top of page

OX - NOT JUST A BOX - I

Atualizado: 25 de jul. de 2022

Por Pedro Eloy Sena Rego


Muitos de nós já cobiçámos caixas de relógios com acabamentos refinados, em madeiras nobres, cores escuras e apontamentos em metal. Um altar que nos permite guardar os nossos objectos mais preciosos, os nossos companheiros de pulso, os relógios. Para mim apesar do fascínio sempre faltou algum mistério e cumplicidade nessa dualidade. O que melhor poderá reverenciar os nossos objectos mecânicos do que uma caixa com o seu próprio funcionamento mecânico.




Olá a todos, o meu nome é Pedro Sena Rego, sou estudante de doutoramento em engenharia Química e profissional em desenvolvimento de tecnologia farmacêutica. Espero que este trabalho que comecei em Novembro de 2019 inspire outros a tornarem-se inventores. Porque, quando comecei, também eu não sabia absolutamente nada sobre mecânica, materiais ou como prototipar. Felizmente, nos dias de hoje isso não é desculpa, basta existir muita vontade e abusar das plataformas de informação que são uma benção para curiosos como nós. A vontade de fazer algo único surgiu primeiro, e só depois surgiu a ideia de fazer uma caixa misteriosa e dinâmica. Nos últimos anos o desenvolvimento de impressoras 3D super acessíveis e poderosos softwares de desenho 3D tornaram os sonho de “makers” em todo o mundo realidade. No meu caso a paixão por relojoaria mecânica levou-me a este conceito que com muito orgulho sinto que é meu por ser uma ideia original.



OX - NOT JUST A BOX


Mas vou falar agora um pouco da minha criação, neste momento este projecto está na fase em que estou perto de acabar o design inicial final que pode então futuramente ramificar para se completar com segredos, complicações, diferentes materiais e diferentes configurações. Embora exista muita liberdade na criação de um objecto não quer dizer que não haja regras. Elas existem. Conseguir fazer o que se quer sem as quebrar envolve um trabalho mental e físico esgotante. A OxBox neste momento tem espaço para 8 relógios. Abre-se lateralmente e no topo, apenas com um movimento giratório sobre o seu próprio eixo. Tem ainda um sistema de embraiagem que permite ligar ou desligar o mecanismo central.



AS PRIMEIRAS DIFICULDADES


Colocar todas estas coisas dentro de uma pequena caixa e de forma a que o utilizador apenas tenha que dar duas voltas à caixa sem muito esforço para esta se abrir, está longe de ser fácil. O espaço é limitado e os materiais têm resistências e pesos diferentes, as tolerâncias reduzidas. Muitas vezes vi-me semanas a trabalhar numa solução para ultrapassar os desafios impostos pelos limites técnicos, para acabar por ter de voltar com tudo atrás e redesenhar tudo. Por forma a manter uma experiência de utilização e um design agradável para o utilizador, é necessário encontrar um equilíbrio entre a técnica, a experiência do utilizador e a estética.



PONTO DE SITUAÇÃO ACTUAL

Neste momento estou a completar o mecanismo central que alterei recentemente para esconder os carris onde as portas laterais se apoiam e tornar o movimento mais suave e fiável. Para tal desenvolvi um sistema planetário que se encontra ligado ao veio central, este actua em quatro engrenagens que por sua vez “empurram” e “puxam” as portas laterais. O veio central actua ainda de forma independente num sistema de engrenagens que leva os sem-fim a levantar ou descer a porta no topo da caixa.



PLANOS PARA O FUTURO


O próximo passo é imprimir todas as peças para testar este novo mecanismo. É muito comum ter que fazer pequenas alterações até finalmente acertar todas as tolerâncias para conseguir um movimento que funciona de forma suave e sem esforço. Tenho ainda mais umas alterações até completar o design principal que deixo para discutir nos próximos artigos. Fiquem atentos.


Abraço, e não tenham medo de procurar e aprender o que gostam mais!



















107 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page