Time to Watches 2025
- Instituto Português de Relojoaria

- 11 de jul.
- 1 min de leitura
O prémio Time to Watches 2025 foi atribuído à jovem designer coreana Suan You, pelo seu projecto de graduação MIMU, desenvolvido no âmbito da HEAD – Genève (Escola de Arte e Design de Genebra).
Esta distinção insere-se na parceria da iniciativa Time to Watches com a referida escola, com o objectivo de destacar os projectos mais promissores na área do design relojoeiro, a nível de licenciatura ou mestrado.

O projecto premiado, MIMU, conquistou o júri graças a um delicado equilíbrio entre poesia, emoção e singularidade. Trata-se de um conceito inovador: "esconder o tempo para resgatar o momento". O relógio está encapsulado num seixo liso e colorido, e o acesso à hora ocorre de forma lúdica, através do movimento de um quebra-cabeças deslizante. Esta experiência íntima, táctil e quase secreta remete para o significado da palavra "MIMU" em coreano — algo difícil de definir, mas fácil de sentir.

A inspiração do projecto remonta a uma época em que as mulheres estavam excluídas da temporalidade linear e estruturada dominada pelos homens, tendo acesso ao tempo apenas por meio de objectos transformados e simbólicos. Assim, o MIMU assume uma identidade polimórfica: é simultaneamente joia de bolsa, colar e escultura miniatural.

O júri valorizou precisamente esta sensibilidade e sofisticação. Ao premiar este projecto, o Time to Watches reforça o seu compromisso com uma relojoaria mais livre, aberta e criativa.

O evento Time to Watches, que decorre durante a Geneva Watch Week desde 2022, promove a ligação entre marcas relojoeiras, profissionais do sector, media, influenciadores, coleccionadores e entusiastas.
Mais informações no site oficial da Time To Watches.



Comentários