top of page

As Casas de Furnituras do Porto e o Futuro da Relojoaria

Atualizado: 31 de ago. de 2022



Fomos ao Porto conhecer três casas de furnituras, ao todo não devem ser mais de 4 no país. Não são sítios acessíveis, nem sequer dirigidos para públicos com interesses mais gerais. São lojas escondidas, com localizações improváveis, ao fundo de corredores escuros. Os seus clientes são normalmente relojoeiros e comerciantes. Quem já tentou consertar um relógio compreende muito bem o valor e a falta destas casas que há uns anos eram muitas mais e tinham stocks muito superiores. Neste artigo apresentamos todas as casas de furnituras restantes e indicamos os seus contactos.


FURNITURAS

Furnituras são peças de relógio. Se o relógio fosse uma casa as furnituras seriam o seu mobiliário (furniture). Há uns anos havia várias casas destas em Lisboa e no Porto, na altura tinham as peças necessárias para todos os movimentos sempre disponíveis. Quando um relojoeiro recebia um relógio e encontrava uma peça desgastada ou partida, ia até à loja de furnituras e comprava uma nova. Uma não, comprava logo 2 ou 3 para a eventualidade de as ter de usar noutra reparação mais tarde. Por esta razão muitos relojoeiros acumularam lotes consideráveis de furnituras, que ainda hoje se encontram à venda em vários sites online, juntamente com as suas ferramentas.


Com o passar dos anos, com o aumento de relógios de quartzo, estas casas desapareceram quase todas. No Porto ainda conseguimos encontrar 3, mas com um stock muito reduzido. Não vendem movimentos completos, vendem peças, e algumas ferramentas.



PEÇAS DO TEMPO (MOREIRA & CARDOSO)

Na rua Passos Manuel, nº 219, na Loja 19 no Centro Comercial Invictus, no Porto, é possível encontrar uma das maiores fontes de furnituras, organizadas pelo nome do movimento por ordem alfabética e dispostas em caixas, dentro de gavetas muito estreitas. A loja chama-se Peças do Tempo. Vendem principalmente para profissionais.

O atendimento é feito por duas senhoras muito prestáveis, pacientes e simpáticas, com bastante experiência no ramo. Para além de furnituras também disponibilizam correias de

relógios, e alguns serviços de relojoaria contratados a terceiros que incluem mesmo a recuperação e adaptação de braceletes metálicas, tal como a construção de correias em pele, por medida. Para mais informações deve ligar para o 962 663 824, ou enviar um e-mail para o moreiraecardoso@gmail.com.



JOSÉ LUÍS ALVES DOS SANTOS


No mesmo corredor mas na loja 7 do Centro Comercial Invictus, igualmente na rua Passos Manuel, nº 219, no Porto, podemos encontrar o Sr. José Luís Alves dos Santos, sempre disponível e pronto a ajudar, vende furnituras e faz reparações a relógios, no local. Para mais informações deve ligar para o 936 432 435, ou dirigir-se à sua loja, das 9h às 12:30h e das 14:30h às 19h.



TEIXEIRA DA ROCHA



Na mesma rua Passos Manuel, nº 33, 1º andar, no Porto, ficámos a conhecer o Sr. Manuel Dias que nos recebeu com o entusiasmo e a simpatia dignas de um grande comerciante. Na sua loja, segundo o lema "Sempre a servir o Tempo", vendem-se ainda algumas furnituras e ferramentas. É possível igualmente contratar a importação de relógios personalizados e por personalizar. Aqui também são feitas importações de marcas como a Yema, Adriática, AMS, e Hermle. Pode entrar em contacto através do 223389471 ou através do e-mail info@txrocha.com.


A IMPORTÂNCIA DAS CASAS DE RELOJOARIA

Consertar um relógio sem recurso a peças pode revelar-se uma verdadeira dor de cabeça. Algumas peças podem ser construídas em tornos de relojoeiro, mas não só nem todas as peças são possíveis de reconstruir ou de restaurar, como nem todos os relojoeiros dominam a arte de tornear. Perante estas impossibilidades, a ausência de uma peça pode ditar a morte do relógio. É esta a razão pela qual as casas de furnituras são tão importantes.



RELOJOARIA ETERNA

Como se a escassez destas casas não fosse um problema suficientemente grande, existe ainda uma enorme dificuldade em conseguir peças, tanto para relógios antigos, por já não serem fabricadas, como para relógios novos por estarem controladas pelas principais marcas e grupos relojoeiros.


O futuro da reparação em relojoaria não parece ser muito simples. Talvez a solução esteja na formação em construção e restauro de peças com recurso ao torno de relojoeiro. Uma das consequências naturais destes problemas é a redução do número de relógios antigos e o seu inevitável aumento de preço.



COLABORAÇÕES


Este é um artigo que merece uma discussão com todo o tipo de perspectivas, por esta razão convidamo-lo a deixar o seu comentário na caixa de comentários abaixo. Qualquer opinião, correcção, ou contribuição é bem-vinda.




NOTAS

CASAS DE FURNITURAS LISBOA E PORTO


PORTO:
PEÇAS DO TEMPO (MOREIRA & CARDOSO) - rua Passos Manuel, nº 219, loja 19; 962 663 824
JOSÉ LUÍS ALVES DOS SANTOS: rua Passos Manuel, nº 33, 1º andar, loja 7; 936 432 435
TEIXEIRA DA ROCHA: rua Passos Manuel, nº 33, 1º andar; 223389471

Lisboa:
SIRA - Sociedade Importadora de Relógios: Rua dos Correeiros 162, 2º andar; nº 213423549
(apenas ferramentas) Lima & Teixeira: R. Quirino da Fonseca 13; nº 21 847 5391



630 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Telo Ferreira Canhão
Telo Ferreira Canhão
Aug 26, 2022

Só mais uma, agora no centro do país (já lá fiz compras):


Reacel - Relógios e Acessórios, Lda.

R. Abel Dias Urbano 4, 3000-317 Coimbra

Telefone: 239 854 830


Tem peças, ferramentas e relógios.


Tem um inconveniente:

Opções de serviço: Compras na loja · Levantamento na loja . Sem serviço online.

Like
Guest
Oct 02, 2023
Replying to

Tem poucas peças...ja la fui duas vezes e nada...acabei por ter que fazer uma adaptação mecânica.

Like

Nuno Margalha
Nuno Margalha
Aug 26, 2022

Deixe aqui o seu comentário.

Like
bottom of page