top of page

Cronógrafos futebolísticos

Hoje, Domingo, dia 18, às 15h de Portugal continental, no "Estádio Nacional Lusail", com transmissão em directo na RTP 1, decorre a final do Campeonato Mundial de Futebol. Aqui no IPR recomendamos, como é natural, o melhor relógio para assistir a esta finalíssima. Neste artigo vamos apresentar as nossas recomendações: cronógrafos futebolísticos dos anos 70.


Estes cronógrafos distinguem-se dos restantes por terem sempre uma indicação de 45 minutos, o equivalente a metade de um jogo de futebol. Pode considerar-se que esta é uma razão rebuscada e pouco útil para criar um novo modelo de cronógrafo. Porém, tendo em conta a quantidade de mergulhadores e aviadores de escritório dos nossos dias, porque não acrescentar também a categoria de futebolista de escritório? A utilidade não é para aqui chamada.


Estes relógios eram feitos para adeptos, jogadores ou árbitros, na altura. Embora o seu propósito seja mais estético do que técnico, são todos óptimos exemplares para os mais ferrenhos adeptos da seleção, tal como para qualquer entusiasta de relojoaria. Um bom coleccionador vai certamente reconhecê-los como modelos bastante coleccionáveis. Infelizmente não são fáceis de encontrar, muito menos em bom estado. Fique a conhecer as suas características e as diferente versões e encontre uma agradável surpresa no final.



OMEGA Soccer Timer — Seamaster — Ref. 145.016, 145.019, 145.020 — 1970


Este é um óptimo exemplo de um relógio de futebol. A omega produziu 3 modelos do Soccer Timer entre 1968 e o início dos anos 80. Todos usam o calibre Omega 861, e aumentaram de 38mm para 41mm. Na verdade a única diferença entre estes modelos e outros cronógrafos é a referência aos 45min sob o totalizador das 15h.


OMEGA Soccer Timer 145.016, 145.019, 145.020


Na imagem acima, podemos ver o 145.016 na primeira linha, o 145.019 na segunda e o 145.020 na terceira. O 145.019 é o mais valorizado entre coleccionadores, talvez por ser o único com uma escala rotativa interior e o de aspecto mais divertido. Porém são todos relógios raros altamente coleccionáveis.



Breitling Soccer Timers




Breitling "Slow Chronograph" Soccer Timer ref. 2734


Apertem bem os cintos, estes Breitling são uma montanha russa de utilidade desnecessária, para complicar, são extremamente útieis para fazer coisas que não têm grande utilidade, mas que são extremamente divertidas. Confuso? É natural, estes modelos rompem completamente com a noção de cronógrafo.

Ao pressionar o botão do cronógrafo, a única alteração visível acontece na janela circular que fica sobre as 18h, o ponteiro de cronógrafo não é um ponteiro de segundos mas sim um ponteiro de minutos. A janela circular faz três indicações, a de cronógrafo activo, cronógrado em pausa e cronógrafo parado (ver vídeo).


ACTIVAÇÃO DO CRONÓGRAFO EM PORMENOR

ACTIVAÇÃO DO CRONÓGRAFO

As indicações são apresentadas através de cores diferentes, cores mistas ou pontos, variam consoante as versões.



Porque é que este é um relógio de futebol?


Pois bem, tal como os outros relógios de futebol, tem uma indicação de 45 minutos, apenas isso.



Cronógrafo de árbitro Heuer



Caso haja dúvidas sobre a utilidade deste relógio, basta ler o que está escrito no mostrador: Football | Soccer, com estas duas palavras fica bem claro que estamos a falar de futebol. O aro é bi-direccional, o diâmetro é de 44mm e é apresentada uma escala de 45 minutos através de um anel interior laranja. O calibre está descrito como Heuer H11 6060 e é baseado num Leonidas.


 

RELÓGIOS COM HISTÓRIA NA LOJA DO IPR


Para quem gosta mais de prática do que de teoria, trazemos uma boa notícia. Na nossa loja vão estar disponíveis, nos próximos dias, três Cronógrafos Futebolísticos:







95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page