relógios, atendendo aos padrões de qualidade do setor.  

   PROGRAMA  

- Desgaste da matéria excedente

Nesta primeira abordagem são removidas as imperfeições que por vezes resultam de caixas construídas por técnicas de CNC ou resultantes de peças utilizadas por utilizadores finais mas com bastantes imperfeições resultantes do uso.

- Técnica de Jacto de Areia

Esta é uma técnica que consiste na projecção de areia, ou pérolas de outros materiais com o objectivo de produzir um acabamento específico.

- Foscagem (Satinage)

A técnica de foscagem é uma técnica de polimento nas quais são utilizadas escovas próprias para produzir um efeito fosco.

- Preparação das arestas

Nesta fase será feita uma preparação das arestas através de lapidação do material.

- Polimento das arestas

Após definir as arestas, é possível optar pelo seu polimento. Este processo é bastante delicado e obedece a um conjunto de regras muito específicas.

- Acabamento das arestas

As arestas podem ser escovadas, polidas ou foscadas. Nesta fase são treinadas estas diferentes técnicas.

- Foscagem/Polimento final

As caixas ou braceletes metálicas podem ser foscas ou polidas. Nesta fase são treinadas estas diferentes técnicas.

- Lavagem em ultra sons

A lavagem a ultra sons é a melhor forma de remover os detritos causados pelo acabamento. Vão ser aprendidas as melhores técnicas e vão ser conhecidos os melhores produtos e tempos de permanência necessários para atingir o resultado desejado.

Técnicas suplementares:

- Escovado (Grosa redonda; Lixa de  Cinta)

Para além do polimento e da foscagem é possível fazer acabamentos escovados, com mais ou menos precisão. Vão ser ensinadas as técnicas necessárias para atingir os diferentes níveis de precisão.

- Soleille com Charriot

Esta é uma técnica muito específica, normalmente aplicada no fundo dos relógios. Para aplicar esta técnica é necessário recorrer ao Charriot e a uma lapidadora. Serão aprendidas as técnicas necessárias para atingir um acabamento de Solielle.

Inscrições

  • Acabamentos de Relojoaria

    Esta é uma formação na qual os alunos vão adquirir o conhecimento necessário para executarem o acabamento de caixas de relógios de pulso. Vão ser aprendidas técnicas de polimento, lapidação e jacto de areia.

    100,00 €

Total

0,00 €

Partilhar

bottom of page