top of page

Nova Ultra-complicação da Audemars Piguet: Code 11.59 Universelle RD#4

Atualizado: 21 de fev. de 2023

Mais de um século após a produção do seu relógio de bolso, Universelle ultra-complicado, o fabricante suíço Haute Horlogerie Audemars Piguet tem o prazer de apresentar o seu primeiro relógio de pulso ultra-complicado (RD#4), com o design altamente contemporâneo da colecção Code 11.59. Ao mesmo tempo que presta homenagem ao legado de alta complexidade da manufactura, o Code 11.59 da Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4 foi criado com total respeito pela ergonomia e pela utilização contemporânea, por forma a oferecer um conforto e uma simplicidade de utilização, sem precedentes.


Esta nova criação reagrupa o savoir-faire da manufactura num único movimento, o Calibre 1000, que conta com mais de 1100 peças. Um feito de engenharia e tradição relojoeira fina, este mecanismo pioneiro assenta em três gerações de inovações de investigação e desenvolvimento, e incorpora 40 funções, incluíndo 23 complicações, entre as quais uma Grande Sonnerie Supersonnerie, um repetidor de minutos, um calendário perpétuo, um cronógrafo de retorno instantâneo e um turbilhão voador. Engenheiros, desenhadores, relojoeiros, e artesãos, trabalharam de mãos dadas durante mais de 7 anos para dar vida a este cronógrafo RD#4, alargando continuamente as suas competências para levar os limites da alta horologia a um novo nível.


Relógio de bolso L'Universelle de 1899 que se encontra no centro do Atelier do Museu AP e o novo Código 11.59 Universelle RD#4.


Todos adoramos Ultra-Complicações e esta é o culminar de várias décadas de investigação, design e fabrico de muitos tipos diferentes de mecanismos complicados que colocaram sempre a ergonomia na linha da frente de todo o processo.


Para alcançar o mais alto nível de fiabilidade, mantendo ao mesmo tempo a espessura dos nossos calibres ao mínimo, acreditamos que uma "função mecânica, com um foco ergonómico", abre um novo caminho para Audemars Piguet e para a indústria relojoeira como um todo". Giulio Papi Director Técnico, Audemars Piguet

GÉNESE DE UMA ULTRA-COMPLICAÇÃO EXCEPCIONAL


O projecto estreou-se em 2016 com o objectivo de desenvolver um relógio de pulso altamente complicado, adequado ao uso diário, que conseguisse um equilíbrio certo entre complexidade, ergonomia e estética.


Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4
Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4

Indo além das normas tradicionais de construção, as equipas desfocaram a linha entre o movimento e a caixa, desenvolvendo correctores ergonómicos e botões de coroa, permitindo aos utilizadores activar as múltiplas funções do relógio com facilidade. Neste relógio foi também incorporada a tecnologia Supersonnerie revelada em 2015 (RD#1), o movimento de calendário perpétuo ultra-fino, lançado em 2018 (RD#2), e o oscilador com amplitude aumentada estreado nos dois modelos de turbilhão Voador ultrafino RD#3 Royal Oak automático, lançado em 2022. Em 2023, este projecto levou ao RD#4 e à criação de um notável relógio de pulso alimentado por um movimento de automático ultra-complicado, contando mais de 1100 componentes. O Calibre 1000 incorpora 40 funções, incluindo 23 complicações, bem como 17 dispositivos técnicos especiais, abrindo caminho a uma nova geração de movimentos de I&D.


Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4
Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4

Sete anos depois, o Calibre 1000 vê a luz do dia no Código 11.59 da colecção Audemars Piguet, ela própria uma ponte entre passado e futuro, entre o clássico e o contemporâneo.

Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4
Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4

Embora a caixa tenha mantido tanto a curvatura ergonómica como os códigos de desenho da colecção, as suas proporções foram ligeiramente adaptadas para se adaptarem a este mecanismo ultra-complicado. Esta nova caixa, medindo apenas 42 mm de diâmetro (em vez de 41 mm), e 15,55 mm de espessura, representa um verdadeiro feito de engenharia.

Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4
Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4
"O Código 11.59 de Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4 é a nossa busca ao Santo Graal com uma incrível quantidade de savoir-faire encaixada num espaço muito reduzido! Sonhámos com ele durante 100 anos, pensámos nele durante 20 anos e demorámos sete anos a dar-lhe vida". François-Henry Bennahmias, Chefe do Executivo, Audemars Piguet

COROAS E BOTÕES - QUANDO A COMPLEXIDADE TÉCNICA SE FUNDE COM A ERGONOMIA


A abordagem intransigente da manufactura, as competências técnicas, a perícia relojoeira e a engenharia orientaram sempre o desenvolvimento deste relógio ultra-complicado. As equipas envolvidas combinaram algumas das mais presteigiadas complicações horológicas num único movimento automático, com menos de 34,3 mm de diâmetro e 8,75 mm de espessura, ao mesmo tempo que melhoraram o conforto e a experiência dos utilizadores. Um dos principais desenvolvimentos técnicos consistiu em simplificar a utilização das funções para o cliente, reduzindo o elevado número de botões normalmente encontrados em relógios altamente complicados, para apenas três coroas e três botões.


Os discretos botões, mas suficientemente grandes para serem activados com o dedo, foram integrados no lado esquerdo da caixa. Enquanto o de cima inicia a função de repetidor de minutos, os dois botões seguintes servem respectivamente para corrigir as indicações da Lua e do dia - um sistema inteiramente repensado para facilitar a correcção sem recorrer ao uso de ferramentas pontiagudas, que naturalmente são mais arriscadas.


Audemars Piguet Ultra-Complication Universelle RD#4

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page