top of page

O Relógio Ghibli e a arte de Hayao Miyazaki

O Relógio Ghibli é um monumento nacional no Japão. Criado por Hayao Miyazaki e construído por kunio Shachimaru, é na verdade um castelo de autómatos. O aspecto deste relógio monumental é reconhecível na obra cinematográfica de Hayao Miyazaki, especialmente no filme o Castelo Andante. Este é um bom exemplo de quando a vertente artística ofusca a vertente prática nos relógios.



Hayao Miyazaki


Hayao Miyazaki (宮崎 駿, Miyazaki Hayao) é um animador, diretor, produtor, argumentista, autor e artista de mangá japonês. Co-fundador do Studio Ghibli, ganhou aclamação internacional como magistral contador de histórias e criador de filmes de animação japoneses, é amplamente considerado como um dos cineastas mais talentosos da história da animação. Foi também o criador do enorme relógio Ghibli.


RELÓGIO GHIBLI


Relógio Ghibli - Nippon TV


O Relógio Ghibli foi projectado por Hayao Miyazaki em colaboração com o escultor kunio Shachimaru. Tem 10 m de altura e 18 m de largura e pesa cerca de 28 toneladas. Trata-se de um relógio monumental, musical, com autómatos. No Japão estes relógios são chamados de karakuri-dokei. O Ghibli foi dsenhado por Hayao Miyazaki, na sede do canal de televisão “Nippon TV” em Tóquio. O Studio Ghibli que foi sempre financiado pela Nippon TV é uma espécie de Walt Disney japonesa. Em função do dia da semana o relógio tem quatro ou cinco "performances" nas quais os seus autómatos entram em acção. As portas abrem e fecham, os elevadores sobem e descem, surge fumo de canhões imponentes e autómatos de formas variadas fazem uma dança caprichosa. Até mesmo os ponteiros do relógio participam na dança, ignorando o tempo por um momento e executando uma dança própria.

Este é, possivelmente, o relógio monumental que conta a história mecânica mais complexa do mundo. Para quem viu a viagem de Shihiro ou, especialmente, o Castelo andante, o desgin deste relógio é bastante familiar. Hayao Miyazaki é co-fundador dos estúdios Ghibli e o relógio Ghibli é uma homenagem ao trabalho desenvolvido por este estúdio nos últimos anos, em filmes de animação. Este é um bom exemplo de um relógio que viu a sua função prática de indicar as horas ofuscada por uma dimensão artística muito superior.


Para quem não viu ainda a obra de Hayao Miyazaki, aqui ficam duas propostas que ajudam a compreender melhor este relógio:


A VIAGEM DE CHIHIRO

A jovem Chihiro e seus pais têm de se mudar para outra cidade. Durante a mudança o seu pai, decide tomar um atalho para economizar tempo, porém, acabam por se perder e chegam a um edifício com um estranho túnel no centro. Ainda que Chihiro se negue a entrar, seus pais insistem em seguir túnel adentro. Do outro lado, descobrem uma vila aparentemente abandonada; a família opta por explorar o lugar e acabam por encontrar um restaurante no qual decidem parar para comer. Chihiro deixa-os para continuar a sua investigação. Quando começa a anoitecer um misterioso jovem chamado Haku aparece e ordena que Chihiro saia do lugar antes que anoiteça completamente. Chihiro corre em busca dos pais, enquanto pouco a pouco a cidade vai ganhando vida: os postes acendem e aparecem uma variedade de espíritos. Ao chegar ao restaurante, Chihiro descobre que seus pais se tornaram enormes porcos. Aterrorizada, a jovem foge e começa a dar-se conta de que está a ficar transparente. Haku, que aparece novamente, recomenda que para ela não desaparecer deve comer algo do mundo em que se encontra e oferece-lhe uma baga. Depois disto, leva-a secretamente a uma casa de banhos termais na qual deve aceitar um trabalho antes que possa ajudá-la a escapar. Assim, com a ajuda de vários amigos que faz ao longo da história, Chihiro inicia uma grande aventura para encontrar uma maneira de acabar com o feitiço que mantêm a sua família transformada em porcos e poder continuar com sua vida livre.




O CASTELO ADANTE

Sophie, uma típica adolescente de 18 anos, vê a sua vida virada do avesso quando se cruza acidentalmente com o misterioso mas belo feiticeiro Howl. Consequentemente é transformada numa mulher de 90 anos pela vaidosa e perversa Bruxa do Desperdício. Ao embarcar numa incrível odisseia para quebrar a maldição, Sophie encontra refúgio no castelo andante de Howl onde conhece Markl, o aprendiz de Howl, e um impetuoso demónio de fogo, Calcifer. O amor e o apoio de Sophie vão ter um enorme impacto em Howl, que, em tempo de guerra, vai arriscar a sua vida para ajudar a trazer paz ao reino.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page