top of page

Only Watch adiado



A Associação Monègasque les Myopathies (AMM) decidiu adiar a 10ª edição do leilão Only Watch para 2024. Esta decisão surge após questões levantadas nas redes sociais nas últimas semanas sobre o evento beneficente. Embora François-Paul Journe tenha declarado publicamente a sua "confiança total" na iniciativa, a marca Audemars Piguet retirou-se do leilão sem uma declaração pública explicando o motivo.


Esta decisão terá também, provavelmente, relação com a retirada da Audemars Piguet do leilão, na semana passada, para além dos crescentes pedidos de maior transparência financeira.

Only Watch: Lote 6 - Royal Oak Selfwinding Flying Tourbillon Openworked
Only Watch: Lote 6 - Royal Oak Selfwinding Flying Tourbillon Openworked - retirado do leilão

O adiamento é lamentável, considerando a importância da iniciativa para a investigação médica. Ainda não foi anunciada uma data específica para o leilão, sabe-se apenas que será em 2024, sugerindo que a decisão ainda não foi tomada. A organização pretende que o leilão ocorra em harmonia com a comunidade, dando tempo suficiente para responder a todas as preocupações levantadas.


A venda, em parceria com a Christie's, estava originalmente planeada para 5 de Novembro de 2023 em Genebra. No entanto, o Only Watch emitiu hoje um comunicado no qual explica que, apesar dos seus esforços para responder às questões e preparar uma auditoria às suas finanças, o tempo para certificação e mudanças na gestão não coincidem com o leilão iminente.


A última semana tem sido agitada para o evento, com pedidos de transparência nas redes sociais, a retirada da AP (Audemars Piget) e a subsequente declaração de apoio do F.P. Journe no Instagram. A AP afirmou simplesmente que cancelou a sua participação e não fornecerá mais comentários.


Na manhã de ontem, o Only Watch forneceu documentação em apoio aos esforços de maior transparência. Entre os documentos estão os relatórios financeiros dos últimos cinco anos, uma lista de projetos financiados pelo leilão na última década e relatórios financeiros de duas empresas biotecnológicas apoiadas pelas caridades. O Only Watch compromete-se também a auditar as suas contas e a partilhar os resultados no início de 2024.


O Only Watch foi fundado em 2005 por Luc Pettavino para angariar fundos para investigação sobre a Distrofia Muscular de Duchenne. Trata-se de uma caridade importante para Pettavino, cujo filho, Paul, faleceu da doença em 2016. Até agora, o Only Watch angariou quase €100 milhões através de leilões.



DECLARAÇÕES

 

Declaração de François-Paul Journe

Tradução:

Caros Amigos,

A minha opinião sobre o Only Watch.

O meu desejo sempre foi doar para caridade médica que é necessária para salvar crianças.


Reitero a minha total confiança em Luc Pettavino, a quem conheço bem e que é um homem notável. E claro, também ao Principado do Mónaco, que é o patrono do Only Watch e aquele que o garante.


O que é importante é manter este compromisso, e é por isso que continuo ao lado do Only Watch! Porque quando esta terrível doença - que mata a maioria dos jovens afetados antes dos 20 anos - for vencida, estarei orgulhoso de dizer que contribuí.


François-Paul Journe



 

Declaração de adiamento da Only Watch


Ontem, dia 23 de Outubro, a Only Watch emitiu a seguinte declaração a informar que o seu leilão anual seria adiado (versão original: abrir):

ADIAMENTO DA 10ª EDIÇÃO DO LEILÃO ONLY WATCH

23 de Outubro de 2023 - comunicado de imprensa


Mónaco (23 de Outubro de 2023) – A Associação Monégasque contra as Miopatias (AMM) decidiu adiar a 10ª edição do leilão Only Watch (OW) para 2024, inicialmente previsto para 5 de Novembro de 2023 em Genebra.


A AMM foi criada em 2001 por um grupo de pais após o diagnóstico dos seus filhos, com um objetivo: acelerar a pesquisa de um tratamento para a distrofia muscular de Duchenne, uma doença genética rara.


Em 2005, a AMM organizou a primeira edição do Only Watch: um fantástico projeto que reuniu algumas das maiores marcas de relógios e novos talentos para angariar fundos significativos para a pesquisa da distrofia muscular, leiloando peças únicas criadas para a ocasião.


Os últimos dois anos marcaram um ponto de viragem significativo nesta jornada épica em direção à terapia, com a validação pelas autoridades de saúde francesas e europeias de um ensaio clínico "primeiro em humanos" financiado inteiramente por fundos angariados através do OW, lançado em Junho de 2023 no hospital de Garches, na região de Paris.


Este impacto é o fruto de quase 20 anos de trabalho por um grupo unificado que reúne marcas de relógios, compradores/doadores, investigadores, clínicos, parceiros organizacionais e logísticos e a imprensa. Milhares de horas de trabalho de milhares de pessoas foram investidas na criação do mais prestigiado leilão beneficente de relógios únicos no mundo.


Alguns dias antes do leilão, surgiram questões sobre a alocação de fundos e a governança da AMM, uma associação de famílias de pacientes.


Respostas foram fornecidas em relação às estratégias de financiamento escolhidas, às estruturas e projetos apoiados, e às contas e orçamento da associação.


No entanto, o tempo para certificação, mudanças na governança e o iminente leilão não coincidem. Não podemos nos permitir duvidar da sinceridade do compromisso de todas as partes envolvidas neste projeto, nem podemos permitir que esta maravilhosa história seja reescrita.


Queremos continuar a avançar em harmonia com a comunidade que se uniu em torno deste projeto caritativo e científico único e ambicioso, e por isso tomamos hoje a decisão de adiar o leilão para 2024.


Luc Pettavino, fundador da OW e Presidente da AMM:


“Continuaremos a avançar, fornecendo ainda mais informações sobre as ações virtuosas e extraordinárias que alcançámos graças a esta dinâmica. A agilidade que nos caracteriza permitiu-nos fazer progressos excepcionais. Uma das nossas maiores alegrias é saber, ao escrever estas linhas, que um grupo de crianças e jovens adultos foi incluído num ensaio clínico tornado possível pelos fundos do Only Watch. É tangível, concreto e dá esperança de uma cura. Isso é o que é importante.”




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page