top of page

A DOP “Glashütte” vigora há já um ano!


Neomatik @ Nomos Glashütte

A cidade alemã de Glashütte há já muito que beneficia de fama global entre todos os que gostam da boa relojoaria. E este aspecto ficou reforçado a partir de fevereiro de 2022, quando a legislação “Glashütte” entrou em vigor. Trata-se do conjunto de regras de proteção mais rigoroso de sempre para a denominação de origem de produtos técnicos na Alemanha e que garante a todos os consumidores uma qualidade normalizada e, convenhamos, claramente acima da média.

E no primeiro aniversário da implementação destas regras, as rolhas saltaram nesta cidade relojoeira aninhada entre as encostas milenares das montanhas de minério do leste alemão. Foi precisamente a 22 de fevereiro de 2022 que o Regulamento Glashütte entrou em vigor logo após ser aprovada pelo Bundesrat, a câmara alta do parlamento alemão.

Os jovens e talentosos relojoeiros da Nomos @ Nomos Glashütte

Os relógios produzidos em Glashütte, e que não ficam atrás da esmagadora maioria das marcas suíças, passaram assim a gozar de uma proteção comparável sob a lei. No entanto, enquanto que o “Swiss Made” se aplica a toda a Suíça, a denominação “Glashütte” restringe-se apenas a uma região geográfica demarcada muito pequena, sendo assim mais focada e rigorosa. Trata-se apenas da segunda vez que um status especial deste género foi concedido a um produto técnico na Alemanha na forma de uma denominação de origem, no seguimento da Regulamentação atribuída aos produtos de cutelaria de Solingen em 1938.


A “Lex Glashütte” tem assim um significado internacional, cujo efeito se faz sentir tanto na política jurídica, económica e estrutural da região. Segundo o presidente da câmara de Glashutte, Sven Gleißberg:


“Este regulamento dá-nos a todos uma base significativa para o desenvolvimento positivo e contínuo da indústria relojoeira, no que resulta numa proteção efectiva de empregos na cidade”.

Uwe Ahrendt, CEO da marca alemã @ Nomos Glashütte

Ao que Uwe Ahrendt, CEO da Nomos Glashütte, acrescenta:


“O Regulamento Glashütte está totalmente de acordo com a história de Glashütte: protege o que foi aqui concebido e realizado no campo da arte de cronometria ao longo de mais de 175 anos, no que significa uma melhor base legal para todos os fabricantes locais.”

Mas acima de tudo, são os clientes em todo o mundo que beneficiam desta proteção legal. Atualmente, são nove os construtores relojoeiros que operam em Glashütte. E a Nomos Glashütte produz, de longe, a maioria dos relógios com esta recente denominação de origem “Glashütte”.


Para mais informações sobre a Nomos, visite o sitio da marca


Para mais informações sobre a cidade e região de Glashütte, clique aqui.


Vista sobre a cidade relojoeira @ Nomos Glashütte


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page