top of page

Audemars Piguet - Royal Oak Perpetual Calendar Cactus Jack

A fabricante suíça de Alta Relojoaria Audemars Piguet lançou uma nova edição limitada do Royal Oak Perpetual Calendar Openworked em colaboração com a marca e selo Cactus Jack, fundada pelo artista de hip hop americano Travis Scott. Este modelo de 41 mm é feito em cerâmica castanha – uma novidade para a Audemars Piguet.


Audemars Piguet - Royal Oak Perpetual Calendar Cactus Jack

O ENCONTRO DE VÁRIOS UNIVERSOS


A Audemars Piguet sempre fomentou sinergias criativas com diferentes universos, incluindo desporto, cultura pop, arte e entretenimento. Graças à sua colaboração com personalidades como Jay-Z (2005) e LeBron James (2013), a Manufacture fortaleceu suas ligações com a cultura pop desde o início dos anos 2000. A AP tornou-se desde então uma das marcas mais citadas em músicas de rap. Hoje, o relojoeiro de Le Brassus uniu-se à Cactus Jack para desenhar esta nova Edição Limitada “Cactus Jack” do Royal Oak Perpetual Calendar Openworked, que ostenta os códigos estéticos das duas marcas.



ALCUNHADO DE “THE CHOCOLATE AP” POR TRAVIS SCOTT


A Audemars Piguet apresenta o seu primeiro modelo Royal Oak em cerâmica castanha – uma cor assinatura para a Cactus Jack. Este material leve e resistente a riscos pode ser admirado na caixa de 41 mm do relógio e nos tachas da pulseira. A cerâmica é feita de pó de Óxido de Zircónio estabilizado com ítrio (Zr2O), que é combinado com um ligante e óxidos metálicos que lhe darão a sua cor final de chocolate uma vez que a cerâmica tenha sido sinterizada a mais de 1000°C. Alcançar uma cor uniforme é uma etapa delicada e crucial no processo de fabricação. Cada componente é então pré-polido e pré-escovado antes de ser acabado à mão para atingir a alternância característica da Manufacture de superfícies escovadas e chanfros polidos.



Audemars Piguet - Royal Oak Perpetual Calendar Cactus Jack

“O AP chocolate”, como Travis Scott gosta de chamar no seu último álbum, apresenta parafusos hexagonais em ouro branco, bem como um mostrador de safira revelando a arquitetura aberta do Calibre 5135. Este movimento combina componentes em tons de ródio com tonalidades em ouro rosa, ecoando subtilmente o fino círculo em volta dos submostradores de dia, mês e data, respetivamente localizados às 9, 12 e 3 horas. Os submostradores também jogam com a transparência para revelar parte do movimento. Os ponteiros de horas, minutos e contadores, bem como os marcadores de horas inseridos na escala de segundos, são feitos em ouro e cobertos com PVD castanho antes de serem preenchidos com um material luminescente branco que se torna azul no escuro. O ponteiro em forma de seta vermelha que indica a semana realça a legibilidade à luz do dia.


Audemars Piguet - Royal Oak Perpetual Calendar Cactus Jack

A equipa de Design da Audemars Piguet desenhou especialmente a tipografia das indicações do calendário e da semana baseada no modelo desenhado à mão por Travis Scott. Até o ponteiro do submostrador do dia assume a forma do logotipo da marca. Mas, a referência mais visível é o design da fase da lua às 6 horas. A representação habitual do satélite natural da Terra foi substituída pela cara sorridente emblemática da Cactus Jack com a boca cosida, cujo revestimento luminescente brilha azul no escuro. Em contraste, as outras indicações do calendário, com exceção da indicação da semana, são dotadas de um material luminescente que se torna verde à noite para um efeito luminoso único. Uma nova pulseira de couro de bezerro texturizado faz a sua estreia para a ocasião, enquanto a fivela dobrável em ouro rosa é gravada com as assinaturas de “Audemars Piguet” e “Travis Scott”. Por fim, o fundo da caixa é gravado com “Royal Oak Perpetual Calendar”, “Limited Edition of 200 Pieces” e “Utopia is a state of mind” em referência ao último álbum de Travis Scott.



Para mim, a relojoaria é a combinação suprema de engenharia, moda, tecnologia e design - uma harmonia de precisão, artesanato e timing perfeito. Eu abordei esta colaboração de forma semelhante à de fazer um sample ou começar uma batida, tirando inspiração dos clássicos enquanto introduzo inovação para os levar para o futuro. Estou super entusiasmado com os resultados, uma primeira vez para o icónico Royal Oak. Para ser o último projeto do meu irmão Francois como CEO da AP torna tudo ainda mais épico. Travis Scott Artista e Fundador da Cactus Jack

UM ROTOR ASSINADO “CACTUS JACK”


A Edição Limitada “Cactus Jack” do Royal Oak Perpetual Calendar Openworked é movida pelo Calibre 5135 de corda automática. O movimento leva automaticamente em conta o número de dias do mês e exibe corretamente a data actual, mesmo em anos bissextos. Assumindo que o relógio é mantido constantemente carregado, a data não necessitará de correção manual até 2100, altura em que precisará ser ajustada para permanecer em conformidade com o calendário gregoriano. O fundo da caixa em cerâmica castanha e safira revela as refinadas decorações que adornam o movimento, incluindo satiné circular, escovado, jateamento de areia, escovado sunray e chanfros polidos. O rotor openworked de 22 quilates em ouro rosa carimbado é finalizado com escovado satiné e chanfros polidos. Também é gravado com as duplas assinaturas de “Audemars Piguet” e “Cactus Jack”. O logotipo da Cactus Jack, que aparece no centro do peso oscilante, traz o toque final a esta colaboração na encruzilhada de universos diversos.


Calibre 5135

CARACTERISTICAS TÉCNICAS



Royal Oak Perpetual Calendar Openworked “Cactus Jack”

Edição Limitada / 41 mm 26585CM.OO.D301VE.01


Caixa


Diâmetro: 41 mm

Espessura: 9,9 mm

Coroa: de rosca em cerâmica castanha

Fundo: Cerâmica castanha e vidro safira antirreflexo

Bisel: Cerâmica castanha de rosca

Vidro: Safira antirreflexo

Resistência à água: até 20 metros


Movimento


Funções: Calendário perpétuo com indicação da semana, dia, data, lua astronómica, mês, ano bissexto, horas e minutos.

Calibre: 5135

Diâmetro: 29 mm (12 ¾ linhas)

Espessura: 4.5 mm

Número de peças: 374

Rubis: 38

Reserva de marcha: 40 horas garantidas

Frequência: 19.800 alt/h - 2.75 hz


Mostrador


Material: safira, submostradores com moldura em ouro rosa e indicações do calendário com revestimento luminescente que brilha verde no escuro – número 31 no contador às 3 horas que se torna azul à noite

Marcadores: de horas em ouro aplicados

Ponteiros: Royal Oak dotados de PVD castanho e revestimento luminescente que se torna azul no escuro, bisel interno castanho.


Pulseira


Material: Couro de bezerro castanho com efeito texturizado de jeans

Fivela: dobrável em ouro rosa gravada com as duplas assinaturas “Audemars Piguet” e “Travis Scott”.


Mais informações no site oficial da Audemars Piguet.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page