top of page

CONTAR o nascimento de uma marca portuguesa

Atualizado: 25 de jul. de 2022





Nos próximos anos vão nascer várias marcas portuguesas de relógios. É sempre uma honra e um privilégio assistir ao nascimento de uma marca. A Contar nasceu em 2021 e lançou há uns dias o seu primeiro modelo, o MK I.




As marcas portuguesas de relógios


O panorama das marcas de relojoaria em Portugal é simples, existem marcas de moda e marcas de tradição relojoeira. As primeiras lançam modelos de quartzo e centram-se principalmente no aspecto exterior. Há algumas muito bem sucedidas. As segundas, as que seguem a tradição relojoeira, são lançadas por entusiastas da relojoaria, criam modelos enquadrados em aspectos históricos, normalmente com movimentos mecânicos, contam-se pelos dedos de uma mão e destinam-se principalmente a coleccionadores. Entre elas temos a Prometheus e a Borealis, a Isotope, a Meia Lua, a Exímio, o Museu do Relógio, e agora a Contar.


A persistência de Eduardo Martins


Eduardo Martins sempre gostou de relógios militares, é capaz de falar horas a fio acerca deste assunto. É designer gráfico de profissão, o que lhe permitiu fazer todo o desenho do relógio sozinho, desde a escolha do movimento, aos marcadores aplicados, passando pelo logótipo da coroa. O seu primeiro passo foi lançar uma campanha no Indiegogo. Não correu como esperava, o que teria sido um óptimo pretexto para desistir. Não foi porém isso que aconteceu. Eduardo acabou por financiar toda a produção do relógio com fundos próprios. Passados dois dias do lançamento do MK I tinha vendido ¼ da produção, o que não é nada mau para uma campanha publicitária de baixo orçamento.



O primeiro modelo - MK I


Nas palavras do seu criador, este é um modelo de relógio simples que possibilita uma leitura rápida, fiável, inspirado na tradição militar. Foi precisamente nesta tradição militar que Eduardo Martins se inspirou para desenhar o MK I. É um modelo de quartzo VD78 japonês, com vidro de safira, com revestimento anti-reflexo interno, com uma resistência à água de 10 atm (100 m), fundo aparafusado, BGW9 Lume, 40 mm de diâmetro e 10,5 mm de espessura, com uma correia nato de 20 mm. Estas são as características de um relógio simples e fiável, que nos permitem concluir que, para lançar uma marca, não é necessário um grande investimento. Como está anunciado no site da Contar: www.contarwatches.com, quem estiver interessado, pode adquirir um exemplar por 120 € + IVA até dia 28 de Fevereiro, depois dessa data o valor passará a 150 € + IVA.


Cenas dos próximos episódios…


O próximo relógio da CONTAR já está desenhado. Será um modelo com movimento mecânico, com um design raro actualmente. É desta forma que se inicia uma marca com fundos próprios. Neste processo, Eduardo recebeu uma grande ajuda da comunidade relojoeira portuguesa, tal como dos donos de outras marcas. Esperamos que esta história seja um bom exemplo para futuros aventureiros horológicos. Caso esteja interessado em criar a sua própria marca de relógios, entre em contacto connosco, estamos cá todos para ajudar.


539 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page