top of page

Belora de Maio - Junho de 1974




Apresentamos aqui uma selecção de artigos da edição de Maio e Junho de 1974, da revista Belora. Neste que foi o primeiro número após o 25 de Abril, a revista segue a sua normalidade, excepto no editorial, que sugere a criação de um sindicato de relojoeiros livre do estado. A maioria dos números da revista podem ser consultados em pdf através da subscrição da "Europa Star Club".



Editorial - sugestão acerca da criação de um sindicato


Há 50 anos havia uma revista de relojoaria em Portugal, a Belora. Esta revista sempre teve uma atitude bastante pedagógica e no editorial da edição de Maio-Junho de 1974, é sugerida a criação de um sindicato dos relojoeiros, com uma marcada separação dos ourives e totalmente independente do estado. Sugeriu-se até um nome: "O Sindicato dos Profissionais da Indústria e Comércio de Relojoaria". A ideia era apresentada como a mais moderna das ideias, como uma novidade sem precedentes no país.



O CFH - Um centro de Formação financiado pelas empresas no sector


Como exemplo do que poderia ser feito em Portugal, a Belora apresentou na mesma edição a estrutura do CFH o Centro de Formação Relojoeira-Joalharia Suíço, suportado economicamente por várias empresas da indústria.

Desde 1974 que esse centro se tornou numa fundação juridicamente autónoma e sem qualquer intuito de lucro. Situado em Lausana, cidade universitária nas margens do lago Leman, ponto de encontro internacional e centro de turismo, o CFH é financiado, em grande parte, pelas organizações, associações, grupos e empresas individuais da indústria relojeira suíça. Esta fundação beneficia, além disso do apoio material de produtores ou distribuidores de diamantes, de pérolas e de bijutarias de ouro suíças ou estrangeiras.

7º curso de cronógrafos - 1974


Na mesma revista mais à frente anunciava-se a lista de alunos e um resumo do 7º curso de cronógrafos. O curso foi ministrado pelo Sr. Adjunto de Aldo Bernasconi: o Mestre Américo Henriques.



O Relógio


O artigo seguinte era acerca de "O Relógio", simplesmente designavam-se os vários tipos de relógio segundo as seguintes curiosas categorias:


  • O relógio calendário

  • O relógio cronógrafo

  • O contador

  • O relógio Roskopf

  • Anti-magnético

  • As pedras ou rubis

  • Os amortecedores de choque

  • A impermeabilidade



Feira de relojoaria e da bijuteria de Basileia vai separar-se da feira de suíça amostras?


Este era o título da notícia acerca da segunda feira de relojoaria e bijuteria em Basileia, cidade conhecida por ter sido o palco par a Baselworld até 2022.


"O novo grande êxito alcançado este ano pela segunda Feira Europeia da relojoaria e da bijutaria, efectuada no âmbito da Feira Suíça de Amostras ultrapassou tudo o que se esperava, embora se contasse já que ele fosse muito grande. É que os 850 expositores que nela tomaram parte convenceram-se definitivamente que foi muito judiciosa a escolha de Basileia para a efectivação dessa Feira; e o número de 180 de empresas que estavam já inscritas para o novo certame, subiu agora para mais de 250."



Verificação da Impermeabilidade dos relógios do ponto de vista da venda


O artigo discutia a importância de verificar a impermeabilidade dos relógios para fins de venda, um processo especialmente relevante para relógios com resistência de 2 a 4 atmosferas. Era apresentado um aparelho chamado Portescap CEP, concebido para testar a impermeabilidade de forma segura. A verificação era feita de maneira simples e considerada acessível aos retalhistas, utilizando uma bomba de pé para injectar ar e um manómetro para medir a pressão. O dispositivo era robusto e capaz de realizar testes até 10 atmosferas, o que representava a resistência necessária para um mergulho até 100 metros de profundidade. A operação do teste, rápida e eficiente, oferecia resultados satisfatórios e posicionava o CEP como uma ferramenta valiosa no conjunto de serviços pós-venda para assegurar a qualidade e a impermeabilidade dos relógios.

101 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 25
Rated 5 out of 5 stars.

👏

Like
Nuno Margalha
Nuno Margalha
Apr 25
Replying to

Obrigado 🙌

Like
bottom of page