5B1R9036_web.jpg

SOBRE O IPR

Organizamos o conhecimento acerca da prática da relojoaria.

Ensinamos relojoaria. Queremos formar os nossos profissionais, tal como os apaixonados por relojoaria, para que seja possível criar uma identidade relojoeira portuguesa.

 

Fundámos o Instituto Português de Relojoaria para seguir este caminho. Não sentimos extrema urgência nos nossos planos, mas temos consciência que o número de relojoeiros e de mestres relojoeiros está a reduzir rapidamente, e com eles os seus conhecimentos.

 

Escolhemos fazer um Instituto para reforçar a ideia da formação e da organização do conhecimento, é isso que os institutos fazem. Contamos que se instale confortavelmente no tempo e que dure muitas gerações.

Para já arrancamos com a formação Alfaiates do Tempo na qual um conjunto de 10 apaixonados por relojoaria iniciam o curso com um mecanismo de relógio e o terminam com um relógio construído por si próprios. Vão ser 12 meses de teoria e prática, acerca das bases da relojoaria.

 

Contamos organizar posteriormente uma formação certificada para relojoeiros e manter os Alfaiates do Tempo em paralelo.

Neste momento estamos em fase de arranque e por esta razão estamos abertos para debater qualquer proposta de colaboração.

ipr_pattern.png

Quem Somos

  • Me. Américo Henriques

    Formador

    Professor Responsável pela Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa e Delegado Técnico da Indústria Relojoeira Suíça em Portugal.

  • Me. Paulo Anastácio

    Formador

    Diretor do Curso Profissional Técnico de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa. Conservador da Fund. Medeiros de Almeida e Fund. Calouste Gulbenkian.

  • Nuno Margalha

    Fundador

    Fundador do Instituto Português de Relojoaria. Coleccionador de relógios esquecidos. Estudante de Relojoaria. Cronista na Revista Espiral do Tempo.

  • Lourenço Salgueiro

    Designer

    Responsável pela comunicação do IPR. Designer. Criador do Fórum DezDez, o único espaço do género em Portugal, e do podcast A Hora Certa.

Com conhecimento organizado e profissionais formados vai ser possível definir uma identidade relojoeira portuguesa. Fundámos o Instituto Português de Relojoaria para seguir este caminho.

Instituto Português de Relojoaria

SOBRE O IPR

IPR — Instituto Português de Relojoaria, Lda. é uma instituição dedicada ao ensino da relojoaria. Difundimos conhecimento sobre relojoaria e treinamos relojoeiros. 

LINKS ÚTEIS
SUBSCREVER NEWSLETTER

© 2020 Instituto Português de Relojoaria.