top of page

Breitling compra Universal Genève

A Breitling acaba de anunciar a aquisição da Universal Genève, uma das maiores marca de relógios, famosa pelos seus cronógrafos Polerouter e Compax, mas que estava parada há anos.


Publicidade Universal Genève Compax

Esta aquisição representa o primeiro passo nas ambições do diretor executivo Georges Kern de formar um grupo de relojoaria, que se prevê que venha a ser cotado em bolsa.


Georges Kern
A Universal será revitalizada por uma nova equipa e funcionará de forma independente da Breitling, embora seja quase certo que a Breitling partilhe com a sua empresa irmã algum do seu conhecimento sobre movimentos internos. Disse Georges Kern

Uma beleza adormecida Desde 1989, a Universal Genève pertence à Stelux, um grupo de relojoaria de Hong Kong focado no segmento acessível do mercado. O negócio principal da empresa é a distribuição lucrativa da Seiko em Hong Kong e no Sudeste Asiático, enquanto as suas lojas City Chain especializam-se em relógios de baixo custo. A Stelux possui várias outras marcas suíças, incluindo Solvil et Titus e Catena, nenhuma das quais é uma marca premium como a Universal poderá vir a ser.


Publicidade de um Universal Geneve Polerouter

Apesar de a Universal ter tentado vários regressos tímidos, especialmente nos anos 90, a marca não progrediu durante algum tempo, tornando-a uma reviravolta relativamente fácil, dada a situação inicial.


Universal Genève 90's

Comentando o anúncio da aquisição, o diretor executivo da Breitling, Georges Kern, afirma: “Reconstruir uma marca com uma narrativa tão rica não é uma tarefa rápida - é um trabalho meticuloso de amor que antecipamos que se desenrolará ao longo dos próximos anos.”


Publicidade Breilting

De forma mais notável, a Universal representa o primeiro passo na ambição de longa data do Sr. Kern de construir um grupo de relojoaria, que é provavelmente a única forma dos seus investidores de private equity saírem do seu investimento. Originalmente comprada em 2017 pela firma americana CVC Capital Partners com o Sr. Kern no comando, a Breitling é agora maioritariamente detida pelo Partners Group, uma empresa suíça de private equity que adquiriu a sua participação em dezembro de 2022. A CVC permanece como acionista minoritária, assim como o Sr. Kern, juntamente com membros-chave da gestão da Breitling.


Sede CVC

Com um prazo presumido de cinco anos, o Sr. Kern terá até 2028 para expandir o seu compacto grupo de relojoeiros a fim de o tornar público. Vender o grupo Breitling a um dos grandes grupos de luxo é um cenário menos provável, dado que a Breitling e a Universal não se encaixam em nenhuma lacuna nos portfólios dos grupos, embora isso possa mudar à medida que o Sr. Kern continua a sua procura por mais marcas.



Breve História da Universal Genève



Anos 1920

"Relógios de precisão, joalharia de precisão"

A história inicial da Universal Genève apresentava elegantes relógios de cocktail para mulheres e inovadores relógios de joalharia para homens, incluindo o reversível Cabriolet, um dos primeiros do seu tipo.


Anos 1940

"Tempo preciso ... mais"

A marca estava na vanguarda da inovação de cronógrafos, oferecendo uma impressionante variedade de cronógrafos Compax com movimentos de fabrico, juntamente com o lendário Tri-Compax de calendário completo lançado para celebrar o 50º aniversário da marca.


Anos 1950

"Um triunfo da relojoaria"

O relógio Polerouter foi desenhado para resistir a qualquer clima, do polo ao equador. A Universal Genève encomendou-o a Gérald Genta, com 23 anos. Também nessa década, a marca introduziu um movimento automático revolucionário conhecido como Microtor.


Anos 1960

"Le couturier de la montre"

A marca relançou com sucesso a sua série Compax como relógios desportivos, incluindo o cronógrafo "Nina Rindt" favorito dos colecionadores e o Tri-Compax de calendário completo "Eric Clapton", alcunhados pelos seus famosos utilizadores. Em 1966, a Universal Genève lançou o movimento automático mais fino do mundo no seu Golden Shadow.




Unidos por um Passado Partilhado


Não é a primeira vez que a Universal Genève e a Breitling partilham ligações. Como especialistas líderes em cronógrafos, eram partes iguais rivais e aliados. Agora, estão prontos para viver lado a lado mais uma vez, mantendo a sua individualidade enquanto honram uma história mútua de engenho.


"Este renascimento é um sonho transformado em visão. É um processo no qual embarcamos com o maior respeito e dedicação, com o objetivo de ver a Universal Genève restaurada ao seu lugar de direito na relojoaria."  Georges Kern

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page