top of page

SUB 300T CLIVE CUSSLER


SUB 300T CLIVE CUSSLER
SUB 300T CLIVE CUSSLER

A Doxa criou uma versão de edição especial do seu relógio de mergulho SUB 300T que presta homenagem à vida do romancista de aventuras e explorador americano Clive Cussler. Para além de ser famoso por usar um Doxa SUB 300T com mostrador cor-de-laranja na sua vida pessoal, Cussler também escolheu o mesmo relógio para o protagonista dos seus romances, Dirk Pitt, e as obras de Cussler foram fundamentais para ajudar a colocar a Doxa no radar de um público mais mainstream, cimentando a reputação da marca como fabricante de relógios robustos e prontos para a aventura.


Trata-se do Doxa SUB 300T Clive Cussler, que apresenta um mostrador único inspirado numa bússola e um acabamento envelhecido que celebra a vida e as obras de um dos mais famosos utilizadores de Doxa de todos os tempos.


SUB 300T CLIVE CUSSLER
SUB 300T CLIVE CUSSLER

A CAIXA


Em termos de design e funcionalidade da sua caixa, o novo Doxa SUB 300T Clive Cussler (ref. 840.80.031.15) é basicamente o mesmo relógio que os modelos SUB 300T de série, o que significa que se baseia numa caixa angular em aço inoxidável, com 42,5 mm de diâmetro e 14 mm de espessura, com asas de 20 mm e uma distância total de 44,5 mm entre as asas. Apesar das suas dimensões algo imponentes, a caixa do SUB 300T não veste, surpreendentemente, muito grande devido ao seu perfil relativamente compacto entre as asas.


SUB 300T CLIVE CUSSLER
SUB 300T CLIVE CUSSLER

À semelhança de outros modelos SUB 300T de produção actual, é apresentado um vidro plano de safira sobre o mostrador, um sólido fundo aparafusado e, às 3 horas, uma coroa assinada com o logótipo do peixe Doxa, que se aparafusa para ajudar a suportar os generosos 1 200 metros de resistência à água do modelo.

Para além disso, tal como outros modelos SUB 300T, a edição Clive Cussler apresenta uma válvula de escape de hélio instalada na lateral da caixa às 9 horas, o que permite que o relógio seja utilizado para aplicações de mergulho de saturação. Embora uma válvula de escape de hélio seja uma característica que a maioria de nós nunca irá necessitar, faz sentido, do ponto de vista temático, incluir uma na nova edição Clive Cussler, dada a vida real do próprio Cussler e o mundo ficcional que criou para os seus romances.


ACABAMENTO


Com tudo isto em mente, ao contrário dos relógios SUB 300T de produção normal, o novo Doxa SUB 300T Clive Cussler apresenta um acabamento envelhecido em todos os seus componentes metálicos, o que dá ao modelo a aparência de ter passado muitos anos a ser utilizado numa variedade de diferentes condições exigentes. Ao invés de receber a gravação padrão do emblema de peixe da Doxa, o fundo de caixa da nova edição Clive Cussler apresenta o logótipo da National Underwater and Marine Agency (NUMA), que foi fundada por Cussler em 1979. Além disso, a gravação inclui os nomes de todas as expedições da organização em torno do seu emblema no centro, ocupando a totalidade do espaço do fundo de caixa. Da mesma forma, a parte lateral da luneta em aço inoxidável envelhecido também apresenta gravações que denotam a associação do modelo a Clive Cussler.



SUB 300T CLIVE CUSSLER
SUB 300T CLIVE CUSSLER


O MOSTRADOR


Embora o acabamento envelhecido da caixa seja certamente único na linha moderna da Doxa, sem dúvida que a característica mais distintiva do novo Doxa SUB 300T Clive Cussler é o seu mostrador feito à mão, que foi inspirado no design de uma bússola vintage e apresenta um acabamento envelhecido a condizer com a caixa. A disposição geral do mostrador é a mesma que pode ser encontrada nos modelos SUB 300T padrão, porém, o centro apresenta um padrão com rosa dos ventos em relevo, enquanto o nome «Clive Cussler» aparece em letras vermelhas para combinar com os acentos no ponteiro dos segundos e na luneta. Para além disso, o disco do calendário, que indica a data através de uma janela no mostrador às 3 horas, apresenta números pretos, com as datas 7, 15 e 31 impressas a vermelho, em homenagem ao aniversário de Clive Cussler (15 de Julho de 1931), excelente pormenor.


O MOVIMENTO


A equipar a nova edição do Doxa SUB 300T Clive Cussler está o que a marca chama de movimento "mecânico automático suíço" e, como é frequentemente o caso com os relógios da marca, não foi especificado um calibre nem um fabricante exacto. Dito isto, com as especificações familiares de uma frequência de funcionamento de 28.800vph (4 Hz) e uma reserva de marcha de aproximadamente 38 horas, o movimento no interior do SUB 300T Clive Cussler é mais do que provavelmente o mesmo movimento automático Sellita SW200 que é utilizado nos relógios SUB 300T normais da marca. Na realidade, ninguém vai comprar um Doxa (especialmente este modelo em particular) apenas devido ao movimento, e um calibre fiável de quantidade conhecida é perfeitamente adequado para um relógio desta natureza, especialmente quando está escondido atrás de um fundo de caixa bem decorado.


A BRACELETE


A bracelete de 20 mm do Doxa SUB 300T Clive Cussler é uma bracelete em aço inoxidável beads of rice que apresenta o mesmo acabamento envelhecido escuro que pode ser encontrado em toda a caixa e luneta do relógio. A bracelete apresenta uma construção de elos bastante sólidos e inclui uma báscula dobrável de botão duplo que possui um sistema de extensão integrado (idêntico ao estilo de fecho instalado no Doxa Army que analisei anteriormente aqui). O funcionamento da extensão é feito premindo os dois botões secundários localizados na parte lateral do fecho, o que permite que a peça de extensão interior deslize para fora e ofereça várias posições de ajuste incremental em tempo real.





Embora a bracelete se destine claramente a ser a opção principal para a nova edição Clive Cussler, a Doxa também inclui uma bracelete NATO bege adicional com uma fivela de pino robusta e assinada que complementa a cor do mostrador inspirada na bússola antiga do relógio. Adicionalmente, se os compradores desejarem usar o novo SUB 300T Clive Cussler com uma bracelete de borracha, existe também uma opção de duas peças em borracha FKM preta, equipada com o mesmo fecho da bracelete (com um acabamento envelhecido a condizer). Tendo isto em conta, a bracelete de borracha não está incluída no relógio, embora possa ser adquirida separadamente por um custo adicional.




CONDIÇÕES DE VENDA E ENTREGA


Entregue numa caixa de apresentação com o tema de um livro, em homenagem aos romances de Cussler, o novo Doxa SUB 300T Clive Cussler destina-se claramente a coleccionadores e entusiastas, embora este modelo único não esteja a ser produzido como uma edição limitada. Ainda assim e altamente improvável que este relógio de edição especial seja uma oferta a longo prazo na linha da Doxa, quem quiser comprar o novo Doxa SUB 300T Clive Cussler pode adquiri-lo ao preço de retalho oficial de 2 690€, enquanto a bracelete de borracha preta adicional custa 490€. Em comparação com os modelos SUB 300T normais, o preço para a nova edição Clive Cussler não é insignificante (aproximadamente 40%), embora seja inegável que este é um dos relógios mais exclusivos que a Doxa apresentou nos últimos anos, e oferece uma estética significativamente diferente em comparação com qualquer um dos outros modelos da linha actual da marca.


SUB 300T CLIVE CUSSLER
SUB 300T CLIVE CUSSLER

Para mais informações sobre o relógio Doxa SUB 300T Clive Cussler, visite o site da marca: DOXA




 

NOTAS:


Para conhecer os livros de Clive Cussler: Wook ; Bertrand ; Almedina


Enquanto protagonizava o filme Sahara de Cussler em 2007, Matthew McConaughey usou o Doxa Sub 300T no filme, tal como Pitt fez nos romances de Cussler.
Enquanto protagonizava o filme Sahara, de Cussler, em 2007, Matthew McConaughey usou o Doxa Sub 300T no próprio filme, tal como Pitt fez nos romances de Cussler.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page