top of page

O IPR 2020-2023: Tudo o Que Fizemos e Vamos Fazer

Atualizado: 8 de jan.


Sede do IPR na Boa Hora, em Lisboa.
Sede do IPR na Boa Hora, em Lisboa.

O Instituto de Português de Relojoaria (IPR) foi inaugurado no dia 1 de Dezembro de 2020. Partiu de uma ideia pioneira para a realização de um curso de relojoaria destinado a 10 participantes. Desde essa altura, temos desenvolvido e expandido uma rede de serviços dedicados não só àqueles que desejam aprofundar os seus conhecimentos na arte da relojoaria, mas também aos profissionais do sector.


Até ao momento, o nosso site já disponibilizou 453 artigos, totalizando mais de 5000 páginas de conteúdo especializado. Reconhecendo a importância destas conquistas, decidimos elaborar o presente artigo para partilhar e celebrar os marcos alcançados pelo IPR.


Os números que agora apresentamos são o fruto de uma dedicação intensa e apaixonada à relojoaria, partilhada tanto pela nossa equipa, como pelos leitores do site e pelos participantes dos cursos. Apenas aqueles que verdadeiramente vivenciam o universo da relojoaria podem compreender a profundidade deste empenho.

Sede do IPR
Sede do IPR


Actualmente, a nossa estrutura e actividade expandiram-se consideravelmente. Aqui ficam alguns destaques do que temos vindo a fazer recentemente, desde o modo como comunicamos até às nossas formações.

 

FORMAÇÕES

Apresentamos as nossas formações com inscrições abertas e 3 novas formações que vão abrir brevemente.


  • Alfaiates do Tempo- Curso de relojoaria de 12 meses: inscrições abertas para uma turma em Lisboa e uma turma no Porto. A decorrer em simultâneo: 3 turmas em Lisboa e uma no Porto, com 10 alunos cada.



  • Formação individual em Regulagem: para quem gosta de andar com o relógio sempre bem regulado e quer aprender a utilizar o cronocomparador correctamente: saber mais


  • Construção artesanal de correias de relógio - Artesãos de Escritório: nesta formação de um dia todos os participantes constroem a sua correia de relógios e recebem uma mala de ferramentas para continuar os trabalhos em casa: saiba mais.



  • Em breve:


  • Manutenção do cronógrafo 7750: as inscrições para esta formação vão abrir brevemente - apenas para alunos que terminaram ou estão a terminar o curso Alfaiates do Tempo e para relojoeiros.


  • Curso de utilização básica do Torno de Relojoeiro: as inscrições para esta formação vão abrir brevemente.


  • Curso de Polimento e Lapidação de caixas e braceletes: as inscrições para esta formação vão abrir brevemente.



 

COMUNICAÇÃO

Atualmente, somos um dos principais meios de difusão de informação sobre relojoaria em Portugal. O nosso crescimento deve-se ao mérito próprio: não adquirimos seguidores de forma artificial, não recorremos a publicidade paga para promover as nossas iniciativas e ainda não aceitámos, até ao momento, fazer publicidade remunerada no nosso sítio da internet. O aumento do número de seguidores foi completamente orgânico e todos aqueles que nos acompanham, verdadeiros apaixonados e conhecedores de relojoaria, interagem connosco de forma genuína.


  • site: artigos diários (excepto Domingos), com artigos mais especializados aos Sábados.


  • Boletim do IPR: newsletter semanal enviada todos os Domingos.


  • Atendimento presencial: na nossa oficina quartas e sextas das 8h às 17h com almoço das 12h às 13h




 

EVENTOS

A quietude é coisa que não nos define.

Ao longo dos últimos anos criámos 3 tipos de eventos que contaram com várias sessões e ao qual assistiram centenas de entusiastas da relojoaria:


RODA este é um evento presencial, trata-se de uma conferência que abre com um momento musical e fecha com uma bebida de despedida, o próximo decorrerá dia 15 de Dezembro, vamos abrir inscrições em breve: saber mais


WORLD TIME uma ideia que nasceu na pandemia, trata-se de um programa de entrevistas online a figuras com destaque no mundo da relojoaria saber mais


TEMPO PASSADO este evento realizado em parceria com o Fórum DezDez foi possivelmente o maior evento de sempre relacionado com relojoaria em Portugal, trata-se de um Salão de Relojoaria Vintage, o último decorreu em Lisboa, e o próximo vai decorrer no Porto. Este é um evento que ainda tem muito para crescer, em breve vamos apresentar o Tempo Presente e o Tempo Futuro, integrados nos eventos - Salões do Tempo - , fique atento aos nossos canais de comunicação: saber mais


 

LOJAS

Criámos duas lojas, a Loja dos Relógios Portugueses tem como principal finalidade a divulgação da relojoaria mecânica com raizes portuguesas. A loja de ferramentas - Tudo Para Relojoaria responde a uma solicitação de muitos dos nossos alunos: uma forma de adquirirem ferramentas seleccionadas pela sua qualidade, independentemente da origem ou marca.


Loja dos Relógios Portugueses: compre relógios com origens portuguesas, apoie a criação de marcas portuguesas de relojoaria. Todas as marcas apresentadas construíram os seus relógios com atenção até ao mais ínfimo pormenor, existem relógios com mecanismos suíços e japoneses. Saiba mais aqui.


Tudo Para Relojoaria: lançada este mês de Novembro de 2023, esta é uma loja que agrega ferramentas e fornituras de vários pontos do mundo, no IPR tratamos da importação e enviamos o produto para a sua casa sem que se tenha que preocupar com mais nada a não ser a utilidade que lhe vai dar. Seleccionámos um conjunto de produtos pela sua qualidade, independentemente da origem ou marca. Saiba mais em: www.tudopararelojoaria.pt.



 

RELOJOEIROS

Como forma de apoiar os relojoeiros portugueses o IPR criou o o Directório Nacional de Relojoeiros, uma plataforma através da qual é possível encontrar um relojoeiro próximo de si. Alguns relojoeiros oferecem descontos para membros do Clube IPR. Criámos também uma secção de emprego para todos os que procuram trabalho na área.


Directório Nacional de Relojoeiros: neste directório pode encontrar um relojoeiro, recomendar um relojoeiro ou inscrever-se como relojoeiro: saiba mais.


Secção de Emprego: esta é uma secção na qual é possível anunciar ou consultar vagas de emprego em relojoaria tanto em Portugal como fora: saiba mais.


 

APOIAR O IPR

O ClubeIPR é a melhor forma de nos apoiar. Pode comprar a assinatura para si ou para oferta. Sempre que recebemos um sócio novo fazemos a subscrição de 3 assinaturas de revistas de relojoaria portuguesas, o que é também uma forma de as apoiar. Alguns relojoeiros do Directório Nacional de Relojoeiros oferecem descontos aos membros do Clube IPR, é possível ter também descontos ao comprar os relógios Meia Lua, entre outros.


Clube IPR: torne-se membro do Clube IPR e ganhe descontos e 3 assinaturas de revistas de relojoaria portugesas. Acima de tudo, apoie o IPR.



 

EQUIPA


Nada do que foi apresentado seria possível sem o empenho da nossa equipa. Fique a conhecer os nossos Mestres, e Escritores e os responsáveis por manter as rodagens do IPR em bom funcionamento:


Equipa do IPR: conheça aqueles que tornam o IPR possível e que se dedicam de corpo e alma a melhorar o mundo da relojoaria em Portugal: saiba mais.

 


OS NÚMEROS DO IPR

2020-2023



FORMAÇÕES

876

Horas de formação, entre todas as formações do IPR


136

Alunos inscritos ao todo em formações do IPR


90

Alunos inscritos ao todo no Curso de Relojoaria Alfaiates do Tempo



5

Formações com inscrições abertas actualmente: consultar


4

Formadores em actividade no IPR: consultar





BLOGUE


427 523

Palavras escritas


5 538

Páginas A4 escritas


453

Artigos escritos e publicados, ainda disponíveis





EVENTOS


315

Número de visitantes do Salão de Relojoaria Tempo Passado


11

Sessões de entrevista Online em directo - World time


6

Conferências presenciais - RODA





DNR - DIRECTÓRIO NACIONAL DE RELOJOEIROS


33

Relojoeiros inscritos no Directório Nacional de Relojoeiros




BOLETIM DO IPR - NEWSLETTER

894

Subscritores do Boletim do IPR




SITE

1800

visitantes do sítio da internet do IPR, por mês, actualmente




LOJA DOS RELÓGIOS PORTUGUESES


50

Relógios à venda na loja dos relógios portugueses


6

Marcas de relojoaria portuguesas disponíveis na loja do IPR




LOJA DE FERRAMENTAS -tudopararelojoaria.pt

300

Produtos disponíveis na loja de ferramentas para relojoaria do IPR: www.tudopararelojoaria.pt




REDES SOCIAIS


1726

Número de seguidores do Instagram: seguir



115

seguidores no Linkedin: seguir



118

Membros do grupo de whatsapp do IPR: solicitar adesão



94

Seguidores da conta recém-activada do Facebook do IPR: seguir



241 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Yorum

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
Misafir
28 Kas 2023
5 üzerinden 5 yıldız

Espectacular Nuno! Admiro imenso o teu trabalho, perseverança, dinamismo e espírito de iniciativa! Estás a enriquecer imenso o mundo da relojoaria em Portugal! Um grande abraço de parabéns e felicidades, para ti e para toda a simpática e excelente equipa!

Beğen
bottom of page