Exímio Watches



João Batalha


A próxima sessão do World Time (inscrições abertas sujeitas a inscrição), de dia 30 de Abril, vai contar com a presença de João Batalha, da Exímio Watches, uma marca de relógios portuguesa. João Batalha dedicou-se à relojoaria desde cedo, e há uns anos decidiu trocar parte da sua vida profissional por uma dedicação à relojoaria. Neste momento é co-proprietário da Relojoaria Portuguesa, da marca Exímio, aluno do British Horological Institute e membro da British clock and watch makers.


A Exímio

Nas palavras de João Batalha a Exímio é “uma marca portuguesa nascida com a ambição de criar relógios de exceção. Pretendemos que todos os relógios que realizamos sejam peças de design intemporal e não apenas mais uma marca de relojoaria no mercado nacional e internacional. Desenhamos, desenvolvemos e construímos relógios que causem curiosidade e espanto utilizando calibres (movimentos) de qualidade comprovada.

Os componentes dos nossos relógios são cuidadosamente escolhidos de acordo com as suas características e para as funções que são desenvolvidos. Exímios no design, exímios no movimento, exímios na conceção, exímios na utilização. Por esta razão e por confiarmos nos nossos produtos, estes têm uma garantia de 3 anos, com extensão de mais 2 anos a partir da data da primeira intervenção de manutenção efetuada nas nossas oficinas técnicas.”


Fazer uma marca de relógios em Portugal, actualmente, implica algum espírito de aventura, João Batalha venceu os primeiros obstáculos e está a preparar a próxima colecção.


As colecções:


Até à data foram lançadas 2 colecções, uma em 2018 e outra em 2020.


Colecção de 2018


O Abissal enverga um movimento ETA 2824-2 numa caixa 44mm de diâmetro em aço cirúrgico 316L estanque 50 ATM(500metros) com um aro em cerâmica. Abissal porque é este o termo usado para criaturas que vivem abaixo da zona fótica do oceano, conhecida como zona abissal.





O Prestige também recebeu um movimento ETA 2824-2, porém, numa caixa de 39mm, em aço cirúrgico 316L, estanque a 10 ATM(100metros). O nome Prestige faz uma homenagem ao uso de um relógio de qualidade Suíça numa marca portuguesa. É indicado para ocasiões mais formais sem perder a possibilidade de uma utilização mais casual.




O Lady Diamond tem no seu interior um Sellita SW200-1, protegido por uma caixa de 34mm, em aço cirúrgico 316L, com um vidro frontal e traseiro de Safira. Ostenta a classe e a beleza de um relógio mecânico, com mecanismo visível e mostrador de diamantes e madrepérola.



Colecção de 2020


A colecção de 2020 trouxe dois novos modelos, o Doctor´s Watch e o FAREY MKIII.






O Doctor’s Watch tem um Seiko NH35A por dentro, uma caixa de 40mm, em aço cirúrgico 316L e uma escala de pulsómetro no mostrador. O pulsómetro funciona da seguinte forma: deixa-se o ponteiro dos segundos chegar às 12 horas e conta-se o número de batidas indicado como referência, 30 pulsações. O ponteiro dos segundos indicará o número de batidas por minuto.




O FAREY MKIII também funciona com base num fiável Seiko NH35A. A caixa é de 40mm, em aço cirúrgico 316L. No fundo pode ver-se uma gravação do avião que levou Gago Coutinho e Sacadura Cabral na travessia do Atlântico. Este avião era um FAREY MKIII.


Para saber mais informações sobre como adquirir os relógio Exímio entre em contacto com o IPR: contactos

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo