top of page

Laurent Ferrier Sport Auto 40


Sport Auto 40 @ Laurent Ferrier


A casa relojoeira Genebrina Laurent Ferrier apresentou uma nova edição da "Série Atelier", uma homenagem à história da marca que está ligada à paixão dos fundadores pelo automobilismo: o Sport Auto 40.


As 24 Horas de Le Mans são o maior evento de desporto motorizado cujo público pode testemunhar todos os riscos, pressões, esperanças, ambições e conquistas que lhe estão associadas. A 9 de junho de 1979, François Servanin e Laurent Ferrier, os dois fundadores da marca, participaram na 47ª edição da corrida no lendário Porsche 935 Turbo. Num feito excepcional para uma equipa de pilotos amadores, alcançaram o terceiro lugar na classificação geral, apesar de serem apenas um dos 60 carros na linha de partida. Este feito criou um vínculo entre ambos que mais tarde deu espaço a um desafio comum: fundar a própria casa relojoeira.


Um Mostrador Comemorativo


O Sport Auto 40 pretende ser um pedaço de história encapsulado numa peça relojoeira de excepção: uma oportunidade de reviver a atmosfera única da maior corrida automobilística do mundo. A nova edição do Sport Auto é inspirada no Porsche 935 Turbo N.º 40, com um mostrador nas cores deste lendário carro de corrida. O Porsche 935 foi introduzido em 1976 como a versão de competição do Porsche 911 Turbo. Anteriormente conduzido por Bob Wollek, que tinha competido na edição de 1978 com a mesma decoração Vaillant. O Porsche 935 N.º 40 de 1979 destinava-se apenas a permitir que os três pilotos concorrentes - Laurent Ferrier, François Servanin e François Trisconi - "se divertissem" ao alcançar a posição mais alta possível.



o Porsche 935 Turbo N.º 40 @ Laurent Ferrier


E assim o fizeram, superando as suas expectativas mais audaciosas. Além de alcançarem o terceiro lugar da geral, a equipa conquistou ainda o segundo lugar no grupo V e François Servanin foi nomeado o melhor piloto francês da competição. Esta peça, tal como o modelo da coleção, apresenta as curvas características do Sport Auto e o cristal de safira abobadado, que revela as cores vivas do Porsche N.º 40 da época.


O mostrador verde viridiano degradê, com um acabamento opalino e um verniz semi brilhante, apresenta-se decorado com uma transferência fúcsia que forma uma cruz ao centro e percorre a abertura da data chanfrada às 3 horas. A escala dos minutos é indicada por uma transferência verde na mesma tonalidade do centro do relógio. O Super-LumiNova laranja dos índices e ponteiros em ouro branco destinam-se a acrescentar um caráter extra a este novo exemplar. A recordar o autocolante do carro de corrida, um "40" em tons semelhantes está posicionado no mostrador opalino branco dos pequenos segundos às 6 horas.


Um Corpo Equilibrado


Sport Auto 40 @ Laurent Ferrier


O exterior do Sport Auto 40 evoca o design aerodinâmico dos carros de corrida ao misturar de forma inteligente curvas arredondadas com linhas arqueadas. A caixa de titânio grau 5 com um diâmetro de 41,5 mm é emparelhada com uma bracelete integrada de titânio grau 5. A Laurent Ferrier juntou uma parte central da caixa em forma de tonneau arredondada com uma luneta contrastante de aparência mais suave, inspirada na caixa Square. Cada uma das superfícies da caixa foi finalizada de forma diferente. A luneta tem um acabamento acetinado circular que contrasta com os lados polidos espelhados e a parte central da caixa acetinada verticalmente. A bracelete de três elos de metal também apresenta superfícies acetinadas verticalmente realçadas por lados angulares polidos espelhados. A icónica coroa em forma de bola está aparafusada e incorporada na parte central da caixa. As dimensões generosas da coroa significam que é agradável de manusear ao iniciar o movimento automático. Este componente proporciona resistência à água testada até 120 metros, tornando-o prático para um uso diário.


Um Calibre Resistente


Sport Auto 40 @ Laurent Ferrier


No interior do Sport Auto 40 encontra-se o calibre LF270.01, o segundo movimento automático com calendário da marca. Incorpora um escape de ancora suíço e um sistema de corda automática com micro-rotor descentralizado. Este movimento foi inteiramente projetado, decorado, montado e ajustado nas oficinas da Laurent Ferrier. Para melhorar significativamente a sua resistência a impactos e vibrações, foi equipado com um rolamento de esferas unidirecional. Tal como um balanço, o micro-rotor possui uma massa oscilante em platina 950 posicionada diretamente entre a platina principal e a ponte do rotor para proporcionar a estabilidade ideal e a potência máxima de corda. Quando completamente carregado, este calibre oferece uma reserva de energia superior a 72 horas.


A Importância Dos Detalhes


Sport Auto 40 @ Laurent Ferrier


De acordo com os padrões habituais da Laurent Ferrier, o movimento apresenta acabamentos que são já uma imagem de marca. O fundo em cristal de safira revela toda a beleza do calibre, onde as pontes horizontais acetinadas e tratadas com ruténio lhe conferem um dinamismo equilibrado. Cada calibre LF 270.01 requer mais de 139 operações manuais de acabamento. Os componentes são decorados à mão, tal como a ponte do rotor: os ângulos são suavizados e depois acabados com madeira de genciana e diamante, enquanto que a superfície é polida até apresentar um acabamento espelhado. O movimento também apresenta vários ângulos internos, múltiplas superfícies polidas a zinco e inúmeros acabamentos acetinados e circularmente trabalhados, todos realizados à mão nas oficinas da marca.



Com um preço de venda ao público de 51.000 CHF (excluindo impostos), esta nova "Série Atelier" está a ser lançada como uma edição de 40 peças numeradas, disponível exclusivamente no site www.laurentferrier.ch.

27 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page