top of page

O Impulsion da Louis Moinet


Detalhe do mostrador do Impulsion @ Louis Moinet

Abraham-Louis Breguet e Louis Moinet eram amigos íntimos e foram figuras-chave na história da relojoaria. O primeiro inventou o turbilhão, o segundo o cronógrafo. Hoje, a Les Ateliers Louis Moinet inspira-se diariamente numa verdadeira fonte de criatividade que conseguiu integrar estas duas nobres complicações numa envolvência nova, e à qual é difícil ficar indiferente.


O projeto


A ideia de combinar um cronógrafo com um turbilhão não é propriamente nova. Mas o que diferencia este relógio das criações anteriores é o seu caráter original e até mesmo ousado. A primeira ideia era tornar o mecanismo do cronógrafo totalmente visível do lado do mostrador, no que representou, aliás, uma estreia mundial. A partir dai, foi só acrescentar a magia de um turbilhão.


Desenho de estudo para o Impulsion @ Louis Moinet

O resultado é um espetáculo marcante e uma verdadeira festa para os olhos. Um único botão ativa o ponteiro do cronógrafo, que marca os segundos e desliza sobre o turbilhão voador, cuja gaiola descentrada completa a habitual revolução por minuto.


Jean Marie Schaller, que hoje dirige a Louis Moinet, atribuiu o nome de “Impulsion” ao modelo, uma palavra que destaca a energia que é transferida ao cronógrafo e ao turbilhão e que une os dois efeitos visuais do mecanismo de forma a produzir um verdadeiro “espetáculo” relojoeiro.


Génese

Verso do Impulsion @ Louis Moinet


No coração do Impulsion está o calibre de manufactura Memoris. Uma criação que é também uma homenagem a Louis Moinet, integrando uma roda de coluna, uma embraiagem horizontal clássica e um único “poussoir”. Fácil de escrever, mas decididamente muito mais difícil de executar. O movimento é composto por 301 componentes, muitos das quais tiveram de ser totalmente desenhados e construídos de raiz. A incorporação do turbilhão exigiu uma série de inovações significativas, por exemplo, no que se refere à geração de energia:


1) O tambor de corda duplo “volte-face”


De maneira a garantir energia suficiente, o sistema de corda automático teve que ser substituído por um sistema de corda manual de tambor duplo. O sistema foi baptizado de "volte-face" uma vez que os dois tambores estão posicionados de cabeça para baixo e acoplados em série. Desta forma libertam a sua energia precisamente ao mesmo tempo, permitindo uma reserva de marcha de pelo menos noventa e seis horas.


2) Resultado técnico e estético


A inovação conseguida com este modelo é assim combinada com o excelente desempenho dos complexos sistemas mecânicos que o compõem. A arquitetura tridimensional dos dois mecanismos expressa-se no pulso através do acabamento de elevadíssima qualidade proporcionada pelos artesãos da Louis Moinet em colaboração com o parceiro “Concepto” a que a manufactura recorre habitualmente. O relógio é montado nos Ateliers da manufactura em Les Breuleux, no sopé das montanhas suíças do Jura.


Uma nova Caixa

Impulsion @ Louis Moinet


O Impulsion estreia uma caixa que foi projetada à medida para destacar a originalidade de um caráter mais desportivo e que até agora era menos comum na Louis Moinet. O design técnico e estético deste elemento é bastante singular, considerando que é construído em titânio de grau 5, um material com uma das melhores relações peso/resistência, e cuja leveza contribui naturalmente para o conforto sentido pelo utilizador. Disponível em azul Moinet ou preto intenso, as tonalidades contrastam de forma harmoniosa com a moldura em ouro rosa de 18 quilates. As asas ocas e o meio da caixa são elementos que já fazem parte do vocabulário estilístico da Moinet, tanto quanto a preocupação pela obtenção de um peso reduzido. Um detalhe particularmente sugestivo é o cristal curvo, que permite observar o mecanismo sob diversos ângulos e que indiscutivelmente optimiza a leitura das indicações do cronógrafo. Quanto aos contadores deste, encontram-se dispostos de forma a permitir uma leitura rápida.


Edição limitada

Apenas vinte e oito peças da referência LM-114.40.20 serão disponibilizadas pelos Ateliers da Louis Moinet em Saint-Blaise.


Para mais informações sobre a Louis Moinet, aceda ao sitio da manufatura aqui.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page