top of page

Relógios com peças de substituição no interior

Um dos maiores pesadelos para um relojoeiro é a falta de peças, seria fantástico que os relógios incluíssem no seu interior um depósito com peças antigas. Há uns anos a marca Les Fils de Jeanneret-Brehm, mais tarde renomeada para Excelsior Park, e a marca Leonidas, acharam por bem incluir um depósito com as peças mais frágeis numa ponte dos seus relógios. Foram mesmo registadas várias patentes e produzidos vários modelos. Infelizmente esta ideia fantástica não teve continuidade.



O CALCANHAR DE AQUILES DO RELÓGIO
Óleode Peter Paul Rubens - 1625, Tétis a mergulhar o seu filho Aquiles no rio Estige
Óleo de Peter Paul Rubens - 1625, Tétis a mergulhar Aquiles no rio Estige

Aquiles, de acordo com a mitologia grega, era um recém-nascido, foi predito que ele morreria jovem. Para prevenir a sua morte, a sua mãe Tétis mergulhava-o nas águas do rio Estige, preso pelo calcanhar. Aquiles cresceu e tornou-se num guerreiro forte que sobreviveu a muitas batalhas. Nos mitos em torno da guerra, é dito que Aquiles morreu devido a uma ferida no calcanhar, por uma flecha, talvez envenenada, atirada por Paris. Actualmente um calcanhar de aquiles significa fraqueza a despeito de uma força geral, que pode levar a derrota ou queda.


Pode dizer-se que o calcanhar de aquiles do relógio é o axe. Antes da aplicação generalizada dos sistemas de anti-choque muitos relógios partiam o axe. O axe é uma peça do relógio que está sujeita, entre outras, a uma força axial. Também se usa o termo eixo do balanço para designar a mesma peça. Embora o sistema de anti-choque tenha sido criado pela casa Breguet há 233 anos, só a partir dos anos 30, mas principalmente nos 70 é que começou a surgir na maioria dos relógios. O eixo de balanço, ou axe, é mais espesso no centro e tem dois pivôs em aço temperado, muito finos, nas pontas. Esta peça suporta todo o sistema de balanço-espiral. Quando um relógio sofre uma queda ou um choque estes pivôs partem-se facilmente. Nessa situação diz-se que o relógio partiu o axe.




PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO NO INTERIOR

Para além do axe existem muitas outras peças frágeis e capazes de voar para o outro lado da sala, como a mola báscula, parafusos muito pequenos, o eixo da âncora.



Embora na altura ainda existissem bastantes casas de furnituras com bastantes axes, parafusos e molas disponíveis, para todos os calibres, alguns relógios de bolso da marca Excelsior Park e Leonidas tinham no seu interior um conjunto de peças de substituição, entre elas um eixo de balanço. Foi mesmo registada uma patente pela empresa Les Fils de Jeanneret-Brehm de Saint-Imier, mais tarde renomeada para Excelsior Park para esta ideia em 1922: patente CH100230 de 1922 na Suíça e DE388992 , também em 1922 , na Alemanha. A Leonidas fez, uns anos mais tarde, a sua própria patente também para um depósito de peças para substituição, integrado numa ponte do relógio, registada na Suíça, a CH131402, em 1929.



 



 


Calibre B No. 3364 da Excelsior Park

imagens: ©André Kellz


Nas imagens acima pode ver-se um movimento da Excelsior Park com o depósito de peças para substituição. A preto e branco está uma imagem retirada da própria patente. Os números a vermelho indicam a localização das peças de substituição. É possível ver um axe (1), um rubi (4), dois parafusos (5 e 6), uma mola báscula (3) e duas molas (7 e 2).




EXCELSIOR PARK PARA PORTUGAL E ITÁLIA

Nesta imagem pode ver-se um anúncio de relógios de 18 e 19 linha destinados ao mercado de Portugal e Itália. Esta marca era também conhecida na altura por fazer contadores de 30 segundos.





EXCELSIOR PARK E SECOND SECOND

A marca Excelsior Park continua activa e no ano passado lançou mesmo um relógio que resulta de uma colaboração com Seconde-seconde de Romaric André. Segundo as suas próprias palavras: "Quando o Excelsior Park me fez o convite para esta colaboração, tive uma ideia, a tradução de Excelsior, em latim, significa "mais alto,"... Indo mais alto do que o parque. Isso levou-me à noção de home run, o melhor lançamento no beisebol. Fora do campo, Out Of The Park, foi o nome escolhido para esta colaboração.


Seconde-seconde ficou famoso por modificar relógios. A modificação consiste normalmente na substituição dos ponteiros originais por versões coloridas e pixelizadas. Sempre que é feita essa subsituição os ponteiros são guardados numa pequena caixa para que o processo seja reversível mais tarde.


Excelsior Park - Out of the Park
Excelsior Park - Out of the Park



UM FUTURO SEM NADA DE NOVO

Infelizmente estes depósitos de peças para substituição não foram uma ideia duradoura, provavelmente porque não era do interesse dos fabricantes de peças e encarecia os relógios. Com a luta actual entre relojoeiros em marcas de relógios pela cedência de peças, também não é provável que esta ideia regresse tão cedo.







113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page