top of page

O fim do Cosmos segundo a Girard-Perregaux



Lançado pela primeira vez em 2019, o Cosmos era a prova de que as capacidades relojoeiras da Girard-Perregaux se mantinham ao nível daquilo que a marca nos tinha habituado durante a primeira década deste milénio. No entanto a expectativa de uma longevidade alargada do modelo acabou por sair gorada, anunciando agora a marca o fim do Cosmos, modelo que manteve no seu catálogo apenas por pouco mais de três curtos anos. E à laia de despedida a Girard-Perregaux decidiu criar três versões únicas deste modelo com mostradores em aventurina, obsidiana e ónix e, por último, ainda uma inesperada combinação de espectro lita e aventurina. Estes três modelos são, pois, o canto do cisne do Cosmos que deixa definitivamente de fazer parte da actual oferta da Girard-Perregaux.



Para quem não se recorda, o calibre do Cosmos contempla três complicações, incluindo um turbilhão posicionado na base do mostrador equipado com uma gaiola de titânio em forma de lira. O eixo é mantido em posição pela polémica Neo Bridge de Girard-Perregaux, uma interpretação contemporânea da famosa ponte em forma de flecha criada por Constant-Girard no século XIX.


Ref. 99292-21-3093-5CC com mostrador em Obsediana - peça única @ Girard-Perregaux

A complementar o turbilhão, duas complicações adicionais manifestam-se através de um globo terrestre e de um globo celeste. O globo terrestre, localizado às 3 horas, serve de indicador de dia/noite. Posicionado às 9 horas, o globo celeste materializa as constelações do Zodíaco.


Frente e verso da Ref. 99292-21-3093-5CC com mostrador em Obsediana - peça única @ Girard-Perregaux

Todos os três modelos apresentam mostradores de duas partes, formados por aventurina, obsidiana ou espectro lita. Os globos de cada um destes modelos são feitos de aventurina preta ou ónix, e cada conjunto foi submetido a uma micropintura dourada, meticulosamente executada à mão, num processo que pode demorar até 14 horas.


Ref. 99292-21-3092-5CC com mostrador em Espectrolita - peça única @ Girard-Perregaux


Negacionistas à parte, é do domínio público que o Sol gira em torno da Terra a cada 24 horas, o tempo que o nosso globo terrestre necessita para girar sobre si próprio 360°. O tempo sideral é igual ao período de rotação em relação a um objeto celeste, ou seja, 23 horas e 56 minutos. O ritmo diferente a que cada globo evoluiu é quase imperceptível ao olho humano. E ao contrário do que se passa na maioria dos locais que habitamos, a visualização das constelações no globo deste modelo não é dificultada pela praga de poluição luminosa que afecta cada vez mais a nossa relação com os astros.


Frente e verso daRef. 99292-21-3092-5CC com mostrador em Espectrolita - peça única @ Girard-Perregaux


Uma característica notável deste Cosmos é que os elementos do mostrador foram dispostos com uma consideração notável à simetria, resultando o layout do mostrador equilibrado e coeso, para o que contribui a ausência de uma coroa convencional. Em sua substituição, a Girard-Perregaux equipou o modelo com um triplo sistema de corda e acerto integrado no verso do relógio.

Ref. 99292-21-3084-5CC com mostrador em Aventurina negra - peça única @ Girard-Perregaux

O Cosmos está equipado com o Calibre GP093020, um movimento de corda manual de estilo moderno e com excelentes acabamentos. A Neo Bridge de titânio é tratada com PVD preto, e biselada à mão. Da mesma forma, a platina principal foi tratada com PVD preto e decorada com granulação circular. A gaiola do turbilhão em forma de lira foi construída em titânio, necessitando assim de menos energia para se movimentar. Esta característica acabou por contribuir para a boa reserva de marcha reclamada pelo calibre de pelo menos 57 horas.


O verso do Girard-Perregaux Cosmos e do Calibre GP093020 @ Girard-Perregaux

Em contraste com o cristal de safira plano do verso, a frente do relógio é dotada de um cristal de safira abobadado com tratamento antirreflexo, permitindo a observação detalhada das características tridimensionais do mostrador.

O céu e a Terra segundo o Cosmos da Girard-Perregaux @ Girard-Perregaux

As três peças únicas que marcam o fim da colecção Cosmos serão vendidas exclusivamente pela The Hour Glass de Singapura a partir de dezembro de 2022 por CHF 347.000 (antes de impostos).


A versão não limitada com caixa em titânio com a Ref. 99292-21-651-BA6F mantém-se ainda disponível no sitio da marca e apresenta um valor de CHF 325.000 (antes de impostos).


Para mais informações visite o sitio da Girard-Perregaux aqui.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page