top of page

Fórum DezDez

Muitas conversas sobre colecionismo em relojoaria fazem referência aos fóruns de relojoaria. Os fóruns são espaços que tiveram o seu auge há uma década, mas que actualmente ainda se mantêm activos e com bastante conteúdo. Uns dos mais famosos a nível internacional são o Time Zone Fórum , e o Watchuseek. Em Portugal temos o DezDez, cujo nome faz alusão à posição habitual dos ponteiros dos relógios nas fotografia publicitárias.


Imagem gerada pelo DALL·E, usando a expressão "fórum internet relógio mecânico".

Até há cerca de 10 anos, os fóruns de relógios eram uma das poucas fontes de informação disponível para coleccionadores e entusiastas. Com o aparecimento de novas redes sociais e o aumento de utilizadores o cenário mudou bastante. Estes fóruns ainda se mantêm como locais de discussão privilegiada para alguns utilizadores. São espaços nos quais qualquer pessoa pode expressar a sua opinião, desde que cumpra as regras definidas e, normalmente, muito bem anunciadas. Normalmente todas as conversas ficam disponíveis permanentemente e são indexadas pelos motores de pesquisa.


A UTILIZAÇÃO DOS FÓRUNS

Os fóruns organizam-se por temas, dentro de cada tema é possível iniciar vários tópicos. Os tópicos por sua vez podem ter várias respostas, de vários utilizadores. Há tópicos que ficam activos por vários anos e que têm centenas de páginas de respostas.

As respostas de um utilizador podem fazer referência a respostas de outros utilizadores.


Algumas indicações para utilizar o sistema de mensagens do Fórum DezDez

Todos os fóruns têm moderadores que são utilizadores associados ao início do projecto ou utilizadores com vários anos de experiência e bastante activos. Estes moderadores têm o dever de informar os restantes utilizadores acerca das regras, tal como de expulsar os utilizadores que não as cumprem. Esta é uma figura necessária, pois as conversas entre utilizadores podem ser bastante agressivas, embora normalmente até sejam apenas bastante educativas. Existem fóruns que são verdadeiros espaços de discussão pública e fóruns reservados apenas a utilizadores registados.


OS UTILIZADORES DOS FÓRUNS

Normalmente existe um tópico de apresentação por onde todos os novos membros devem passar. A maior parte dos fóruns têm um tópico de compra e venda de relógios também.

É hábito que existam utilizadores muito activos e conhecidos de todos e utilizadores muito passivos que, apesar de lerem tudo o que se escreve, raramente dão a sua opinião. Todos os utilizadores podem ser notificados das respostas às suas respostas, tal como sempre que exista um comentário num tópico que seguem. Desta forma é possível manter uma comunidade activa e atenta.



FÓRUM DEZDEZ


O fórum DezDez: (aceder aqui) é o nosso fórum cá por terras lusas. Criado em 2015, é um espaço único em Portugal, de confraternização e partilha de informação entre entusiastas, aficionados, colecionadores e qualquer pessoa que tenha interesse no mundos dos relógios. É um projecto de Lourenço Salgueiro, responsável pela comunicação e imagem do IPR e pelas nossas sessões World Time, é também mentor do podcast A Hora Certa. Pode seguir a conta do fórum no Instagram aqui: @dezdezforum.


O DezDez conta actualmente com mais de 700 membros, o que o torna provavelmente na maior plataforma nacional de entusiastas e coleccionadores de relojoaria. Com já mais de 40mil mensagens, há tópicos de interesse geral e específico, classificados, ajuda técnica, comparações e opiniões, novidades no sector, dicas, etc…


Está organizado através de uma secção Geral, na qual são apresentadas as regras, feitas as apresentações de novos utilizadores e apresentadas informações e parcerias. Conta com uma secção principal, uma de classificados e uma biblioteca.


Apresentamos aqui a ligação para os principais sub-fóruns das várias secções:


Secção Principal

 

Relógios em geral: Onde se pode conversar sobre tópicos gerais de relojoaria.


Relógios Vintage e Outros: Para todos os entusiastas de relógios antigos partilharem os seus interesses, desde relógios de bolso até relógios dos anos 80.


Made in Portugal: Onde se destaca a produção nacional, sejam fabricantes, iniciativas, eventos etc... O que é nacional é bom!


Alta Relojoaria: O fórum onde se discute a relojoaria no seu melhor...


BBB – Bons, Bonitos e Baratos: Tudo o que interessa está nestas três letras!


Relojoaria e Reparação: Um espaço para relojoeiros, estudantes de relojoaria, e todos que tenham um interesse ou dúvidas sobre relojoaria ou consertar relógios.


Acessórios Etc.: Este é o sítio para se discutir tudo que não relógios em si, desde pulseiras, caixas, arrumação, ferramentas, acessórios etc...



Classificados

 

Compra, Venda e Troca de Relógios: Este é o lugar para encontrar relógios para venda, troca, ou pedidos de compra por membros do fórum.

Compra, Venda e Troca de Peças e Acessórios: Este é o lugar para encontrar peças e acessórios para relógios à venda (e não só) por membros do fórum.



Biblioteca DezDez

 

Artigos de Referência: Aqui pode encontrar artigos e tópicos de referência mais técnicos sobre diversos temas, bem como perguntas frequentes e de interesse geral.

Catálogos e Manuais: Aqui pode encontrar tudo que sejam catálogos das várias marcas, de leilões, manuais de instrução ou reparação, listas de peças etc...

Memorabilia e Curiosidades: Este é o lugar para tudo que seja memorabilia, anúncios e curiosidades relacionadas com o mundo relojoeiro, antigo ou moderno!



Os utilizadores dos fóruns fazem muitas vezes comentários diários, durante vários anos, nem que sejam para mostrar que relógio têm no pulso na altura. São uma casa para muitos entusiastas, um sítio acolhedor no qual cada um pode expressar as suas opiniões livremente. Longa vida aos fóruns!

85 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page