top of page

Chronomètre FB 2T da Ferdinand Berthoud encerra ciclo do calibre FB-T.FC




Uma caixa octogonal, um movimento turbilhão com transmissão por fuso e corrente e uma construção baseada em pilares: o Chronomètre FB 1 desempenhou um papel importante na definição da identidade da Chronométrie Ferdinand Berthoud.


O calibre FB-T.FC que movimenta este modelo prepara-se agora para fazer uma última subida ao palco, na forma de uma edição final de 38 peças apresentada pela primeira vez com uma caixa redonda: o Chronomètre FB 2T.

Mesmo antes da inauguração da Manufatura, o presidente da Chronométrie Ferdinand Berthoud, Karl-Friedrich Scheufele, tinha um objetivo claro: oferecer criações contemporâneas seguindo o trabalho realizado por Ferdinand Berthoud. Este propósito levou à apresentação em 2015 do Chronomètre FB 1, um relógio de pulso tal como o grande Mestre Relojoeiro poderia tê-lo concebido se fosse hoje.


Esta primeira coleção permite uma visão alternativa da Alta Relojoaria a um público de colecionadores manifestamente exigentes: relógios que se distinguem pela sua excelência, movidos por um movimento 100% Manufatura, cronómetro certificado, equipados com turbilhão e transmissão de fuso e corrente, assim como baseado numa construção em pilares. O Chronomètre FB 1.1 com a sua caixa octogonal foi recebido com grande entusiasmo tendo sido premiado com a “Aiguille d'Or”, a mais alta distinção atribuída pelo Grand Prix d’Horlogerie de Genève, apenas um ano após o seu lançamento.


Passados oito anos, os últimos 38 exemplares deste calibre serão apresentados pela primeira vez numa caixa redonda, dando vida ao Chronomètre FB 2T – Final Edition. Uma coleção excepcional impulsionada por um movimento cuja cadeia cinemática foi projetada como uma autêntica experiência relojoeira.



O PRIMEIRO CONTATO FISICO


O primeiro contato físico com um relógio mecânico dá-se quando lhe damos corda. Tradicionalmente, o processo consiste em enrolar manualmente o tambor. Equipado com um dispositivo de força constante conhecido como transmissão de fuso e corrente, o Calibre FB-T.FC apresenta um modo de operação único, uma vez que a corda não é dada pelo tambor, mas por meio de um diferencial colocado no centro do fuso. Este mecanismo destina-se a reduzir a força necessária ao enrolamento da mola.


Setenta voltas da coroa são, portanto, necessárias para armar totalmente a mola principal, de forma suave e sem esforço. O diâmetro de 9 mm torna a coroa fácil de segurar, estando equipada com um dispositivo de segurança que protege o movimento de um enrolamento excessivo. Uma mola dinamométrica escondida no coração desta chamada coroa "desengatável" permite limitar o torque transmitido ao órgão motor. Quando a tensão necessária para dar corda ao movimento ultrapassa os valores permitidos, a mola dinamométrica desengata, impedindo assim que a coroa acione o pinhão de corda. Isto evita o enrolamento excessivo que potencialmente poderia danificar o movimento.


Os engenheiros da Chronométrie Ferdinand Berthoud dedicaram uma atenção especial à corda durante o desenvolvimento dos movimentos, uma vez que é ela o ponto de partida que materializa diariamente a interação entre um colecionador e o seu relógio.


A ESCOLHA DA TRANSMISSÃO POR FUSO E CORRENTE


A ativação da coroa aciona a restante cadeia cinemática e convida o observador a descobrir os vários desenvolvimentos que permitem que cada movimento seja certificado como "Cronómetro" pelo Instituto Oficial Suíço de Testes de Cronómetros (COSC). Com uma média diária entre -1 e +2 segundo(s) por dia, o desempenho cronométrico (tempo de precisão) dos relógios Ferdinand Berthoud supera em muito os padrões exigidos pelo COSC. Para alcançar este nível de precisão, a força motriz do calibre FB-T.FC consiste num fuso invertido e um tambor – ambos suspensos e ligados por uma corrente garantindo uma acção de força constante ao longo de toda a reserva de marcha de 53 horas.


Localizado no topo do tambor, um dispositivo de bloqueio Cruz de Malta limita mecanicamente a faixa de operação da mola principal onde o seu torque é mais constante. Embora o tambor possa potencialmente realizar oito rotações completas, a Cruz de Malta permite apenas seis, marcadas pelos seis dentes do seu perfil. As duas últimas reentrâncias na Cruz de Malta impedem que a mola principal forneça demasiada energia ao trem de engrenagens (logo após o enrolamento completo) ou muito pouco (no final da reserva de energia).


A ESCAPE: UM Turbilhão COM SEGUNDOS CENTRAIS


Durante toda a reserva de marcha de 53 horas, essa energia constante é transmitida ao escape, um turbilhão com segundos centrais, patenteado. Posicionado às 6 horas, a gaiola do turbilhão engata diretamente com a roda dos segundos (quarta) graças a uma roda localizada no seu eixo cujo diâmetro e propriedades são idênticos aos dos segundos. As duas rodas completam assim uma rotação a cada 60 segundos: a roda dos segundos (quarta) no sentido horário e a roda do turbilhão no sentido anti-horário.


Esta construção particular optimiza o fluxo de transmissão de energia, mantendo o número necessário de engrenagens a um mínimo o que reduz o risco de irregularidades devido ao atrito. Um longo e afilado ponteiro central indica os segundos com precisão e sem hesitações - muito parecido com os Cronómetros de Marinha produzidos pelo Mestre Relojoeiro.



INDICAÇÃO DE RESERVA DE MARCHA: UM MECANISMO SEM PRECEDENTES


A indicação da reserva de marcha do calibre FB-T.FC baseia-se num processo patenteado que é tão criterioso quanto elegante.

Diretamente ligado ao tambor por uma roda motriz de grande diâmetro, o mecanismo usa o movimento de armar e desarmar a mola principal para mover um cone para cima e para baixo numa árvore central roscada presa à platina principal.


Um sensor com ponta de rolete de rubi mede o movimento ascendente e descendente do cone. Quando o movimento está totalmente armado, o cone está no topo do mandril roscado e o braço apalpador repousa na base do cone (no seu diâmetro mais largo). À medida que o movimento é desarmado, o cone gira e desce pelo mandril roscado. O diâmetro do cone no apalpador diminui e o apalpador aproxima-se do eixo do mandril roscado.


O braço sensor gira cerca de 15°, assim como a cremalheira abaixo dele, que está no mesmo eixo. É este último que transmite o nível de reserva de marcha do movimento ao ponteiro do lado do mostrador.




ARQUITETURA: UMA CONSTRUÇÃO ÚNICA BASEADA EM PILARES


Estas inovações têm lugar dentro de uma arquitetura que demonstra o desejo da Chronométrie Ferdinand Berthoud de disponibilizar coleções contemporâneas que dão uma verdadeira continuidade ao trabalho efectuado por Ferdinand Berthoud no passado. Adotando uma construção vertical sustentada por seis pilares, o ateliê homenageia os Cronómetros de Marinha concebidos pelo Mestre Relojoeiro, ao mesmo tempo que dá ao movimento FB-T.FC uma margem de expressão técnica e estética totalmente inédita na Alta Relojoaria contemporânea.


UM CONVITE À EXPERIÊNCIA SOB MEDIDA: 38 movimentos personalizáveis

38 anos depois de obter o título de Mestre Relojoeiro, Ferdinand Berthoud publicou o “Traité des montres à Longitudes”, no qual resumia a sua pesquisa sobre relógios marítimos. Esta etapa reflete a abordagem experimental característica do mestre, assim como a sua determinação em transmitir os seus conhecimentos. Numa relação directa com esta obra, os últimos 38 exemplares do Calibre FB-T.FC-2 serão dedicados à coleção Chronometer FB 2T. São peças que se distinguem pela presença de três meias-pontes de safira chanfradas e gravadas, suportadas por pilares de aço polido que permitem observar os principais órgãos do movimento, assim como um discreto acabamento manual acetinado e que resulta numa aparência particularmente moderna.


Três versões serão disponibilizadas pela Maison: FB 2T.2 em ouro rosa de 18 quilates com mostrador preto acetinado; FB 2T.2-1 em ouro rosa de 18 quilates com mostrador em rutênio acetinado; e FB 2T.1 em ouro branco de 18 quilates com mostrador azul acetinado.


Estas três referências servirão como fontes de inspiração para os colecionadores que terão a oportunidade, nesta “Edição Final”, de criar o seu próprio relógio personalizado, escolhendo o material da caixa, a cor e o acabamento do mostrador e da bracelete em pele. No entanto, há um limite no que diz respeito ao formato da caixa: esta coleção FB 2T é oferecida exclusivamente com a caixa redonda apresentada em 2020 com a coleção FB 2RE Remontoir d'Egalité.



REF. FB 2T.1


CAIXA


Caixa redonda em ouro branco de 18 quilates com uma 'vigia' de safira transparente

Diâmetro total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44 mm

Espessura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14,30 mm

Resistência à água . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 metros

Diâmetro da coroa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,9 mm


Coroa dinamométrica em ouro branco 18 quilates (sistema de desacoplamento) com medalhão em cerâmica preta

Fundo em ouro branco de 18 quilates equipado com cristal de safira à prova de reflexo

Cristal de safira abobadado “chevée” à prova de brilho em ambos os lados

Gravado à mão com a inscrição “EDITION FINALE”


MOSTRADOR


• Platinade base em latão acetinado vertical com tratamento CVD azul

• Submostrador de horas e minutos prateado e envernizado em preto às 12 horas

• Escala de segundos tipo “chemin de fer” em tom prateado e envernizada em preto

• Indicação de reserva de marcha gravada na platina principal

• Inscrição “CHRONOMÈTRE VAL-DE-TRAVERS SUISSE”


PONTEIROS


• Ponteiro das horas e minutos em forma de adaga facetado e esqueletizado em ouro branco de 18 quilates

• Ponteiro de reserva de marcha em forma de flecha em ouro de 18 quilates com tratamento CVD azul

• Ponteiro central de segundos em bronze banhado a ródio


CORREIA E FIVELA


• Correia com borda enrolada costurada à mão numa única peça de couro (115 x 75 mm, com fivela de 20 mm) • - Vários tamanhos disponíveis sob consulta

• Fecho de báscula de lâmina dupla com comprimento ajustável em ouro branco de 18 quilates – Fivela de pino disponível mediante solicitação



REF. FB 2T.2


CAIXA


Caixa redonda em ouro rosa de 18 quilates com uma 'vigia' de safira transparente

Diâmetro total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44mm

Espessura . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14,30 mm

Resistência à água . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 metros

Diâmetro da coroa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,9 mm


Coroa dinamométrica em ouro rosa de 18 quilates (sistema de desacoplamento) com medalhão em cerâmica preta

Fundo em ouro rosa de 18 quilates equipado com de cristal de safira à prova de reflexo

Cristal de safira abobadado “chevée” à prova de brilho em ambos os lados

Gravado à mão com a inscrição “EDITION FINALE”


MOSTRADOR


• Placa de base em latão escovado acetinado vertical com tratamento de ródio negro

• Submostrador de horas e minutos prateado e envernizado em preto às 12 horas

• Escala de segundos tipo “chemin de fer” em tom prateado e envernizada em preto

• Indicação de reserva de marcha gravada na placa principal

• Inscrição “CHRONOMÈTRE VAL-DE-TRAVERS SUISSE”


PONTEIROS


• Ponteiro das horas e minutos em forma de adaga facetado e esqueletizado em ouro rosa 18 quilates

• Ponteiro de reserva de marcha em forma de flecha em ouro de 18 quilates com tratamento CVD azul

• Ponteiro central de segundos em bronze dourado


CORREIA E FIVELA


• Correia com borda enrolada costurada à mão em uma única peça de couro (115 x 75 mm, com fivela de 20 mm) •

-Vários tamanhos disponíveis sob consulta

• Fecho de báscula de lâmina dupla com comprimento ajustável em ouro rosa de 18 quilates – fivela de pino disponível mediante solicitação



REF. FB 2T.2-1


CAIXA


Caixa redonda em ouro rosa de 18 quilates com uma 'vigia' de safira transparente

Diâmetro total. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44mm

Espessura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14,30 mm

Resistência à água . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30 metros

Diâmetro da coroa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,9 mm


Coroa dinamométrica em ouro rosa 18 quilates (sistema de desacoplamento) com medalhão em cerâmica preta

Fundo em ouro rosa de 18 quilates equipado com cristal de safira à prova de reflexo

Cristal de safira abobadado “chevée” à prova de brilho em ambos os lados

Gravado à mão com a inscrição “EDITION FINALE”


MOSTRADOR


• Placa de base em latão vertical escovado acetinado com tratamento de rutênio

• Submostrador de horas e minutos prateado e envernizado em preto às 12 horas

• Escala de segundos tipo “chemin de fer” em tom prateado e envernizada em preto

• Indicação de reserva de marcha gravada na placa principal

• Inscrição “CHRONOMÈTRE VAL-DE-TRAVERS SUISSE”


PONTEIROS


• Ponteiro das horas e minutos em forma de adaga facetado e esqueletizado em ouro de 18 quilates com tratamento CVD azul

• Ponteiro de reserva de marcha em forma de flecha em ouro de 18 quilates com tratamento CVD azul

• Ponteiro de segundos em bronze com tratamento CVD azul


CORREIA E FIVELA


• Correia com borda enrolada costurada à mão em uma única peça de couro (115 x 75 mm, com fivela de 20 mm) -Vários tamanhos disponíveis mediante solicitação

• Fecho de báscula de lâmina dupla com comprimento ajustável em ouro rosa de 18 quilates – fivela de pino disponível mediante solicitação



FUNÇÕES


Horas e minutos às 12 horas, segundos central e reserva de marcha às 9 horas


MOVIMENTO


Mecânico de corda manual. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Calibre FB-T.FC-2

Diâmetro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,35,50 mm

Espessura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,7,96 mm

Linhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,15 ¾

Joias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

Frequência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 600 vph (3 Hz)

Reserva de marcha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,53 horas

Edição limitada (exclusivamente disponível com uma caixa redonda). . . . 38 movimentos


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


• Turbilhão com transmissão por fuso e corrente (força constante)

Fuso invertido suspenso - sistema de enrolamento diferencial (PATENTE)

Tambor suspenso – sistema stopwork em Cruz de Malta (PATENTE)

Reserva de marcha suspensa – sistema cone móvel (PATENTE)

Turbilhão com segundos de acionamento direto (PATENTE)

• Balanço de inércia variável com quatro blocos de inércia de níquel prateado banhados a ródio

• Mola Espiral com curva terminal externa Phillips artesanal (aço)

• Escape de alavanca suíça

• Três meias-pontes em safira transparente, chanfrada e gravada, fixadas em pilares estilizados de aço polido

• Acabamentos artesanais que refletem os mais altos padrões da indústria relojoeira


Componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1134 (incluindo a corrente)

Corrente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,792 componentes

Comprimento da corrente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,285 mm

Meias-pontes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 incluindo 3 em safira

Pilares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6


Turbilhão


Rotação . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 minuto

Componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .67

Carruagem turbilhão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ø 16,55 mm (titânio)

Carruagem do turbilhão fixada em . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 pilares de titânio polido

Carruagem do turbilhão posicionada por . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 pesos em ouro de 18 quilates

Balanço. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ø 12 mm em Cubo


Cronómetro oficialmente certificado pelo COSC



Para mais informações visite o sitio da Ferdinand Berthoud aqui.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page