top of page

MB&F - LM Perpetual EVO

As criações da MB&F transportaram os seus utilizadores para destinos que existem apenas nos mapas da imaginação: desde naves espaciais a medusas do fundo do mar, as Máquinas de Maximilian Büsser são os cartógrafos mecânicos do multiverso. A linha EVO marcou uma evolução significativa, com o lançamento das primeiras peças LM Perpetual EVO em 2020: os seus utilizadores tornaram-se, na verdade, os navegadores das suas próprias vidas, sem nunca deixarem o seu relógio para trás.



O LM Perpetual EVO foi inicialmente lançado em três edições limitadas em zircónio, seguido por uma edição em titânio com mostrador CVD verde. Em 2024, a MB&F introduz um novo mostrador azul gelo na mesma caixa de titânio altamente resistente, substituindo seu antecessor verde. Todas as edições vem com uma pulseira de borracha integrada e bem ajustada para uma experiência de uso mais suave. Um caixa de 44mm em zircónio ou titânio, metais modernos com propriedades materiais que superam o aço inoxidável. Um perfil de caixa que enfatiza a abertura e a clareza extrema. Um sistema de amortecimento de choques monobloco especialmente desenvolvido – "FlexRing" – que torna a máquina mais robusta já emergida da MB&F.



O movimento Perpétuo LM, projectado por Stephen McDonnell, um calendário perpétuo premiado que substitui construções tradicionais por um processador mecânico inovador. A coleção MB&F acolheu várias complicações e mecanismos prestigiosos em relojoaria. No entanto, em termos de combinar prestígio, tradição e inovação, a Legacy Machine Perpetual manteve-se no ápice do savoir-faire relojoeiro da MB&F desde a sua introdução em 2015. Embora o diâmetro de 44mm seja inalterado desde a sua introdução em 2015, o novo design da caixa EVO apresenta uma construção sem aro, com o vidro de safira abobadado fundido diretamente à caixa. O aumento da abertura deste design destaca o equilíbrio entre a legibilidade das indicações do calendário do LM Perpetual EVO e o jogo cinematográfico dos componentes do movimento — superado pela icónica roda de balanço flutuante da MB&F.



Esta nova apresentação expansiva do movimento Perpétuo LM não foi uma simples alteração de design. Novas geometrias para o vidro de safira tiveram que ser calculadas, alcançando os objetivos mecanicamente opostos de manter a resistência estrutural e diminuir a sua relação altura-diâmetro. Libertar o LM Perpetual EVO do aro também exigiu o uso de um sofisticado sistema de ligação térmica entre o vidro de safira e a caixa. Os botões circulares anteriores para ajustar o calendário perpétuo foram ampliados para atuadores oblongos com mola dupla, aumentando o conforto tátil e a facilidade de ajuste. O LM Perpetual EVO tem resistência à água de 80m, possibilitada pela sua coroa rosqueada.



Um novo elemento adicional do LM Perpetual EVO é o FlexRing: um amortecedor instalado entre a caixa e o movimento, proporcionando proteção contra choques nos eixos vertical e lateral. Trabalhado a partir de um único bloco de aço inoxidável, o amortecedor confere uma robustez excepcional ao calendário perpétuo, uma função associada ao classicismo e elegância, mas que é, sem dúvida, a mais pragmática e utilitária de todas as altas complicações.



Quando Stephen McDonnell se propôs a redesenhar o calendário perpétuo para a MB&F, ele propôs um sistema que repensava toda a base mecânica da complicação. O LM Perpetual utiliza um "processador mecânico" composto por uma série de discos sobrepostos. Esse processador revolucionário toma como padrão o número de dias no mês como 28 — pois, logicamente, todos os meses têm pelo menos 28 dias — e então adiciona os dias extras conforme necessário por cada mês individual. Isso garante que cada mês tenha exatamente o número correto de dias, e remove a possibilidade de a data saltar incorretamente. Um recurso de segurança embutido desconecta os botões de ajuste rápido durante a mudança de data, de modo que, mesmo que os botões sejam acionados acidentalmente enquanto a data está mudando, não há risco de danos ao movimento.



A computação do calendário em relógios perpétuos convencionais geralmente consiste em módulos que compreendem a complicação, que é montada em cima de um movimento existente. As indicações do calendário são sincronizadas por uma longa alavanca que atravessa o topo da complicação e passa pelo centro. À medida que a data muda, essa longa alavanca transmite informações aos componentes e a mecanismos apropriados, movendo-se para frente e para trás. Este sistema tradicional, embora belo na sua interação de alavancas e componentes, é também extremamente difícil de manejar, restringindo a construção do movimento de várias maneiras chave que tornariam algo como a Legacy Machine Perpetual uma impossibilidade mecânica.



Características Técnicas


Movimento


Tipo: Calendário Perpétuo  totalmente integrado desenvolvido para a MB&F por Stephen McDonnell

Reserva de marcha: 72 horas

Frequência: 18.000 alt/h - 2.5 hz

Número de componentes: 581

Número de rubis: 41


Caixa


Material: Zircónio ou Titânio

Dimensões: 44 x 17.5mm

Número de componentes: 70

Resistência à água: 8atm / 80m / 270 pés

Vidro: de safira no topo e no fundo do mostrador tratados com revestimento antirreflexo em ambas as faces


Bracelete


Material: borracha

Fivela: dobrável em titânio.


Mais informações no site da MB&F.

46 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page