top of page

Vulcain ressuscita o Nautique 38mm, um “diver de 1960


Vulcain Nautique mostrador Azul @ Vulcain


Mais do que apenas um especialista em relógios de alarme mecânicos, a Vulcain foi desde sempre também conhecida pelas suas façanhas no campo da relojoaria mecânica. Este nome lendário da relojoaria suíça com uma herança e história fora do comum está agora de regresso e recorda que a marca foi fundada em 1858 em Le Locle, mesmo no coração do berço da relojoaria suíça!


Com base nesta rica herança, a Vulcain olha agora para o futuro com Guillaume Laidet a liderar a sua estratégia de produto. Com um toque de ousadia e um brilhozinho nos olhos, este verdadeiro entusiasta da relojoaria vintage, empresário da nova geração e o que se pode hoje chamar um génio no campo dos negócios digitais, é também um veterano neste tipo de desafios.


E se o regresso do lendário modelo com alarme Cricket em outubro de 2022 animou a comunidade, a revelação que se segue da Vulcain chama a atenção para uma outra competência da marca, desta vez no mundo do mergulho subaquático. A reedição do Vulcain Nautique 38mm, um relógio de mergulho com características de lenda dos anos 60, captura a imaginação com credenciais aquáticas impecáveis.


Vulcain Nautique – ali logo no início da história dos relógios de mergulho


Pense-se em “Vulcain” e a primeira palavra que vem à cabeça é “Cricket”. Mas a Vulcain é um verdadeiro tesouro de belas adormecidas. O Diver Nautique, inspirado num modelo Vulcain lançado em 1960, integra o calibre automático suíço de três ponteiros ETA 2824 com reserva de marcha de 38 horas, o cavalo de batalha entre a gama de calibres mecânicos do famoso fabricante de movimentos.


Vulcain Nautique mostrador Negro @ Vulcain


A presença resolutamente vintage torna este relógio de mergulho de 1.490 CHF mais do que uma proposta atraente na paisagem de relógios de mergulho neo vintage. O Diver Nautique tem todos os atributos de um relógio subaquático, como é evidenciado pelos ponteiros e índices de grande legibilidade cobertos com Super-Luminova castanho cáqui para um contraste durante o dia e uma maior legibilidade em condições de pouca luz, ou a luneta canelada unidirecional com inserções de cerâmica preta e marcadores brancos contrastantes. Classificado para uma profundidade de 200 metros, o relógio apresenta as proporções que muitos consideram ideais com uma caixa de aço inoxidável de 38 mm.


O Diver Nautique da Vulcain, disponível em duas versões:


O Diver Nautique 38 mm apresenta-se com um mostrador preto fosco com assinatura e escala de minutos branca impressa por transferência, ponteiros e marcadores de horas em Super-Luminova; a pulseira de 'troca rápida' é de couro com padrão de carbono preto e costura a combinar.


Vulcain Nautique mostrador Negro @ Vulcain


O Diver Nautique 38mm com mostrador azul escovado vertical apresenta uma escala de minutos e assinatura impressas em branco por decalque; ponteiros e marcadores de horas com Super-Luminova; a pulseira de couro com padrão de carbono preto e costura a combinar apresenta um sistema de "troca rápida”.


Vulcain Nautique mostrador Azul @ Vulcain

Um pouco de história sobre a Vulcain


imagem @ Vulcain


Desde 1858 que a chama da Vulcain brilha nas montanhas suíças do Jura, já então o berço da relojoaria suíça de precisão. A história desta casa integra também a história de dois talentosos relojoeiros, os irmãos Ditisheim, que cedo construíram uma reputação de engenharia de precisão e de excelência na construção de relógios complicados, repetidores de minutos e calendários perpétuos – obras-primas da relojoaria que rapidamente ganharam prémios em dezenas de exposições internacionais. Na mitologia romana, Vulcano (Hefesto na mitologia grega) é o deus do fogo e dos vulcões, aquele que forjava as espadas dos deuses e a divindade venerada pelos ferreiros na antiguidade. Que nome melhor para a forja de excelência fundada pelos irmãos Ditisheim?



1947... O mudo regula-se pela hora do Cricket!

Anúncio Vulcain Cricket de 1947 @ Vulcain


Em 1947, a Vulcain utilizou a sua longa tradição de excelência em complicações relojoeiras para criar o “tool watch” perfeito para uma nova e movimentada era - o primeiro relógio com alarme verdadeiramente eficaz. O agora famosíssimo movimento Cricket introduziu um mecanismo de alarme mecânico que produzia uma vibração suficientemente forte e duradoura para retirar alguém do sono mais profundo; uma conquista ainda mais notável uma vez que se trata de um relógio de pulso.


Presidente Eisenhower com um Cricket no Pulso @ Vulcain


Mas o Vulcain Cricket tornou-se verdadeiramente famoso quando uma conferência de imprensa foi interrompida por um som similar ao de um grilo que parecia emanar do pulso do presidente Harry S. Truman. E quando os Presidentes que se seguiram decidiram também usar o mesmo modelo, o relógio passou a ser apelidado «The Presidents' Watch». Ainda hoje, cada presidente dos EUA recebe um Vulcain Cricket e, a julgar pelas calorosas cartas de agradecimento que a marca afirma receber, o modelo continua a ser um acessório útil e bastante apreciado.


1960... Mergulhe! Mergulho! Mergulho!


No inicio da década de 60 já o mergulho se tinha transformado numa actividade global, com uma comunidade crescente de mergulhadores livres e autónomos a explorar o mundos subaquático. Embora na Suíça o conceito de “Open Waters” tenha sido sempre associado ao mergulho em lagos, projetar um relógio que pudesse suportar o ambiente marinho da água salgada, com os desafios sem precedentes que então isso representava – resistência absoluta à água, precisão e fiabilidade totais, sem mencionar a legibilidade em baixas condições de luminosidade – foi uma tarefa difícil que intuitivamente foi abraçada pelos relojoeiros suíços. O resultado foi o Vulcain Nautique, o companheiro perfeito para ambos os ambientes, húmido e seco, funcional onde é necessário, elegante onde interessa – e não muito volumoso (apenas 12,2 mm de espessura!). Produzido entre 1960 e 1969, o Nautique da Vulcain tinha uma caixa de aço de 37 mm e uma luneta rotativa canelada, sendo um precursor do que hoje é conhecido como sport-chic.


Vulcain Nautique mostrador Azul @ Vulcain

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


Referências: Versão preta - VUL-DI-001 / Versão azul - VUL-DI-002

Caixa: Aço inoxidável escovado vertical 316L

Bezel: Luneta giratória unidirecional com inserto de cerâmica preta

Fundo da caixa: Aço inoxidável 316L polido

Opções de discagem: Preto fosco com impressão de transferência branca e ponteiros e índices aprimorados Super-Luminova marrom cáqui (VUL-DI-001) Azul escovado vertical com impressão de transferência branca e ponteiros e índices aprimorados Super-Luminova marrom cáqui (VUL-DI -002)

Diâmetro: 38mm

Espessura: 12,2mm

Cristal: Cristal de safira abaulado

Resistência à água: 20 ATM

Pulseira: Pulseira de couro preto com padrão de carbono e costura combinando

Fivela: aço inoxidável 316L

Movimento: ETA 2824 - mecânico automático de corda automática

Funções: Mostrador analógico de horas, minutos e segundos

Frequência: 28.800 alternâncias por hora (4 Hz)

Reserva de marcha: 38 horas


Preço: 1.490 CHF


Para mais informações sobre a Vulcain, visite o sitio da marca aqui.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page