top of page

NOVO OTOPSIE - Hydrium Seconde/Seconde/

"Olha para trás de ti! Lembra-te que és apenas um homem! Lembra-te que vais morrer!"

Esta era a frase sussurrada constantemente por um servo ao ouvido dos generais romanos, vitoriosos, chegados das suas batalhas. Chama-se a este lembrete um Memento mori. Na ausência de servos sussurrantes, é comum usarem-se caveiras e símbolos mórbidos para que a inevitabilidade da morte nos recorde o valor da vida. O Hydrium Seconde/Seconde/ é exactamente um Memento mori, de pulso, sem necessidade de servos ou caveiras. Este é possivelmente um dos relógios mais simbólicos e criativos dos últimos tempos.



A Isotope já deu provas claras da sua criatividade, sabemos que é uma marca para os apaixonados da vida. Pois bem, hoje foi lançado um novo modelo, e recomendamos que apertem bem os cintos porque o ISOTOPE - Hydrium Seconde/Seconde/ é uma explosão de criatividade e simbolismo!




AO 7º ANO APROVEITOU A VIDA


Este é o modelo comemorativo dos 7 anos da marca e da apresentação do seu novo logótipo. Estes dois eventos são assinalados neste modelo com uma colaboração com a Seconde/Seconde, que caiu que nem uma luva no Hydrium. Pelas palavras de Romaric André:

Em vez de se limitar a celebrar o novo logótipo, queria prestar homenagem à morte do antigo e criar algo verdadeiramente único. Um Memento Mori



MEMENTO MORI

morte certa = uma vida plena



Memento mori é a expressão latina que significa "Lembra-te que tens de morrer". Acredita-se que a frase tenha origem numa antiga tradição romana em que um servo era encarregado de ficar atrás de um general vitorioso enquanto este desfilava pela cidade. Enquanto o general se deleitava com a glória das multidões que o aplaudiam, o servo sussurrava ao ouvido do general:

"Respice post te! Hominem te esse memento! Memento mori!"

O que se traduz por:

"Olha para trás de ti! Lembra-te que és apenas um homem! Lembra-te que vais morrer!"

É um género que se inspira no carácter melancólico do livro bíblico do Eclesiastes. Coma, beba e alegre-se se for preciso, porque a morte está mesmo ao virar da esquina. As pinturas, desenhos e esculturas de Memento mori podem variar desde representações cruas de caveiras, comida em decomposição e objectos partidos até exemplos mais subtis cujo simbolismo é fácil de perder. Uma pintura básica de Memento mori seria um retrato com uma caveira, mas outros símbolos normalmente encontrados são ampulhetas ou relógios, velas apagadas, frutas ou flores mortas.


Pablo Picasso Goat’s Skull, Bottle and Candle (1952)
Pablo Picasso Goat’s Skull, Bottle and Candle (1952)

Há várias formas de incluir este processo de Memento mori na vida de cada um. Para alguns, é tão simples como incluir obras de arte e símbolos em casa. Estes podem ser símbolos da mortalidade que incentivam a reflexão sobre o significado e a fugacidade da vida. Para quem prefere um Memento mori mais portátil, pode simplesmente comprar um Isotope Hydrium Seconde/Seconde/ e ter assim um lembrete permanente do valor da vida.



AGOSTINHO DA SILVA E A VIDA


Agostinho da Silva, filósofo português, enquanto era vivo, garantia que até então só tinha visto outras pessoas morrer e nunca ele próprio, portanto nada lhe garantia que a morte fosse certa, por isso só lhe restava a vida e aproveitá-la ao máximo.


Neste excerto do programa «Conversas Vadias», com Herman José, fala sobre o humor dos portugueses e a paixão pela vida:





Seconde/Seconde/ E A VIDA


Romaric André, o mentor criativo da Seconde/Seconde/, iniciou o seu percurso na indústria relojoeira em 2019. A sua paixão por relógios vintage levou-o a experimentar e explorar novas abordagens, ganhando reconhecimento internacional ao longo do caminho.

Eu concentro-me nos mais pequenos detalhes, brinco sempre com o ADN de um produto sem o disromper.

O Hydrium Seconde/Seconde/ é uma representação excêntrica da

inevitabilidade da morte.




O NOVO LOGÓTIPO GANHA VIDA


Tal como o logótipo original da Isotope fez a sua estreia há sete anos, o

o crescimento e a evolução da empresa exigiram uma adaptação do logótipo que

que se alinhasse com a qualidade e a inovação dos seus projectos, incorporando

elementos da "Streamline Moderne" e da Lacrima.




ISOTOPE OTOPSIE Hydrium Seconde/Seconde/



Está edição é limitada a apenas 50 unidades, e apresenta-nos um mostrador preto mate com subtis apontamentos verdes. Duas setas curvas transformam o logótipo para que seja possível ler-se «OTOPSIE» (autópsia), um anagrama de «ISOTOPE».


O aro, que segue uma estética semelhante à dos carris dos comboios, os ponteiros "i", e o exclusivo ponteiro dos segundos "Failing Heartbeat", são revestidos com Superluminova®, a condizer com a lacrima verde da luneta de safira preta.






CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS



Caixa: Aço 316L, acabamentos com jacto de areia


Diâmetro da caixa: 40mm X 48mm (incluíndo asas)


Altura: 12,9 mm (14,9 mm com cristal de safira e cúpula dupla)


Fundo: transparente aparafusado


Luneta: unidirecional com 120 cliques


Vidro: de safira antirreflexo


Coroa: aparafusada às 3 horas


Mostrador: Preto mate, com anel preenchido com Super-LumiNova®


Ponteiros: Isotope "i" e ponteiro dos segundos "Failing Heartbeat" preenchidos com Super-LumiNova®.


Resistência à água: 300m / 30 atm / 1000 pés


Correia : 22 mm em couro preta macia


Movimento: Landeron - automático


Reserva de marcha: 40 horas, 25 rubis, 28800 alt/h


Precisão: -12/+12 s/dia


Acabamentos: Perlage e Côtes de Genève



Saiba mais em: Isotope



200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page