top of page

Estudar Relojoaria Pelo Mundo Fora

Atualizado: 31 de ago. de 2022


Estudar Relojoaria Pelo Mundo Fora
ilustração: ©NunoMargalha

O interior do relógio esconde os segredos do tempo. Para desvendar esses segredos muitos de nós arriscámos desmontar alguns dos nossos mais preciosos relógios. Talvez não os mais caros, e na verdade todos são preciosos. Seja como for, os primeiros passos na relojoaria são fascinantes, a descoberta sobre como funciona o escape, o oscilador, o calendário, cria em nós um entusiasmo difícil de satisfazer. A solução acaba por ser estudar relojoaria, como forma de aliviar o stress ao fim do dia ou mesmo como forma de encontrar uma profissão.Muitas das mudanças de carreira iniciaram precisamente com uma maior dedicação a um passatempo. Se é esse o seu caso, aqui ficam umas opções para estudar relojoaria pelo mundo fora.



Alemanha


Seminários de relógios Flüthe, Telgte

A escola Flüthe oferece dois dias de seminários práticos e teóricos em relojoaria para aqueles que preferem receber uma introdução inicial.


Escola de relojoeiro original Glashütte "Alfred Helwig"

Os estudantes completam um curso de três anos para se tornarem relojoeiros profissionais


Escola de Relojoaria Hessiana, Hessenpark

Uma das melhores escolas de relojoaria da Alemanha, a Hessische Uhrmacherschule oferece uma ampla variedade de workshops e programas.


Mecanicus, Ohmden

A Mecanicus oferece uma oficina de relojoaria especial para relógios mecânicos e especialmente para relógios antigos ou antigos, além de seminários para colecionadores e entusiastas.


Austrália


Australian Antiquarian Horological Society Inc.

Aulas de restauração e conservação de relógios e oficinas de reparações.



Bélgica


Technicum Noord-Antwerpen, Antwerp

Apresenta um curso de "Aprendizagem e Trabalho" em relojoaria.

Site: www.tna.be

I.A.T.A Instituto de Técnicas de Educação Artística, Ciências e Ofícios, Namur



Canadá


Ecole National D'Horlogerie, Trois-Rivieres, Quebec

Localizada em Quebec, Canadá, a Escola Nacional de Relojoaria treina indivíduos ao longo de 1800 horas distribuídas por 1 ano e meio. No final da formação é entregue um diploma de carácter profissional.



Dinamarca


Den Danske Urmagerskole, Ringsted

Den Danske Urmagerskole Student Service Center oferece cursos de relojoaria.



Espanha


La Mercê

A única escola pública oficial na Espanha em que se pode estudar mecânica de relojoaria ao longo de 2 anos. Montagem, desmontagem e fabricação de peças para relógios de pulso e grandes relógios.



Estados Unidos


NAWCC, Colômbia, PA

O NAWCC oferece uma variedade de workshops educacionais para qualquer pessoa, desde o iniciante curioso até o horologista avançado.

Contato: Steve Humphrey, Diretor Executivo: shumphrey@nawcc.org


Cursos de Bancada AWCI

Como parte do programa de educação continuada do AWCI, vários cursos de bancada podem ser agendados em área local específicas. Alguns dos cursos que oferecidos incluem: Pivô e tempo, tempo e regulagem, controlo de qualidade, reparação e diagnóstico de relógios de quartzo, cronógrafos mecânicos, procedimentos modernos de lubrificação de relógios de pulso e manutenção de cronógrafos de quartzo ETA.


Escola de Horologia da Gem City College, Quincy, IL

A Gem City College School of Horology oferece uma ampla variedade de cursos de sua escola de horologia.


Lititz Watch Technicum, Lititz, PA

Lititz Watch Technicum tem um currículo que combina técnicas centenárias de relojoaria com as mais recentes actualizações de diagnóstico com recurso a equipamentos eletrónicos de última geração.


Escola Noroeste de Horologia. Seattle, WA

Uma escola que dá formação em reparação de relógios para alunos de todos os níveis. A Northwest School of Horology é a única escola independente para o estudo de reparação de relógios em Seattle. Eles oferecem uma variedade de cursos em reparação de relógios, reparação de relógios e microusinagem. Os cursos são abertos a qualquer pessoa com interesse em aprender!


Universidade Estadual de Oklahoma. Relojoaria e Microtecnologia, OK

Desde 1946, alguns dos melhores relojoeiros de luxo do mundo receberam a sua formação através da Escola de Relojoaria do OSU Institute of Technology.

Contato: Jason Champion, Coordenador do Programa: jason.champion@okstate.edu


Instituto York Time, York, PA

O York Time Institutes oferece um Programa de 54 semanas em Conservação, Restauração e Reparo de Relojoaria, bem como cursos personalizados de fim de semana e noturnos para profissionais de relojoaria, colecionadores e entusiastas.


O Instituto Norte-Americano de Relojoaria Suíça NAIOSW

NAIOSW, juntamente com escolas em Hong Kong e Xangai são escolas parceiras da WOSTEP. Oferecem uma proporção de 1 professor para 6 alunos.

Contato: Stanley McMahan, Instrutor de Referência: stanley.mcmahan@iosw.com

O Watch Technology Institute no North Seattle Community College

Em parceria com a SAWTA (Swiss American Watchmakers Training Alliance) e apoiado pela Rolex, ensina a arte e a ciência da relojoaria num curso intensivo de 2 anos.

Iniciativa dos Veteranos Relojoeiros

A Veterans Watchmaker Initiative é uma escola de relojoaria em tempo integral para veteranos americanos com deficiência para serem treinados na arte da relojoaria. Actualmente estão atualmente em expansão para uma nova instalação que abrigará 54 alunos em tempo integral. São uma empresa certificada sem fins lucrativos.


Finlândia


A Escola Finlandesa de Relojoaria, Kelloseppakoulu

Esta escola de relojoaria é uma escola profissional privada que possui programas de formação de três anos para relojoeiros com recurso a tecnologia moderna.


Holanda


Vakschool, Schoonhoven

A Vakschool, Schoonhoven oferece uma ampla gama de cursos vocacionais em relojoaria.



Japão


Faculdade de Joalharia Hiko Mizuno, Tóquio

Oferece cursos de dois anos abarcando movimento de relógios, teoria, metalurgia, relógios de quartzo e conserto de relógios antigos. Depois disso, há um curso de três anos no qual são abordados relógios cronógrafos e dá uma habilitação de mestre relojoeiro.



Portugal


Casa Pia de Lisboa

Esta instituição forma relojoeiros há 125 anos.

Qualquer pessoa com menos de 26 anos pode ingressar no curso de Técnico de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa. As provas de acesso incluem uma prova de motricidade de fina, para o mestre Paulo Anastácio avaliar se os candidatos têm apetência para manusear as peças necessárias para as oficinas, e uma entrevista com assistentes sociais e psicólogas. É um curso aberto a menores de 26 anos, o acesso implica uma entrevista e uma prova de motricidade fina. Estão contempladas 630 horas de formação em contexto de trabalho em empresas como a Rolex, Patek Phillipe, Omega/Tissot, Longines ou Seiko, ourivesarias ou o Instituto Hidrográfico, explica o mestre Paulo. Em muitas das lojas da Avenida da Liberdade, como a Boutique dos Relógios, estão jovens formados na CPL no apoio técnico, igualmente no El Corte Inglés. “O que a indústria pede são relojoeiros para assistência técnica e assistência à venda”, sublinha.



Instituto Português de Relojoaria

Oferecemos uma formação inicial em relojoaria, um bom início para quem quer seguir uma carreira e um óptimo passatempo para os entusiastas. As aulas teóricas ficam a cargo do Mestre Américo Henriques e as práticas a cargo dos Mestres Paulo Anastácio e Pedro Coelho. Esta formação tem a duração de 12 meses e não são necessários conhecimentos prévios, basta vontade e dedicação. Na primeira aula, todos os alunos recebem uma mala com todas as ferramentas necessárias para fazer o curso, e um relógio mecânico de corda manual. As primeiras aulas são dedicadas à construção de ferramentas, mais tarde há uma abordagem aos relógios de uso pessoal de corda manual, dee seguida de pêndulo e no final abordam-se algumas complicações tal como relógios electrónicos. O curso abrange todas as áreas de base da relojoaria. Na teoria abordamos a história da relojoaria, o funcionamento geral dos relógios mecânicos, os mecanismos de escape e os oscilares, tal como todos o órgãos constituintes dos relógios mecânicos. Falamos também das principais complicações e de relógios electrónicos. No final do curso os alunos ficam com a sua mala de ferramentas, que inclui as ferramentas feitas por si próprios, bem como o relógio de oferta que entretanto foi desmontado, limpo, lubrificado e montado, por eles próprios. Este é um curso com uma longa lista de espera. As inscrições podem ser feitas na seguinte ligação: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/event-details/alfaiates-do-tempo-lisboa





Reino Unido


Seminários do British Horological Institute & Curso de Ensino à Distância

O Certificado em Manutenção e Reparação de Relógios/Relógios – Nível 4, e o Certificado em Reparação, Restauro e Conservação de Relógios/Relógios são cursos ministrados pelo British Horological Institute com o objetivo primordial de fornecer uma qualificação nacional, com normas nacionais acreditadas. Estes são programas únicos no Reino Unido que preparam os alunos para todos os níveis de emprego no aspecto de manutenção e reparação de relógios.

Seminários do Instituto Britânico de Horologia e Curso de Aprendizagem à Distância


West Dean College, Chichester, West Sussex, Conservação e Restauração de Relógios Antigos.

Uma renomada escola de conservação e restauração de relógios antigos, a West Dean College oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em oficinas com bancadas de trabalho dedicadas. Os programas West Dean's Clocks preparam o aluno para oportunidades interessantes numa variedade de institutos nacionais e internacionais de prestígio, incluindo museus, Royal Collections e/ou trabalhos de clientes particulares.


Universidade da Cidade de Birmingham

Curso de graduação projetado para educar os alunos em relojoaria.


Cursos de relógio de ponto de qualidade, West Sussex

Cursos de uma semana para iniciantes ou relojoeiros experientes realizados em uma casa senhorial. Limite de 10 alunos por turma com aproximadamente 4 cursos por ano.


A Escola Britânica de Relojoaria

O programa WOSTEP para alunos que querem dominar relógios mecânicos e eletrónicos suíços.


Centro de Horologia Epping Forest

O Epping Forest Horology Center oferece aulas noturnas de relojoaria, restauração e desenvolvimento de relógios.



Suécia


IHU Urmakarskolan

A IHU Urmakarskolan é uma das 13 escolas do mundo que tem parceria com a indústria relojoeira suíça por meio da organização WOSTEP.



Suíça


Centro de Competência de Relojoaria K&H (KHWCC)

Esta escola de relojoaria suíça independente ensina relojoaria clássica com um padrão muito alto para todos os estudantes internacionais.

Oferece 4000 horas de formação tal como cursos de curta duração e aulas sob medida para empresas e relojoeiros.


CFPT - École D'Horlogerie

Fornece treino de 3 ou 4 anos para estudantes em relojoaria


École Technique de la Vallée de Joux, Le Sentier

A Escola Técnica do Vallée de Joux é uma escola conhecida por sua competência no campo da microtecnologia relojoeira, joalheria e micromecânica.


Programa Técnico e Educacional dos Relojoeiros da Suíça (WOSTEP), Neuchatel

Financiada por membros das principais marcas de relógios suíças, a WOSTEP é uma instituição independente que oferece muitos cursos de relojoaria, cronógrafos e cronometria.





480 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page