Os relógios ultrafinos não são obras de arte, nem simples instrumentos de uso prático — situam-se num espaço intermédio: são demonstrações puras de virtuosismo técnico. Em determinado momento das suas carreiras, talvez por uma inquietação criativa, talvez para demonstrar ao mundo a extensão do seu domínio técnico, os mais notáveis mestres relojoeiros decidem criar peças únicas, cuja complexidade e perfeição atingem níveis jamais alcançados.
Na história da relojoaria, houve vários períodos em que relojoeiros se dedicaram seriamente a reduzir radicalmente a espessura dos movimentos dos relógios, e, por consequência, a dos próprios relógios. Trata-se de uma corrida para criar os relógios mais finos. O relógio de Konstatin Chaykin tem uns impressionantes 1,65mm de expessura. Este ano foram lançados 3 relógios ultrafinos, entre eles o turbilhão mais fino de sempre, o Piaget Altiplano Ultimate Concept Tourbillon.
Lista dos últimos 12 relógios ultrafinos
1.65mm: ThinKing Konstantin Chaykin (2024)
1.7mm: Bulgari Octo Finissimo Ultra 104081 COSC (2024)
1.75mm: Richard Mille RM UP-01 Ferrari (2022)
1.8mm: Bulgari Octo Finissimo Ultra 103611 (2022)
2mm: Piaget Altiplano Ultimate Concept Tourbillon (2024)
2mm: Piaget Altiplano Ultimate Concept G0A45502 (2018)
3,6mm: Jaeger-LeCoultre Master Ultra-Thin Squelette (2014)
3,64mm: Piaget Altiplano 38mm 900P (2014)
3,95mm: Bulgari Octo Finissimo Tourbillon Automatic (2018)
4,05mm: Jaeger-LeCoultre Master Ultra-Thin Jubilee (1990)
4.1mm: Vacheron Constantin Historiques Ultra-Fine 1955 (2010)
4.3mm: Piaget Altiplano Ultimate 910P (2017)
1,65 MM
Este é um daqueles casos raros em que um número basta como título. 1,65 mm — esta é a espessura do novo relógio mecânico ultrafino ThinKing, concebido e desenvolvido por Konstantin Chaykin. A história deste desenvolvimento remonta a cerca de vinte anos atrás, quando Chaykin teve nas mãos um antigo movimento ultrafino de um relógio de bolso Bagnolet, com escape de cilindro, assinado por Aug. Golay Leresche à Genève, datado do século XIX. Este movimento tinha aproximadamente um milímetro de espessura, sem contar a altura das rodas das horas e do centro. Embora Chaykin tenha recusado a oferta de compra, ele continua a admirar a excelência relojoeira dessa peça, especialmente considerando as limitações tecnológicas da época.
O INÍCIO DO PROJECTO
Se um exemplo tão notável de habilidade relojoeira foi criado há quase dois séculos atrás, por que razão um relojoeiro moderno, equipado com as vantagens da tecnologia actual, não poderia tentar algo semelhante? Este pensamento lógico não inspirou Chaykin imediatamente, que estava ocupado com outros projectos. Foi apenas em 2023, quando um cliente o desafiou a criar um relógio ultrafino, que o relojoeiro decidiu aceitar o desafio e começar a desenvolver o que viria a ser o ThinKing.
UMA PEÇA EXCLUSIVA NO FORMATO DE WRISTMON
Uma das primeiras decisões de Chaykin foi que o seu relógio ultrafino seria parte da sua icónica coleção Wristmons, conhecida pelos seus designs únicos e expressivos. O ThinKing segue o estilo de indicação do "Joker", com mostradores separados para as horas (esquerda) e minutos (direita), formando os "olhos" da personagem. A "boca" — que em modelos anteriores é frequentemente representada pelas fases da lua — foi substituída pelo logótipo da marca gravado na tampa superior do relógio.
O ThinKing possui dois vidros de safira com 0,35 mm de espessura, protegendo um mostrador duplo e mantendo a rigidez do relógio ultrafino, uma característica essencial em peças desse tipo.
A PRATICIDADE DO RELÓGIO ULTRAFINO
Chaykin também dedicou grande atenção a um problema recorrente em relógios ultrafinos: a praticidade. A solução encontrada foi uma caixa externa de transporte, equipada com mecanismos que permitem dar corda ao relógio e ajustar as horas. Quando o relógio está na caixa externa, também ocorre o carregamento automático. A caixa, baptizada de PalanKing, garante uma proteção extra para o ThinKing, mantendo-o funcional e visualmente deslumbrante.
Além disso, a caixa externa ajuda a resolver um dos maiores problemas dos relógios ultrafinos: a baixa rigidez das suas caixas. Chaykin utilizou aço inoxidável especial para garantir que o ThinKing seja resistente e durável, e o design da caixa contribui para aumentar a sua resistência.
INVENÇÕES INOVADORAS PARA O RELÓGIO ULTRAFINO
Para realizar o ThinKing, Chaykin desenvolveu várias soluções técnicas inovadoras, pelas quais solicitou três patentes. Entre elas, estão um tambor de corda ultrafino e um sistema de duplo balanço com embraiagem vertical. Estes elementos foram cruciais para reduzir a espessura do movimento do relógio, sem comprometer a sua funcionalidade.
Chaykin também inventou uma correia especial para o ThinKing, com suportes de titânio flexíveis e inserções elásticas, para absorver impactos e proteger o relógio.
DOIS PROTÓTIPOS PARA O RELÓGIO ULTRAFINO
Durante o processo de desenvolvimento, foram criados dois protótipos do ThinKing. O primeiro foi feito em latão, para permitir testes de todas as peças e garantir que o design ultrafino funcionasse como esperado. O segundo protótipo, feito em aço inoxidável especial, representa a versão quase final do relógio, que será apresentada oficialmente na Geneva Watch Days em 2024.
UM RELÓGIO ULTRALEVE
Além de ser ultrafino, o ThinKing também é incrivelmente leve. Com um peso de apenas 13,3 gramas (sem bracelete), este é um dos relógios mais leves do mundo.
O FUTURO DO THINKING
Apesar do sucesso do ThinKing, Konstantin Chaykin acredita que ainda há espaço para melhorar o design. Ele considera o relógio um protótipo de trabalho, mas não está pronto para produção em série. Contudo, a sua criação marca uma nova etapa na corrida pela criação dos relógios ultrafinos, consolidando Chaykin como um dos mestres modernos da relojoaria. O ThinKing, o "Rei dos Relógios Finos", já é um marco na história dos relógios ultrafinos.
Ficha Técnica
Caixa do relógio
Dimensões da caixa: espessura 1,65 mm, diâmetro 40 mm
Peso do relógio: 13,3 g (sem bracelete)
Material: aço inoxidável
Vidro: dois vidros de safira; diâmetro 10,4 mm, espessura 0,35 mm
Movimento
Calibre ultrafino K.23-0; fabricado pela manufatura Konstantin Chaykin; com corda manual ou com corda manual e automática ao usar uma caixa externa de transporte; o movimento está integrado na caixa do relógio
Número de rubis: 51
Número de peças do movimento: 204
Unidade de balanço: Duplo balanço com embraiagem vertical (patente pendente)
Escape: Escape de alavanca suíço
Frequência do balanço: 18.000 alternâncias por hora
Reserva de marcha: 32 horas; assegurada por um único tambor de corda com design ultrafino (patente pendente)
Funções: Indicação Joker com mostradores de horas e minutos
Bracelete
Bracelete: Bracelete especialmente desenvolvida, feita de couro de jacaré preto com inserções elásticas e suportes flexíveis de titânio (patente pendente)
Fivela
Fivela: Fivela clássica de pino em aço inoxidável, fabricada pela manufatura Konstantin Chaykin
Caixa externa de transporte
Material: Aço inoxidável
Dimensões da caixa: Diâmetro 45 mm, 5,4 mm de espessura com o relógio ThinKing no interior
Número de peças da caixa: 44
Movimento da caixa externa de transporte
Movimento: Calibre K.23-1, fabricado pela manufatura Konstantin Chaykin
Dimensões do movimento: 36,7x38,7 mm, espessura 2,6 mm
Número de rubis: 19
Número de peças do movimento: 136
Funções: Corda automática, corda manual e ajuste de horas do relógio ThinKing
Comments