top of page

O Nascimento de Uma Marca: Followay

Atualizado: 21 de fev. de 2023




Fallaway é um passo de dança típico do Slow Fox, ou Foxtrot; área onde foi encontrada inspiração. Sendo, posteriormente, o nome adaptado para Followay. A associação entre um passo de dança e o estilo de um relógio é bastante rebuscada, mas diz-nos muito acerca da liberdade necessária a um verdadeiro espírito criativo. Trata-se do espírito criativo de João Dias, e a culpa pode ser atribuída à sua tia que lhe ofereceu um relógio aos 12 anos. O impacto foi tão forte que desde então entrou num caminho sem retorno com a relojoaria no horizonte.


Actualmente, com 21 anos e após entrar para a faculdade, João começou a ponderar o seu passo seguinte. A criação de uma marca de relógios pareceu-lhe um desfecho inevitável e até compatível com a própria faculdade. Este processo de descoberta e estudo no mundo dos relógios começou pouco antes do início da pandemia. O seu isolamento foi dos que permitiu um aumento de tempo disponível, e como consequência, uma maior dedicação. João desenvolveu modelos tridimensionais de relógios mecânicos e de movimentos, com recurso a programas como o Solidworks. Neste momento toda a investigação culminou na criação do F M0 Stadium, o seu projecto para um relógio com movimento próprio.


F M0 Stadium


FICHA TÉCNICA

  • Turbilhão de 1 minuto, com pontes de silício;

  • Coroa na parte superior do relógio;

  • Dupla mola espiral;

  • Escape de Âncora Suíça;

  • Corda manual;

  • Frequência: 21600 a/h;

  • Mostrador: Guilloché e padrão Rigato (um padrão, normalmente gravado no ouro, que pretende retratar a seda);

  • Reserva de marcha: 3 dias

Modelo 3D 1. Modelo F M0 Stadium
Modelo 3D 1. Modelo F M0 Stadium



UMA PROPOSTA TEÓRICA ACERCA DA MELHORIA DO TURBILHÃO



PONTES DE SILÍCIO
João refere que o objetivo deste modelo era claro: fazer o movimento mecânico mais preciso possível, com um turbilhão.

Para tal tomou como inspiração o trabalho vanguardista de autores como Ruxu Du, co-autor do livro “The Mechanics of Mechanical Watches and Clocks” (2013).


A opção por pontes de silício no turbilhão serve para eliminar os efeitos causados pelo facto do centro de massa do turbilhão se situar no seu eixo de rotação. A solução encontrada nestas pontes de silício tem como resultado um turbilhão muito mais leve que o normal, o que contribui para uma melhoria da precisão do relógio.



ESPIRAL DUPLA

Segundo João Dias, a espiral dupla cumpre a função de reduzir os efeitos causados pela alteração do centro de massa que ocorre quando a espiral contrai e expande. O aumento da precisão foi calculado em cerca de 10% com esta solução. Quem sabe se um dia este modelo será materializado?



TRANSIÇÃO PARA O MUNDO FÍSICO


Depois da criação do F M0 Stadium, era hora de passar para o mundo físico, levando à criação do F M1 Groundbreaking. Para tal, foi adquirida uma fresadora manual. Esta ferramenta permitiu criar o primeiro protótipo. A caixa do relógio apresentou inúmeros desafios e deverá incluir inúmeras inovações.

Foi mesmo necessário construir uma ferramenta de raíz: uma fresa de metade de circunferência, que se pode ver na imagem seguinte.




Após 7 tentativas de manufactura foi finalmente possível construir a caixa do relógio.

UMA CRISE EXISTENCIAL PARA ALINHAR O CAMINHO

Durante o processo de fabricação da caixa e restantes componentes, João passou por um período de reflexão no qual se questionou acerca do verdadeiro propósito dos relógios? Após esta pausa para reflexão, estabeleceu para si que o propósito dos relógios, que pode abranger o luxo e a arte, são os seguintes:

  • necessidade de status;

  • satisfação narcísica;

  • procura de afirmação;

  • investimento

Consciente da subjectividade das suas conclusões, estabeleceu para si, que estes são bons propósitos. Por outro lado, ficou mais alerta para algumas vantagens mais nobres do desenvolvimento da indústria relojoeira. Sempre que, em relojoaria, é criada uma nova técnica, um novo material, ou um novo design, existe naturalmente um contributo claro para a indústria relojoeira, mas também para outras indústrias nas quais essas criações são aplicadas.

Ao longo de um mês, foi fabricado e montado o protótipo F M1 Groundbreaking, que possui as seguintes caraterísticas:



FICHA TÉCNICA

  • Movimento automático, NH-35;

  • Funções: horas, minutos, segundos e data;

  • Reserva de marcha: 41 horas;

  • Frequência: 21600 a/h

  • Material da caixa: alumínio

  • Correia: pele

  • Dimensões: 47 x 40 x 12 mm

Está para breve a produção deste modelo numa série de 200 exemplares, sendo necessário corrigir as falhas que o protótipo apresenta, tal como a necessidade de fabricação de uma correia específica para o modelo. Terá também de ser fabricada uma coroa de raíz, pois a que é apresentada no protótipo funciona como uma “tampa”, e está sobreposta a uma coroa comum.


Mais informação e novidades sobre o modelo e sobre a Followay podem ser encontradas em:



530 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page